Curiosidades do mundo animal

Como os gatos pedem desculpas?

 
Miren Azurmendi
Por Miren Azurmendi. 14 novembro 2023
Como os gatos pedem desculpas?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já se perguntou como os gatos pedem desculpas? É provável que, mais de uma vez, você tenha testemunhado esse tipo de comportamento sem perceber. Embora não possam discernir o certo do errado, seu gato conhece seu humor ou se algo que ele fez o deixou chateado. Neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre os recursos felinos para tentar se reconciliar com seu humano favorito.

Como mencionamos, através da modulação de sua voz, de sua linguagem corporal, de um eventual aumento na temperatura corporal, das variações em seu odor corporal ou de suas expressões faciais, seu gato dispõe de informações valiosas e muito precisas sobre suas mudanças de humor. Se ele detectar que você está aborrecido e o vínculo entre vocês for sólido, ele tentará se desculpar. Não por acaso, eles têm várias maneiras de fazer isso. Você gostaria de conhecê-las? Continue lendo este artigo!

Também lhe pode interessar: Os 10 gatos mais raros do mundo

Índice

  1. Se aproximam com cautela
  2. Buscam contato físico
  3. Evitam contato visual com você
  4. Trazem presentes
  5. Esfrega-se em você
  6. Fecha os olhos e ronrona
  7. Mia suavemente com a cauda levantada

Se aproximam com cautela

Se você se pergunta como saber se seu gato está se desculpando, uma de suas condutas mais sinceras e cativantes para buscar essa reaproximação é adotar uma postura de total submissão. Como? Bem, aproximando-se de você muito lentamente, de forma furtiva, com a cabeça baixa, orelhas dobradas para trás e a cauda entre as patas. Caso essa situação seja familiar, agora você sabe seu significado. O desejo de reconciliação do seu felino é 100% genuíno.

Buscam contato físico

Outra forma pela qual os gatos pedem desculpas é buscando ativamente o contato física. Nesse caso, ele se deitará ou se sentará ao seu lado, "dando permissão" para que você faça carinho. Também brincará ao seu lado e mostrará a barriga, ou mesmo fará movimentos suaves com as patas dianteiras, como sobre suas pernas ou abdômen, sem chegar a amassar. De forma sutil e até tímida, ele está expressando seu desejo de compensar por seu mau comportamento.

Como os gatos pedem desculpas? - Buscam contato físico

Evitam contato visual com você

Dentro do código de comunicação felino, olhares fixos e prolongados são um convite para a luta, considerados desafiadores, e é assim que os interpretam quando vivem em comunidade. Portanto, neste caso, seu gato evitará desafiá-lo. Pelo contrário, ele sabe que o que fez não lhe agradou e, devido ao afeto que tem por você, ele desviará o olhar, mas estará sempre por perto. Internamente, ele está ansioso para receber carinho.

Realmente, nem sempre entendemos o comportamento dos felinos, não? Confira nosso artigo sobre "10 coisas estranhas que os gatos fazem".

Como os gatos pedem desculpas? - Evitam contato visual com você

Trazem presentes

Outra forma que os gatos têm de pedir desculpas, que nem sempre é agradável para os humanos, está relacionada ao ato de presentear (muitas vezes, com animais mortos). Entre os próprios gatos, isso é indicativo de carinho, cuidado mútuo e familiaridade. Agora, quando ele deseja fazer as pazes com você, nada melhor do que trazer como presente um pequeno pássaro ou roedor, caçados especialmente para você. Se ele não tiver acesso ao exterior, é mais provável que o presente seja um brinquedo.

Gostaria de saber outros motivos para esse comportamento? Neste artigo, explicamos tudo sobre por que gatos trazem animais mortos.

Esfrega-se em você

Conforme aquilo que mencionamos anteriormente, o perdão pode vir através do contato físico, por meio do toque, etc. Assim, se você estiver de pé ou se levantar, seu gato não perderá a oportunidade de vir ao seu encontro para esfregar as costas nas suas pernas. Ao impregnar você com seus feromônios, o vínculo entre tutor e gato é reforçado, ao mesmo tempo que sua falta de resistência a esse contato físico confirmará que você o está aceitando novamente como companheiro.

Curioso? Não deixe de ler o artigo "7 coisas que seu gato sabe sobre você".

Como os gatos pedem desculpas? - Esfrega-se em você

Fecha os olhos e ronrona

Se você nos acompanha, já sabe que repreender e gritar com os gatos quando eles fazem algo errado é contraproducente. Não apenas eles não serão capazes de entender por que você está bravo, mas também a confiança deles em relação a você será prejudicada. Portanto, no PeritoAnimal, sempre aconselhamos que você reforce os comportamentos positivos e tente redirecionar os negativos com recompensas. Quando ele perceber que você está chateado, não se surpreenda caso ele lhe dê beijos felinos, deixe os olhos semiabertos e ronrone como uma forma de submissão e, ao mesmo tempo, de buscar seu afeto.

Mia suavemente com a cauda levantada

Outro recurso para saber se seu gato está pedindo desculpas é através do miado. Nesse caso, ele estabelecerá um primeiro contato visual tímido, se aproximará muito lentamente e, se perceber aprovação em seu tom de voz e, sobretudo em sua expressão facial, miará suavemente enquanto mantém a cauda erguida, mas relaxada. Essa conduta é muito comum entre raças asiáticas, como o gato siamês, que são conhecidas por serem muito vocais.

Agora que você sabe como os gatos pedem desculpas, ou melhor, como tentam fazer com que você deixe de ficar aborrecido com eles, se desejar saber mais sobre o comportamento felino, não deixe de ler nossoa artigo sobre "13 coisas que os gatos não gostam".

Como os gatos pedem desculpas? - Mia suavemente com a cauda levantada

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como os gatos pedem desculpas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Álvarez Bueno, A. (2021). Etología felina: Guía básica del comportamiento del gato. Editorial Amazing Books.
  • Gray, J. (2021). Filosofía felina: Los gatos y el sentido de la vida. Editorial Sexto Piso, SA de CV.
  • Hattori, Y.I Si tu gato hablara...: Cómo mantener una relación sana y duradera con tu amigo felino. Editorial RBA Libros.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como os gatos pedem desculpas?