Partilhar

Por que o meu gato me segue o tempo todo?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 31 outubro 2018
Por que o meu gato me segue o tempo todo?

Ver fichas de  Gatos

Se é um orgulhoso dono ou dona de um felino, certamente que já se perguntou por que o seu gato o segue o tempo todo. É habitual que aquelas pessoas que têm um bom vínculo com o seu gato o vejam correndo atrás delas por todo o lado, sem importar se vão para o quarto, à cozinha ou inclusivamente ao banheiro!

Em princípio este comportamento costuma parecer estranho, pelo fato de ainda se acreditar que os gatos são seres mais independentes que não gostam de estar com os humanos, mas neste artigo do PeritoAnimal poderá descobrir que é completamente falso. Continue lendo!

Você é o seu porto de abrigo

Quando são filhotes, os gatinhos seguem a sua mamãe para todo o lado, desta forma aprendem tudo com ela e ao mesmo tempo sentem-se mais seguros. Muitos donos, embora o gato seja adulto, mantêm uma relação paterno-filial com ele, tal como o faria a sua mãe: alimentando-o, limpando a sua caixinha, tratando dele, motivando-o para que brinque e dando-lhe carinho.

Precisamente por este motivo não é de estranhar o que seu gato o siga o tempo todo para todos os lados. Ao estar longe da sua mãe e filhos, o gato precisa de uma base segura na qual se possa apoiar e essa base é você. Sabe que com você estará protegido e todas as suas necessidades estão garantidas. Isto, como é óbvio, será retribuído com o seu amor e companhia incondicional.

Por que o meu gato me segue o tempo todo? - Você é o seu porto de abrigo

Gosta de ver você

É muito comum que os "gatos de interior" se entediem facilmente por não poderem realizar atividades de exploração e caça com as quais se entretêm a maiorias dos gatos. Assim sendo, quando o gato se sente muito entediado pode encontrar na tarefa de o seguir um fantástico estímulo.

Além disso, se passa muitas horas do dia fora de casa é muito provável que quando regresse o que o seu gato mais queira seja estar com você, mesmo que isso signifique seguir você por todo o lado. Se acredita que mostra vários sintomas de um gato entediado, não duvide e comece a passar mais tempo com ele.

Está patrulhando o seu território

Na natureza, parte das atividades cotidianas dos gatos é dar voltar pelos espaços que consideram o seu território, tanto para espalhar o seu odor como para afugentar possíveis intrusos. Se observar que se esfrega constantemente contra os móveis e inclusivamente contra você, sem dúvida que o seu gato está patrulhando e marcando o território.

Estando em uma casa fechada ou um apartamento, o felino não pode ter o mesmo comportamento que teria no seu estado selvagem, mas quando observa que você vaguei pela casa pode interpretar isso como se você também estivesse vigiando o território, e então decide acompanhar você nessa missão. Como se fosse pouco, os gatos são rotineiros, assim sendo se já tem esse hábito de seguir você o tempo todo é normal que o continue fazendo.

Por que o meu gato me segue o tempo todo? - Está patrulhando o seu território

Precisa da sua ajuda

Normalmente, os gatos preferem esconder-se quando sentem algum mal-estar ou dor, adotando um atitude silenciosa e hostil caso tente aproximar-se. No entanto, alguns felinos fazem completamente o contrário, recorrendo a você com miados insistentes se algo os magoa, visto que sentem que você o pode ajudar.

Da mesma forma, por vezes os gatos de rua perseguem as pessoas desconhecidas, especialmente se estas já têm gatos em casa. Talvez algo no seu odor lhes indique que estarão bem com você e que podem fazer parte do seu "grupo". Ou talvez queiram apenas um pouco de comida, água um simples carinho. Os gatos sem casa sofrem muito nas ruas, sem ninguém que cuide deles e ficam expostos ao frio, à fome e a pessoas sem escrúpulos que tentam fazer-lhes mal.

Está brincando com você

O tempo de brincadeira é muito importante para os gatos, sobretudo se implica perseguir e apanhar presas. Um gato em liberdade é capaz de caçar várias presas por dia, não necessariamente para se alimentar delas e sim por diversão e porque assim lhes indica o seu instinto de caçador.

