Problemas de comportamento

Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 21 abril 2021
Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Não é nenhum segredo que os gatos são animais extremamente asseados, não só com eles mesmos, mas também no que se refere aos lugares em que passam o tempo, como suas camas, caixas de areia, comedores e outras áreas da casa. Tendo isso em conta, no PeritoAnimal sabemos que quando um gato decide urinar em lugares onde normalmente não fazem é porque algo está errado com ele. Por isso, esse comportamento não deve ser interpretado como um simples capricho do felino.

Se alguma vez você se perguntou como fazer o gato parar de urinar no lugar errado, então este é o artigo que você está buscando! Para saber o que fazer, primeiro é necessário conhecer as razões desta conduta e tratar o problema desde suas origens.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de latir

Índice

  1. Conselhos iniciais
  2. Os problemas de saúde
  3. O estresse
  4. A caixa de areia

Conselhos iniciais

Se o seu gato sempre utilizou sua caixa de areia corretamente e, de repente, começa a urinar por toda a casa, você deve entender que isso indica que algo não está bem, seja por questões de saúde ou por razões emocionais.

Se o gato pode sair ao exterior, é completamente natural que urine em lugares distintos em volta da casa, porque é dessa forma que ele marca seu território. Neste caso, não se trata de nenhum problema. Este é um comportamento normal.

Você deve prestar atenção quando observar que seu gato urina dentro de casa. Sabendo que o habitual é que ele o faça na caixa de areia, se você notar que de um dia para o outro ele começa a utilizar os cantos, os móveis, as camas e, basicamente, qualquer outro lugar que ele queira para fazer suas necessidades, algo está acontecendo e isso merece sua atenção.

Diante de um comportamento deste tipo, você deve ser paciente para detectar o que desata esta resposta no felino, já que as razões podem estar relacionadas com alguma doença ou com situações que estão provocando estresse no seu gato.

Diagnosticar as causas não costuma ser fácil, mas com um pouco de paciência e muito amor você encontrará a origem do problema. Evite repreender o gato ou dar broncas depois que ele tenha feito algum desastre, pois isso só aumentará seus níveis de ansiedade.

Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado - Conselhos iniciais

Os problemas de saúde

Algumas doenças podem provocar que seu gato urine fora do lugar, como a cistite, os cálculos renais e a diarreia. Por isso se você se pergunta: "como fazer o gato parar de urinar no lugar errado?", leve em consideração que o seu gato pode estar sentindo dor. A cistite e os cálculos renais provocam dor no momento da micção, por isso é normal que o gato não possa urinar por completo no momento em que deseja e termine fazendo em outros lugares por sentido de urgência.

Além do que, quem quer que tenha tido um gato com cistite sabe quão ansiosos eles podem ficar, deixando pequenas pocinhas de urina em todas as partes como se quisessem alertar aos seus companheiros humanos o mal-estar que estão sentindo.

O fato de o gato urinar fora do lugar também é comum quando o incômodo não é de origem urinário. Se seu felino está padecendo de alguma outra coisa, como dor em alguma parte do corpo, pode ser que decida urinar fora de sua caixa de areia. Por quê? Simplesmente é a sua maneira de drenar o incômodo que está sentindo. Por isso, diante deste comportamento, o primeiro que se deve fazer é ir ao veterinário, que realizará os exames necessários que permitirão descartar que se trata de um problema de saúde.

Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado - Os problemas de saúde

O estresse

Caso você não saiba, o estresse é uma das principais causas que fazem com que o gato modifique seu comportamento e urinar é uma das formas de expressá-lo.

O que pode ocasionar estresse no seu gato?

Não importa o quão mimado ele pareça e a quantidade de cuidados que você tenha com seu gato. Mesmo que você lhe dê uma vida que julgue bastante despreocupada para o seu animal, o certo é que as mudanças em casa lhe afetam profundamente, provocando-lhe ira, ansiedade, medo e tristeza, entre outras emoções.

Que situações provocam estas desordens emocionais?

