10 sinais que mostram que seu gato te ama

10 sinais que mostram que seu gato te ama

A forma que os gatos têm de expressar os seus sentimentos é muito diferente da que nós humanos temos ou dos restantes animais, pois os felinos têm um caráter muito particular e nem sempre fica claro o que querem nos comunicar com a sua linguagem corporal.

Graças a este artigo do PeritoAnimal, a partir de agora você saberá perfeitamente todas as formas que o seu gato tem de demonstrar amor com 10 sinais que mostram que seu gato te ama que te vamos mostrar de seguida.

Se, ainda assim, você ficar com alguma dúvida e não souber o quanto um felino pode chegar a amar apesar do seu comportamento independente, talvez tenha interesse em saber também quais são os benefícios de ter um gato na sua vida.

Ele amassa pãozinho em você

O primeiro sinal que indica que o seu gato te ama são as massagens que fazem com as patas. Segundo especialistas, os gatos filhotes fazem massagens na barriga das suas mães para aumentar a produção de leite materno e reforçar o seu vínculo. Por isso, quando o seu gato faz massagens nas pernas ou outra parte do seu corpo, não é porque está preparando o seu próximo cochilo, mas sim para demonstrar que ele te ama, porque se lembra do ato e repete o comportamento que tinham quando eram bebês e era feliz com a mãe dele.

Se aproxima de você e levanta a cauda

Uma das formas mais certas de saber o estado emocional do gato é olhando para a sua cauda. Quando estão nervosos ou assustados, a sua cauda costuma ficar eriçada e maior. Em contrapartida, se o seu gato se aproxima e levanta a cauda e torce a ponta quando se esfrega em você, significa que ama realmente você. Este comportamento é habitual em um grupo de gatos quando se sentem cômodos e tranquilos pelo que, se o seu gato faz isso com você, você é um tutor/a com sorte.

Ronrona

Os gatos têm diferentes tipos de ronronar, dependendo do estado de humor no qual se encontram. Tal como as pessoas têm vozes diferentes, os felinos também variam a intensidade do tom e as vibrações para expressar os seus sentimentos. Por isso, se o seu gatinho ronrona de uma forma suave ou de uma forma intensa e profunda enquanto está junto a você ou no seu colo (quando o acaricia, por exemplo), não tenha dúvidas que ele está demonstrando amor porque se sente muito bem e relaxado nesse momento com você.

Ele traz presentes

Por muito que não seja agradável para nós, outro dos sinais que indicam que o seu gato te ama é quando traz algum animal morto em forma de presente ou lembrança. Este comportamento é consequência da sua natureza predadora e não devemos reprimi-lo, pois na realidade o gato está demonstrando que nos considera parte da sua família e que compartilha conosco a presa que caçou para podermos comer como ele.

Ele se esfrega em você

O fato do seu gato se esfregar em você, na sua cara ou na sua cabeça, é um sinal que ele te ama e que gosta de estar junto a você, pois nessa parte do seu corpo é onde se concentram uma grande quantidade de glândulas que segregam feromonas, umas hormonas que servem para marcar posse ou território. Assim, o que o seu gato quer dizer com isto é que faz parte do seu núcleo familiar e que te considera como algo seu e próximo. Ele não está pensando que você é o tutor dele, não esqueça que os gatos não se podem domesticar devido à sua natureza selvagem, simplesmente adestrar.

Ele te morde

Outro dos sinais que indicam que o seu gato te ama é quando ele te morde. Se o seu gato te morder de forma brusca e com intensidade não é um bom sinal, mas se pelo contrário, ele te mordiscar suavemente os dedos das mãos, é porque está simplesmente brincando com você como quando brinca com os seus outros companheiros felinos. Por isso, ele está demonstrando que não te considera uma ameaça, mas sim alguém amado e que proporciona tranquilidade e companhia para ele.

Mostra a barriga

Se o seu gato se coloca de barriga para cima, isso significa que se sente protegido e sobretudo, que confia em você, uma vez que a barriga é uma das partes mais vulneráveis do seu corpo e não a mostram a todo o mundo para não se mostrarem indefesos. Assim, se o seu gato mostrar a barriga para o acariciar ou arranhar, não tenha dúvidas de que realmente ama você e se sente seguro com você.

O seu gato pisca lentamente

O fato do seu gato olhar para você fixamente não significa que o está desafiando ou que o considera o seu inimigo, e menos ainda se acompanhar esse olhar com um piscar de olhos lento e suave. O que esse comportamento realmente significa é que tem carinho e afeto, e que se sente muito tranquilo e seguro ao seu lado porque sabe que você não o vai magoar. Alguns dizem que este ato é a forma que os gatos têm de nos beijar, por isso não hesite e devolva o sinal de afeto da mesma forma e com muito amor.

Dorme com você

Os gatos também demonstram que amam você quando dormem do seu lado ou em cima de você, no seu colo, por exemplo. Tal como acontece quando mostram a barriga, enquanto dormem os felinos são mais vulneráveis do que quando estão acordados, por isso procuram dormir com você porque confiam plenamente em você. Além disso, os gatos gostam de dormir acompanhados em um lugar quente, como quando são filhotes, por isso se eles fazem isso com você, você pode se sentir lisonjeado/a.

Ele te lambe

E o último sinal que mostra que o seu gato ama você, mas não menos importante, é quando lambe alguma parte do seu corpo como as mãos, as orelhas e o cabelo. Se um felino te lamber do mesmo jeito que lamberia os companheiros felinos dele, você pode ficar contente, porque significa que ele te ama e sente a necessidade de cuidar de você e de te limpar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 sinais que mostram que seu gato te ama, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.