Como é óbvio, esta situação muda quando tem um gato que não tem acesso ao exterior, mas o felino continua forçosamente a precisar de estimulação que inclui perseguições, visto que este instinto não se anula mesmo que todas as suas necessidades estejam bem cobertas.

Assim sendo, é normal que um gato que não tenha os estímulos para libertar essa energia tenda a tentar caçar aves que se aproximem da janela ou a perseguir você pela casa, e inclusivamente "emboscar" você em algum canto, esperando que passe para "atacar" as suas pernas, por exemplo. Desta forma não só obedece ao seu instinto, como também se diverte com você.

Se você é uma daquelas pessoas que prefere que o seu gato não o surpreenda nestas "emboscadas", recomendamos que adquira brinquedos com os quais possa brincar e passar tempo. E lembre-se, não duvide em consultar o nosso artigo sobre os melhores brinquedos para gatos.

Adoram estar com você!

Ao contrário do que se acredita, o gato realmente gosta de passar tempo com a sua família humana, visto que o enchem e amor, carinhos e mimos, quem consegue ficar indiferente a isso? Com o passar dos anos os gatos são cada vez mais sociáveis, por isso adoram esta com você em todo o lado, o que significa seguir você o tempo todo para verem o que você está fazendo.

Além disso, se segue você saberá em que momento você se deita ou se senta para fazer alguma coisa, e será a sua oportunidade para se deitar ao seu lado e tirar um cochilo junto com a sua pessoa favorita.

