Partilhar

10 lugares onde os gatos adoram se esconder

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 5 novembro 2018
10 lugares onde os gatos adoram se esconder

Ver fichas de  Gatos

Quantas vezes teve que passar um bom bocado procurando o seu gato e no final acabou encontrando ele no lugar mais insólito? Os gatos adoram se esconder em lugares fechados, escuros, quentinhos e tranquilos. Este comportamento comum entre todos os felinos tem uma explicação, é que estes animaizinhos estão em alerta constante, por isso procuram esconderijos para se sentirem mais seguros e relaxados. Quando você tem muita gente em casa, eles podem considerar essas pessoas como intrusos e têm a tendência de se esconderem para estarem mais tranquilos.

Neste artigo do Perito Animal dizemos-lhe os 10 lugares em que os gatos adoram se esconder. Continue lendo e descubra se o seu amigo desapareceu em algum deles.

Também lhe pode interessar: Onde vivem os coalas

Onde se escondem os gatos?

Estes são 10 lugares mais comuns em que os gatos adoram esconder-se, embora cada gato seja um mundo, e pode acontecer que o seu tenha procurado um lugar ainda mais estranho. Se não o encontrar pode ler os conselhos que lhe damos neste artigo sobre como encontrar um gato perdido. Descubra se o seu amigo se esconde em algum destes lugares:

  1. Caixas: o esconderijo por excelência dos gatos. As caixas proporcionam privacidade que o gato precisa para relaxar e, além disso, são muito boas em termos de isolamento, por isso fornecem-lhes calor. E eles adoram isso.
  2. Vegetação: quer seja em árvores ou entre arbustos, os gatos continuam a ter esse espirito selvagem que os faz sentirem-se tranquilos entre a vegetação, escondendo-se dos seus inimigos.
  3. Tubos e condutas de ventilação: estos são alguns dos lugares para procurar o seu gato caso o tenha perdido. Estes lugares são livres de intrusos e os seus corpos flexíveis podem adaptar-se perfeitamente a eles.
  4. Radiadores e aquecedores: os gatos adoram os lugares quentinhos, assim sendo um dos 10 lugares onde os gatos costumam se esconder pode ser um radiador. Aqui podem relaxar e descansar confortavelmente.
  5. Por trás das cortinas: os gatos adoram esconder-se por trás das cortinas, um lugar perfeito para que não o vejam e para que ele possa desfrutar da sua independência.
  6. Estantes: as estantes com muitos livros são lugares perfeitos para se esconderem. Podem enroscar-se entre os objetos e relaxar, e além disso têm uma vista perfeita de toda a sala.
  7. Eletrodomésticos: se tem uma lavadora ou secadora cheia de roupa e deixar a porta aberta um momento, dê uma revisada antes de as fechar. O mesmo acontece com os demais eletrodomésticos, como a máquina de lavar loiça ou o forno, se deixar a porta aberta o gato pode esconder-se dentro destes eletrodomésticos. Recomendamos que verifique sempre antes de os ligar.
  8. Gavetas e armários: se deixar o armário ou alguma gaveta aberta o seu gato não irá demorar muito para se esconder dentro deles. É um suave, tranquilo e pequeno, ou seja, um lugar perfeito para se esconderem.
  9. Bolsas e sacolas: tal como acontece com as caixas, algumas bolsas são perfeitas para se esconderem. No entanto, deve ter cuidado com as bolsas de plástico para que não se prenda numa e se asfixie.
  10. Motor do carro: se tem garagem e o seu gato tem acesso, tenha cuidado de cada vez que arranca com o carro. Já dissemos anteriormente que os gato adoram lugares quentes e nada melhor que os recantos de um carro que tenha sido dirigido recentemente para tirar um cochilo na maior tranquilidade.
10 lugares onde os gatos adoram se esconder - Onde se escondem os gatos?

Espaços perigosos

Já viu quais são os 10 lugares que os gatos adoram para se esconderem, no entanto, nem todos são seguros. Deve ter especial cuidado com o lugar onde o seu gato se esconde, uma vez que alguns podem correr um grande risco. Não são recomendáveis os seguintes lugares e deve evitá-los a todo o custo:

  • Os eletrodomésticos
  • Aquecedores
  • Tubos e condutas de ventilação
  • Motor do carro
  • Bolsas

Para evitar que o seu gato fique preso em um destes lugares dê-lhe um espaço próprio, quentinho e seguro. Se lhe oferecer uma "toca", quer seja com caixas, mantas ou comprando uma, evita estes riscos que mencionamos.

Qual é o lugar favorito para o seu gato se esconder? Diga-nos nos comentários destes artigo!

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 lugares onde os gatos adoram se esconder, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 10 lugares onde os gatos adoram se esconder

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Laura
A minha gata gosta da lareira

10 lugares onde os gatos adoram se esconder
1 de 2
10 lugares onde os gatos adoram se esconder

Voltar ao topo da página