menu
Partilhar

É normal cachorro roer as unhas?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 novembro 2018
É normal cachorro roer as unhas?

Ver fichas de  Cachorros

Os comportamentos obsessivos ou destrutivos nos cachorros nunca devem ser ignorados nem vistos como algo normal, pois algo como tédio, que pode parecer tão insignificante, pode chegar a se converter em um problema sério se não se tratar a tempo.

Isto ocorre com certos comportamentos, como quando o seu cachorro rói as unhas. No início pode passar despercebido ou parecer algo casual, mas se se tornar algo frequente, então é o momento de agir. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba se é normal o seu cachorro roer as unhas.

Roer as unhas

Se notar que o seu cachorro morde as unhas com insistência, deve compreender que se trata de um comportamento que não é normal nos cachorros, pelo que indica que algo não está bem.

Em um primeiro momento não é preciso ficar alarmado, mas deve tentar perceber o que motiva este comportamento para saber como o pode resolver. Se não lhe prestar atenção, pode derivar em complicações maiores, como infecções resultado da interação com a saliva, feridas se o seu cachorro arrancar a unha completa, ou detetar de forma tardia alguma doença.

De seguida, vamos lhe mostrar alguns motivos pelos quais o seu cachorro rói as unhas.

É normal cachorro roer as unhas? - Roer as unhas

Tédio

Os cães precisam de se divertir e distrair, sair para passear e brincar. Se não oferecer ao seu cachorro uma rotina diária de brincadeiras, passeio e exercício, é provável que tente queimar a sua energia de outra forma, seja buscando algum objeto de casa para morder ou destruir, ou adotar o hábito de roer as unhas. Além disso, o estresse e a ansiedade por alguma situação também podem ser manifestados desta forma.

É normal cachorro roer as unhas? - Tédio

Unhas compridas

É importante que você saiba que cortar as unhas do seu cachorro deve fazer parte da sua rotina de cuidados habitual. As unhas demasiado compridas são um problema, pois o seu cachorro irá se magoar com elas ao arranhar, podendo ficar presas em tapetes, por exemplo, e podem causar-lhe dor ao caminhar.

Uma vez que hoje dia os cachorros passam mais tempo sobre cimento e asfalto do que ao ar livre, as unhas desgastam-se menos, pelo que é necessário fazer uma manutenção regular. O momento ideal para as cortar é quando as ouvir enquanto o cachorro caminha. Se não sabe como o fazer, em qualquer cabeleireiro canino podem cortá-las por si. Além disso, umas unhas compridas são propensas a acumular sujidade e outros resíduos, pelo que o seu cachorro pode mordê-las para tentar limpá-las um pouco.

É normal cachorro roer as unhas? - Unhas compridas

Desconforto nas patas

Uma alergia, algo preso entre os dedos, sensação de formigamento provocada por um problema nos nervos, etc, são apenas alguns dos incômodos que o seu cachorro pode sofrer nas suas patas. Com isso, o seu cachorro rói as unhas para tentar aliviar estas sensações. É possível inclusive diagnosticar desvios na coluna e hérnias lombares na sequência de uma obsessão por morder as unhas e patas. Nestes casos é fundamental consultar o veterinário para ver o que pode estar acontecendo.

É normal cachorro roer as unhas? - Desconforto nas patas

Transtorno obsessivo compulsivo

O aparecimento de uma estereotipia deverá ser confirmado pelo seu veterinário, mas certos fatores provocam este transtorno no seu cachorro. Costuma ser causado pelo estresse, tédio e ansiedade, mas habituar o cachorro a brincar e perseguir coisas que não estão ali (sombras, luzes, fingir que se joga algo) pode desencadear comportamentos obsessivos e repetitivos, como este transtorno. Perante qualquer comportamento incomum, não hesite em consultar o seu veterinário ou etólogo (especialista em comportamento animal).

É normal cachorro roer as unhas? - Transtorno obsessivo compulsivo

Se deseja ler mais artigos parecidos a É normal cachorro roer as unhas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Alexandre
Tenho um American Billy é o pelo dele está caindo muito o que fazer é ele está muito triste também
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Alexandre. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Glenda
Olá. Tenho uma cadelinha de 10 meses. Ela roe as unhas sempre ao acordar de manhã, as vezes após dormir a tarde tb. Mas imagino não se encaixar em nenhum destes motivos. Ela é super ágil e brincalhona. Brinca o dia todo, correndo com os demais cães. As unhas são curtas... me parece um costume só, pois ela nem levanta, acorda se espreguiça, se lambe e roe as unhas.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Genivaldo M da Silva
Eu deixava minha cadela ir pra ruas todos dias , já faz mais de 2 meses que não sai pra devidos os vizinhos estarem com suas crianças também na rua ;agora ela começou a roer as unhas,oque fazer soltar ela a noite .
Cleide
Oi, Genivaldo, vc poderia passear com o seu pet, não acho legal deixá-lo na rua sozinho, pq pode acontecer alguma coicom ele e vc nem saficar sabendo.

É normal cachorro roer as unhas?
1 de 6
É normal cachorro roer as unhas?

Voltar ao topo da página