Curiosidades do mundo animal

Quais os cheiros que os ratos não gostam?

 
Quais os cheiros que os ratos não gostam?

Os ratos possuem um sentido de olfato diferente dos humanos, sendo capazes de perceber odores que as pessoas não conseguem e, inclusive, podem ser afetados negativamente por aromas que não são incômodos em ambientes domésticos. Devido a isso, certos produtos podem afastá-los ou prejudicá-los.

Mas quais os cheiros que os ratos não gostam? Esses animais podem ser repelidos por algo que contenha substâncias químicas perigosas ou por cheiros que sugerem a presença de possíveis predadores. Se você quiser saber tudo sobre o olfato dos ratos, não perca este artigo do PeritoAnimal, no qual listaremos esses cheiros incômodos para os roedores que podem ajudar a afastá-los de casa.

Também lhe pode interessar: 13 coisas que os gatos não gostam

Índice

  1. O olfato dos ratos
  2. Para que os ratos utilizam o olfato?
  3. Quais os cheiros que os ratos não gostam - Lista com 6
  4. Urina de outros animais, um repelente natural para ratos
  5. Molho de pimenta
  6. Menta e hortelã
  7. Amônia e cloro, odores detestáveis para ratos
  8. Perfumes
  9. Naftalina
  10. Você conhece algum outro cheiro que os ratos não gostam?
Ver mais >>

O olfato dos ratos

Os ratos abrangem várias espécies da família Muridae, roedores que habitaram a terra desde o Mioceno, onde o mais comum deles foi e continua sendo o camundongo (Mus musculus). Eles percebem os odores através do nariz, onde se encontra o epitélio olfativo, uma membrana encarregada de enviar informações para as células olfativas, protegidas por uma camada de muco. Quando as partículas de ar que contêm o odor reagem nesse bulbo olfativo, enviam as informações coletadas para o cérebro.

Diversas pesquisas realizadas, como a do Instituto de Neurociência de Castilla y León da Universidade de Salamanca, da Espanha, demonstraram que o bulbo olfativo dos ratos recebe e envia informações de tal forma que, se houver algum obstáculo no nariz, o cérebro emite a ordem de relaxar essa membrana para que possam detectar traços mínimos de odor.

Da mesma forma, outro estudo publicado na revista The Anatomical Record demonstrou que os ratos usam o olfato e os odores que percebem para organizar seu desenvolvimento social. Devido a isso, quando um deles é incapaz de cheirar, fica isolado de seus congêneres e desenvolve depressão.

Devido a essa sensibilidade, existem cheiros que os ratos não gostam. Se você está buscando um repelente caseiro para ratos ou, pelo contrário, quer proporcionar um ambiente agradável para os roedores que vivem em sua casa, precisa conhecer as substâncias que os incomodam.

Você pode se interessar pelo seguinte post sobre "Como espantar ratos?" embora com os odores que os ratos odeiam que vamos apresentar a seguir, você também poderá encontrar uma solução.

Quais os cheiros que os ratos não gostam? - O olfato dos ratos

Para que os ratos utilizam o olfato?

Considerando que o olfato é um dos sentidos mais importantes dos ratos, surge a pergunta de para que eles o utilizam. Estas são algumas das funções do olfato para os ratos:

  • Permite detectar se há proximidade de alimentos;
  • Fornece uma ideia sobre o número de fêmeas e machos da espécie que existem;
  • Permite reconhecer se os outros ratos são adultos ou filhotes;
  • Fornece informações sobre os indivíduos que estão na época de reprodução;
  • Permite detectar a presença de predadores;
  • Fornece informações sobre os elementos próximos ao rato em um determinado ecossistema;
  • Previne a ingestão de substâncias tóxicas.

Agora que você sabe como funciona o olfato dos ratos e para que serve, vamos ver quais os cheiros que os ratos não gostam.

Quais os cheiros que os ratos não gostam - Lista com 6

Agora que você sabe como é o olfato dos ratos e as funções que ele desempenha nessa espécie animal, é hora de conhecer quais cheiros os ratos não gostam e costumam estar presentes em nossa casa e podem ser realmente irritantes para eles.

Se você quer saber como eliminar ratos em casa usando produtos não prejudiciais a eles, ou se convive com um ou mais ratos e quer oferecer um ambiente o mais relaxante possível, a seguir apresentamos uma lista de odores que repelem ratos.

1. Urina de outros animais, um repelente natural para ratos

A urina de animais de outras espécies está entre os principais cheiros que os ratos não suportam. Por quê? Devido ao seu pequeno tamanho, o rato é uma presa fácil para vários animais, como cães, lobos, gatos, raposas, doninhas e cobras, entre outros. Por esse motivo, eles devem evitar ficar perto de territórios habitados por esses predadores.

Uma forma de se manter afastado é detectar, através do seu olfato, a possível presença de predadores por meio dos rastros de odor deixados pela urina. Como resultado dessas marcas olfativas, os roedores adotam diferentes atitudes, desde evitar o terreno até atravessá-lo sorrateiramente ou permanecer imóvel se o predador estiver mais próximo. Dessa forma, a urina de outros animais funciona como um dos odores que repelente aos ratos.