Por que o meu gato me segue o tempo todo? - Adoram estar com você!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato me segue o tempo todo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que o meu gato me segue o tempo todo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
39 comentários
A sua avaliação:
Geison
Minha gata me ama. Ela dorme na minha barriga e até ronca. Eu faço bastante carinho nela. Ela me lambe. Me dá pequenos arranhões.
A sua avaliação:
ruty
peguei meu gato transando com outro gato e sai pra da privacidade e quando sai do quarto ele veio correndo atras de mim
A sua avaliação:
Sibeli
Seus textos são tão bem escritos. São gostosos de ler pela riqueza de vocabulário e também pela informação que passam. Parabéns!
Bira andrade
Pq a minha gata não gosta quando uma pessoa encosta em mim
A sua avaliação:
Juliana
Olá tenho uma gata que esta dando sinais de ansiedade de separação.
Eu tenho vários animais, 8 cães e 7 gatos, sendo a maioria de resgate. Esta é a mais velha da turma, e uma cadela a sexta a aparecer começou a querer brincar com os gatos, mas na brincadeira estimula a matilha ao ataque, chegaram inclussive a matar um gatinho filhote do vizinho, se junto comigo e o gato estiver contido não correndo da cadela, ela lambe o gato, inclusive se o gato der uma patada nela ela repete o movimento na cadela, dando aquela abaixada tipica de brincadeira canina. Mas para evitar acidentes passei a manter cães e gatos separados na maior parte do tempo.
Como passo muito tempo no quarto deixo os gatos aqui comigo, só que ultimamente a Alice ( gata mais velha) mia muito se eu saio do quarto, até ontem achei curioso que eu estava tomando café da manhã na cozinha e ela aos berros no quarto enquanto na tv passava um programa onde dizia que ansiedade de separação é exclusividade dos cães. Antes de ter que prender os gatos, eu deixava que circulassem durante o dia e a Alice me seguia o tempo todo. E por não deixar que isto aconteça pelo risco do ataque dos cães agora surgiu este problema de ansiedade de separação.
A sua avaliação:
RosalinaFrancisca Rodrigues Gama
Eu tenho um gato amarelo
Gateira
Tenho uma gata d 18 anos q nao desgruda d min, é eu sair do quarto q ela vai atras, e quando ela quer volta pro quarto ela fica miando me chamando, mas nao fica sozinha no quarto d jeito nenhum, as vezes ate tiro sarro q ela ta vendo algum espírito
Tenho mais dois q moram com meu ex, e temos uma relação como se os gatos fossem nossos filhos (d certa forma sao mesmo né), entao ele vem em casa visitar a velhinha e eu vo na casa dele visitar os outros dois, e as vezes peço pra ele traze los em casa pra passar o dia comigo, e espero q se ele casar d novo q ela trate muito bem meus gatos, meu atual tem rinite e fica pééééssimo com os pelos kkk eu falo pra ele q não espere por casamento pq nao fico sem gato por nada, nao tenho filho nem vontade d ter, pra mim meus gatos sao minha vida, acho q em outra vida fui egipcia kkk
Antonia
Eu tenho uma pergunta,sabe meu gato de estimação me persegue o tempo todo ele quase não sai so fiqua em casa perseguindo todos inclusive eu e ele sempre persegue por um único motivo que se chama carinho sempre e assim todos os dias essa é minha pergunta!!!! Vocês poderia dizer pq ele faz isso
Silvia Garcia
Tenho quatro gatas,todas castradas.
Sendo que tem uma que não é muito bem aceita entre as demais.
Só que de uns tempos pra cá ela começou a ter problemas de saúde (cistite) seguidamente,levo no veterinário,faz tratamento e daí uns três a quatro meses tem cistite novamente.
Como posso resolver esse problema, à outra pergunta sempre que está com cistite ela faz xixi em cima da minha cama ou sofá ou em outro lugar que não faz quando está bem.
Será que podem me ajudar,desde já agradeço.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvia! O veterinário não aconselhou fazer nenhuma ração específica? Se ela está de novo com o problema, você deve voltar a consultar o veterinário.
Juliana
Oi eu tive um problema parecido com a Rubi (uma das minhas 7 gatas) ela não fazia xixi na minha cama, mas em varios lugares e descobri que o problema era a caixa de areia compartilhada. Ela segurava por não querer usar a mesma que as outras gatas e quando fazia era sempre em lugar errado.
Resolvi além de levar no vet para o tratamento da cistite, colocar uma caixa de areia em um lugar sem acesso aos outros gatos. Levava a Rubi no banheiro com a caixa exclusiva varias vezes ao dia. Quando tive que ir viajar precisei junta-la aos demais novamente porque quem iria cuidar deles não iria fazer isto, então passei a pegar a caixa dela que ficava trancada e colocar ela presa onde os demais tinham vamos dizer as caixas comunitarias, sempre com areia limpa.. nos primeiros dias inclusive colocava areia nova cada vez que ela iria utilizar a caixa, depois só limpava, até que voltou a compartilhar a caixa com os demais.
Muita gente indica uma caixa para cada gato e uma a mais, mas aqui eles dividem bem a mesma, ja tentei deixar caixas exclusivas mas não respeitavam... Acabei ficando com 3 caixas para as 7 gatas. E atualmente sem problemas com isto...
Tânia
Eu adoraria ter um gato que me seguisse pela casa e me chamasse sempre que precisasse (até de carinho). Infelizmente não tenho esse privilégio porque uma das pessoas que vive comigo é alergica, e como diz, gosta de bicho na TV. Vivo e convivo com minha frustração.
Gerlane
Uma pena! Porque é uma das formas de amor mais sinceras que já pude experimentar. Os cachorros e os gatos tem a mesma intensidade de amor, porém, agem de maneiras diferentes, pois, os dogs pulam e os felinos nos seguem e pedem nosso carinho, se aninham. Espero que consiga realizar esse sonho, não vai se arrepender nunca.
Juliana
Tânia se a pessoa não gosta de bicho é um problema.. mas se for só alergia faça um teste, peça para um amigo seu que tenha gato dar banho no gato e veja se mesmo com o gato limpo esta pessoa tem algum sintoma alérgico. Minha mãe é alergica ao ácaro do pelo de gato sujo... Tenho 7 gatos e a única coisa que tenho que fazer é dar banho nelas de vez em quando. Aqui em casa geralmente um banho a cada mês ou 2 meses ja resolve a alergia da minha mãe...

Por que o meu gato me segue o tempo todo?
1 de 4
Por que o meu gato me segue o tempo todo?

Voltar ao topo da página