As razões são muito variadas, como a chegada de um novo membro na família, seja um bebê ou outro pet. Isso pode fazer com que o gato sinta que está sendo deslocado do lugar que lhe corresponde. Uma mudança também pode afetá-lo, como mudar os móveis de casa de lugar ou, até mesmo, mudar a rotina habitual. Outro fator que pode causar estresse nos gatos é uma relação tensa com seus tutores por broncas anteriores.

O que fazer se o seu gato está estressado?

A pergunta é como fazer o gato parar de urinar no lugar errado e a resposta pode ser descobrir o que faz ele se sentir estressado. As mudanças de qualquer tipo devem ser introduzidas sutilmente, permitindo que o animal se adapte.

Quando se trata da chegada de um bebê, familiarizar o animal com lugares que corresponderão ao recém-nascido e deixar que ele se adeque pouco a pouco aos sons e o novos odores do bebê é crucial para uma convivência harmoniosa. O mesmo ocorre com a chegada de um novo pet. A introdução de um novo animal no lar não pode ser realizada de forma abrupta. Pelo contrário, deve ser feito paulatinamente, dando a cada um seu espaço próprio para dormir, fazer necessidades e comer. Desta forma, o gato não sentirá que seu espaço está sendo invadido.

Todas essas medidas, claro, requerem muita paciência e compreensão. Mesmo assim, é necessário proporcionar ao gato objetos e espaços para que possa fazer atividades típicas de sua espécie, como arranhadores, brinquedos para jogar e prateleiras ou árvores onde possa subir, pois suprimir suas condutas naturais só irá gerar mais estresse e não evitará que o gato urine no lugar errado.

Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado - O estresse

A caixa de areia

Se existe alguma coisa que incomoda aos gatos é que lhes obriguem a fazer coisas que eles não gostam. É por isso que se existe algo que incomoda o seu felino em sua caixa de areia, ele se negará a usá-la e irá urinar no lugar errado. E que coisas podem incomodar um gato na sua caixa de areia? Te respondemos:

  • Limpeza insuficiente: o gato é incapaz de fazer suas necessidades em um lugar que considere que está sujo, por isso você deverá recolher suas necessidades com mais frequência e manter a caixa limpa. As caixas com tampa não são recomendadas, pois podem acumular odores desagradáveis dentro delas.
  • Mais de um gato usar a mesma caixa: se você tem vários felinos em casa, o melhor é que cada um tenha seu próprio local para fazer as necessidades. Inclusive, é recomendado ter uma extra, porque nunca se sabe o que pode acontecer com seus gatos. Isto é, se você tem dois gatinhos, deve ter três caixas e, assim, sucessivamente.
  • Ele não gosta da areia: algumas areias para gatos vem perfumadas para ocultar o odor das necessidades ao olfato humano. Entretanto, é provável que este aroma incomode o seu felino e, por isso, ele decida usar outro lugar como banheiro. Ainda assim, pode ser que seja a textura da areia que o desagrade e leve o seu gato a urinar em todas as partes menos em sua caixa.
  • Ele não gosta da caixa: uma caixa muito alta ou pequena incomodará o seu gato na hora de usá-la.
  • Ele não gosta de onde está: os gatos não suportam fazer suas necessidades perto de onde dormem ou comem, por isso, se a caixa de areia está muito próxima desses lugares, pode ser que ele prefira afastar-se um pouco. Além do mais, se você a coloca em um lugar muito concorrido da casa, onde passam as pessoas ou onde hajam sons de eletrodomésticos, isso pode perturbá-lo e ele buscará um lugar mais tranquilo para fazer suas necessidades.
  • O acesso é ruim: Se você coloca a caixa em um lugar que seu gato não pode acessar de maneira rápida e fácil, é possível que a urgência (ou a preguiça) façam com que ele prefira um local mais próximo.

Tratando de observar esses pontos você saberá como fazer o gato parar de urinar no lugar errado e descobrirá a melhor solução para o problema. Lembre-se de ter paciência e de consultar o veterinário tendo em vista qualquer eventualidade.

Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado - A caixa de areia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer o gato parar de urinar no lugar errado