Isso pode ser contraproducente em áreas onde os ratos são importantes para espalhar sementes ou devorar plantas selvagens. Da mesma forma, se você convive com ratos e outros animais, como cães ou gatos, além de socializá-los adequadamente, recomendamos limpar bem as áreas onde urinam. Para isso, aconselhamos o uso de produtos enzimáticos e evitar o uso de água sanitária.

Quais os cheiros que os ratos não gostam? - 1. Urina de outros animais, um repelente natural para ratos

2. Molho de pimenta

O molho de pimenta, e em geral, a malagueta ou pimenta ardida, está entre os cheiros que os ratos não gostam. Isso se deve ao fato de que a pimenta contém capsaicinoides, compostos naturais responsáveis pelo efeito picante que distingue esses alimentos.

Em mamíferos, incluindo o rato, esses compostos de pimenta levam a uma reação irritante nas glândulas olfativas, além de ardência nas papilas gustativas se ingeridos. Por essas razões, a comida picante é insuportável para os ratos. Da mesma forma, esse aroma também faz parte da lista de cheiros que cães não toleram, assim como outros animais.

3. Menta e hortelã

Menta e hortelã são plantas aromáticas populares por seu uso gastronômico ou decorativo em casa e também são repelentes de camundongos. Ambas as plantas contêm mentol, um composto orgânico responsável pelo aroma fresco que emitem e que é altamente valorizado em produtos cosméticos e medicinais, e que atua como repelente de ratos. Nesse sentido, o mentol é irritante para o nariz dos ratos, então eles se afastam assim que o detectam.

Quais os cheiros que os ratos não gostam? - 3. Menta e hortelã

4. Amônia e cloro, odores detestáveis para ratos

O cloro mata ratos ou não? É um mito? A amônia é um composto químico formado por nitrogênio e um dos cheiros que os ratos não gostam. Possui um odor forte e penetrante, razão pela qual é utilizado na fabricação de produtos de limpeza. O cloro comercial, por sua vez, é um composto químico derivado dessa substância natural e é caracterizado por suas propriedades antissépticas e desinfetantes que causam irritação e inflamação das vias respiratórias.

Esses dois compostos são muito comuns nos lares, pois a maioria dos produtos de limpeza os contém e, em parte, contribuem para o odor penetrante que os caracteriza. Devido aos seus efeitos irritantes e ao perigo de morte que representa sua ingestão, os ratos fogem deles. Portanto, sim, os ratos morrem com o cloro se ingerirem grandes quantidades.

Por esse motivo, se você tem ratos como animais de estimação e os deixa desfrutar de horas de liberdade em casa, é fundamental manter esses produtos longe de seu alcance, pois pode agir como veneno para ratos.

5. Perfumes

Perfumes são fabricados com diferentes componentes, entre os quais se destacam destilados de óleos essenciais provenientes de plantas e álcool como solvente, além de enxofre e outros compostos inorgânicos.

Devido a essas razões, os perfumes se caracterizam por apresentar diferentes aromas que são agradáveis ​​para os seres humanos, mas insuportáveis ​​para a maioria dos animais, incluindo os ratos. Nestes pequenos roedores, a irritação das fossas nasais é uma reação comum, por isso preferem se afastar desses odores.

6. Naftalina

A naftalina é um outro dos cheiros que os ratos não gostam. Trata-se de um hidrocarboneto aromático que tem um odor forte, por isso é comum o seu uso como repelente de traças. No entanto, para os ratos, esse cheiro é insuportável, além de ser tóxico e letal se ingerido. Seus efeitos incluem irritação das fossas nasais e inflamação dos pulmões.

Da mesma forma, a naftalina pode ser tóxica para cães, gatos e crianças, portanto, recomendamos moderação e vigilância rigorosa ao usá-la em casa.

Quais os cheiros que os ratos não gostam? - 6. Naftalina

Você conhece algum outro cheiro que os ratos não gostam?

Se você convive com ratos e notou que existem mais odores que eles detestam, não hesite em deixar seu comentário para ajudar a melhorar a convivência com esses pequenos animais.

Por outro lado, destacamos o uso moderado e responsável de qualquer um dos produtos mencionados ao longo do artigo. Se você não convive com ratos e está interessado em mantê-los afastados de sua casa, opte por soluções naturais que não causem danos a esses animais. Usar produtos com o objetivo de matá-los é uma prática cruel e desnecessária.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais os cheiros que os ratos não gostam?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Díaz, D.; Gómez, C.; Muñoz-Castañeda, R.; Baltanás, F.; Alonso, J. R.; Weruaga, E. The olfactory system as a puzzle: playing with its pieces. The Anatomical Record, 2013. DOI: 10.1002/ar.22748.
Bibliografia
  • Deterring mice: what smells do mice hate? Terminix. Consulta: https://www.terminix.com/blog/home-garden/smells-mice-hate/>. Acesso em 22 de março de 2023.
  • Rowe, F. R. (1972). El ratón doméstico. Boletín de la Oficina Sanitaria Panamericana, febrero. Consulta: http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/10908/v72n2p112.pdf?sequence=1>. Acesso em 22 de março de 2023.
  • Mendoza Viveros, Rocío Angélica. (2015, 25 de agosto). El aroma del miedo. El efecto de la orina de los perros. Ciencia y Luz, en Diario Xalapa, 3E Cultura. Consulta: https://cdigital.uv.mx/bitstream/handle/123456789/48489/075-CYL-250815.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 22 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Quais os cheiros que os ratos não gostam?