9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

9 sintomas de trabalho de parto em cadelas

Presenciar o nascimento de uma ninhada de filhotes é um momento muito emocionante, tanto para a mãe como para os companheiros humanos. Tal como acontece com as pessoas, é normal que antes de dar à luz apareçam alguns sintomas de trabalho de parto em cadelas que farão com que você fique mais atento à sua cadela e possa acompanhá-la nos momentos que mais precisa. É por isso que no PeritoAnimal, preparamos este guia para identificar facilmente se a sua cadela está quase a trazer a ninhada de filhotes ao mundo e como você pode ajudá-la.

1. Tempo de gestação da cadela

Saber qual foi o momento do cruzamento é necessário para determinar ha quantos dias a sua cadela está grávida e qual o momento aproximado do parto. Em média, o período de gestação das cadelas dura entre 59 e 65 dias, aumentando as chances a partir do dia 62. Isto vai depender da raça de cachorro em questão e da idade.

2. Temperatura da cadela antes do parto

Quais são os sinais de que a cadela vai parir? Uma das maneiras de perceber que o momento está chegando é medindo a temperatura corporal dela. Cerca de 12 horas antes do parto, a temperatura corporal da cadela desce alguns graus, sendo que normalmente se encontra a 38ºC. Você pode medir a temperatura da sua cadela com um termômetro retal, que pode ser utilizado quando a cadela entrar na última semana de gestação.

Consulte o médico veterinário sobre a forma de medir a temperatura mas, se perceber que incomoda a cadela, é melhor desistir para que ela permaneça tranquila nessa fase delicada. Se a temperatura aumentar para mais de 38 graus e a cachorra apresentar outros sintomas como febre ou mal-estar, entre em contato com o veterinário o quanto antes.

3. Comportamento da cadela antes do parto

Um dos sinais que a cadela vai parir é a agitação. Isto fará com que ela tente se afastar de pessoas desconhecidas, especialmente pessoas que não têm muita confiança com ela, além de evitar o contato com outros pets da casa. Esse momento é bastante delicado pois o nervosismo impede-a de se sentir bem consigo mesma e você vai notá-la agitada, independentemente se está parada, sentada ou deitada.

4. Cadela grávida precisa da companhia do tutor

Apesar deste nervosismo, a cadela procura a companhia do tutor porque é a pessoa em quem mais confia e com quem se sente mais segura. Devido a isto, poucos dias antes do parto vai querer estar bastante tempo com você, pedindo atenção e carinho.

Isto não significa que você deva intervir quando ela der à luz, a menos que seja necessário. Acompanhe-a durante o parto para que se sinta segura, mas apenas deve intervir se ocorrerem problemas no parto.

5. Cadela grávida precisa escolher o ninho

A escolha de um ninho, um lugar para dar à luz e criar os filhotes, é extremamente importante para a futura mãe. Por isso, ela vai começar a procurar um lugar acolhedor e um pouco escondido onde se sinta protegida e é possível que ela comece a passar mais tempo nesse lugar escolhido que em sua própria cama.

Geralmente, o melhor é respeitar a decisão da cadela sobre o lugar que ela escolheu fazer de ninho, sempre e quando isto não implicar um risco para ela e para os filhotes. Para saber como ajudar no parto da cadela, um dos primeiros passos é colocar no espaço que ela escolheu uma cama confortável e cobertores para todos ficarem quentes e confortáveis.

O parto ocorrerá neste ninho, seja ficando de lado ou agachada, o que parecer mais cômodo para os filhotes nascerem.

6. Falta de apetite em cadelas prenhas

Além de tudo isso, como saber se a cachorra vai parir? Notando se ela tem falta de apetite. Muitas cadelas perdem o apetite entre as 12 e 24 horas antes de dar à luz, pelo que este é um sinal fácil de detectar. No entanto, nem sempre ocorre e, em outras ocasiões as cadelas podem inclusive alimentar-se enquanto dão à luz, quer dizer, entre um filhote e outro.

7. Higiene antes do parto de uma cadela

Horas antes do parto, a cadela começará a lamber constantemente os seus genitais, tanto para limpar a zona como para aliviar a dor que sente. Da mesma forma, isso vai ajudar na expulsão dos filhotes.

8. Sinais de que a cadela vai parir: mucosas

Um dos sintomas que a cadela vai parir é que, tal como acontece com os seres humanos, expulsa o tampão mucoso horas antes do parto, o qual cumpre a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Este é de cor amarela ou branca, e pode vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. A partir deste momento, o tempo que demora para o parto de uma cadela é de, no máximo, 12 horas.

9. Sinais de que a cadela vai parir: contrações

As contrações são os últimos sintomas que a cadela vai parir e indicam que o momento do parto é iminente. Podem se ver movimentos rítmicos e repetitivos do ventre, que poderão ser vistos sobretudo se estiver de lado. É normal que, durante esta fase, sua cadela tenha um pouco de dor.

Quanto tempo uma cadela demora para parir todos os filhotes?

O parto de uma cadela dura em torno de 6 a 8 horas, dependendo da quantidade de filhotes, da raça e da idade da cadela. O tempo de nascimento entre filhotes costuma estar entre 15 minutos e 2 horas, podendo ser prolongado por 3, 4 horas.

Como saber se ainda tem filhotes para nascer?

Para ter certeza que a cadela pariu todos os filhotes, você pode levá-la ao veterinário para fazer uma ultrassonografia antes do parto para saber o número de filhotes que ela está gestando. Dessa forma você só precisará contar os filhotes para ter certeza de que o parto acabou. Se você perceber que a sua cadela continua empurrando durante 30 minutos a 60 minutos e não nasce nenhum filhote, é imprescindível buscar ajuda de um profissional.

Para saber mais informações sobre quanto tempo uma cadela demora para parir todos os filhotes, leia esse artigo do PeritoAnimal.

Visitar um médico veterinário

No PeritoAnimal recomendamos que os animais sejam vistos por um médico veterinário de confiança entre 6 a 12 meses para checar o bem estar e saúde do animal. Dessa forma, os animais são acompanhados periodicamente e podem ser tratados rapidamente caso tenham alguma alteração.

No entanto, quando se trata de um cadela grávida, tal como acontece com os humanos, é importante que um médico veterinário acompanhe todo o processo para garantir o bem-estar da cadela e dos filhotes. Ele também pode te orientar acerca dos cuidados com a cachorra grávida, com o parto e em seguida, com os filhotes recém nascidos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 9 sintomas de trabalho de parto em cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.