Doenças degenerativas

Síndrome de Wobbler em cães – Causas, sintomas e tratamento

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 10 abril 2024
Síndrome de Wobbler em cães – Causas, sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A Síndrome de Wobbler em cães, mais conhecida como "síndrome do desequilíbrio", é uma patologia degenerativa severa que afeta as vértebras e discos intervertebrais da coluna cervical, afetando principalmente cães de porte grande ou gigante.

O avanço dessa doença geralmente causa danos neurológicos e motores, os quais necessitam de atenção imediata para não se tornarem irreversíveis. Portanto, o diagnóstico precoce é crucial para proporcionar um tratamento eficaz, que ofereça uma melhor qualidade de vida ao animal. E para conhecer os sintomas, as causas e o tratamento da síndrome de Wobbler em cães, o PeritoAnimal convida você a continuar lendo este novo artigo.

Também lhe pode interessar: Cauda equina em cães - Sintomas e tratamento

Índice

  1. O que é Síndrome de Wobbler ou síndrome de oscilação?
  2. Síndrome de Wobbler em cães: possíveis causas
  3. Sintomas da síndrome de escalonamento em cães
  4. Diagnóstico da síndrome de Wobbler em cães
  5. Tratamento da síndrome de Wobbler em cães
  6. Síndrome de Wobbler em cães, pode ser prevenida?

O que é Síndrome de Wobbler ou síndrome de oscilação?

A Síndrome de Wobbler consiste em uma espondilomielopatia cervical (CSM, por seu nome em inglês), que abrange diferentes distúrbios degenerativos crônicos. A patologia se desenvolve a partir da compressão excessiva tanto da medula espinhal quanto dos nervos localizados no pescoço.

Seu avanço é silencioso e seus primeiros sintomas são pouco específicos e difíceis de reconhecer precocemente em cães, como dores no pescoço ou na cabeça. Isso explica por que a maioria dos cães entra na clínica veterinária com complicações mais avançadas, como dificuldade de andar ou perda de equilíbrio. Além disso, reforça a necessidade de fornecer uma medicina preventiva adequada para nossos animais de estimação, que não só preserve sua boa saúde, mas também diagnostique precocemente qualquer desequilíbrio em seu organismo.

Síndrome de Wobbler em cães – Causas, sintomas e tratamento - O que é Síndrome de Wobbler ou síndrome de oscilação?
Imagem: canadawestvets.com

Síndrome de Wobbler em cães: possíveis causas

Atualmente, ainda não se conhecem as causas do síndrome de Wobbler em cães. No entanto, reconhece-se que os casos de mielopatia decorrem do estreitamento do canal vertebral, que é o canal ósseo que envolve e protege a medula espinhal. Esse estreitamento pode ser causado tanto pelo deslizamento do disco intervertebral quanto por uma má formação óssea.

Levando em consideração que cerca de 50% dos casos de síndrome de Wobbler foram diagnosticados em cães das raças doberman, dogue alemão e raças do tipo mastim, a herança genética aparece como um fator chave para o desenvolvimento desses distúrbios degenerativos. Também foi observada predisposição genética no basset hound, no rottweiler e no lebréu irlandês.

Além disso, em torno de 70% dos casos de mielopatia cervical diagnosticados ocorrem em cães de grande porte e com crescimento acelerado, fatores de risco para a síndrome do desequilíbrio. No entanto, devemos destacar que algumas raças pequenas, como yorkshire, chihuahua e pinscher, também são suscetíveis ao desenvolvimento do síndrome do desequilíbrio.

Em casos mais raros, o cão pode desenvolver uma má formação na região cervical ou sofrer um deslocamento dos discos intervertebrais como consequência de algum trauma severo no pescoço.

Sintomas da síndrome de escalonamento em cães

Como mencionamos anteriormente, os primeiros sintomas da síndrome do desequilíbrio podem ser gerais e uniformes, como dores e rigidez no pescoço, que podem causar dores de cabeça frequentes. Com o avanço da patologia, observaremos o surgimento de novos sintomas.

Os sintomas do síndrome de Wobbler em cães são:

  • Movimentos desajeitados
  • Passos curtos e cautelosos
  • Rigidez na região cervical ("pescoço duro")
  • Frequente perda de equilíbrio, que provoca quedas e batidas
  • Dificuldade para se mover e levantar
  • Perda progressiva da massa muscular nas patas dianteiras e nos ombros
  • Fraqueza e cansaço constantes
  • Patas dianteiras e traseiras inchadas
  • Paralisia completa ou parcial

Em casos mais avançados, quando o tratamento é iniciado tardiamente, o animal fica muito vulnerável ao déficit neurológico irreversível e à incapacidade.

Síndrome de Wobbler em cães – Causas, sintomas e tratamento - Sintomas da síndrome de escalonamento em cães

Diagnóstico da síndrome de Wobbler em cães

O médico veterinário requerirá os estudos de imagem adequados, como radiografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada ou mielografia, para proceder com o diagnóstico diferencial da síndrome de Wobbler, a partir da observação das vértebras cervicais e da coluna. Provavelmente, também levará em consideração o perfil genético de cada cão. Adicionalmente, poderá solicitar análises de sangue e urina completas, para descartar outras possíveis causas patológicas e verificar o sistema imunológico do seu melhor amigo.

É fundamental reafirmar que o médico veterinário é o único profissional capacitado para diagnosticar corretamente e fornecer o tratamento adequado para nossos animais de estimação. Portanto, ao observar qualquer mudança no comportamento ou nos hábitos do seu cão, não hesite em consultar imediatamente o veterinário de sua confiança. Um diagnóstico precoce pode salvar a vida de nossos amados companheiros.

Tratamento da síndrome de Wobbler em cães

O tratamento verdadeiramente eficaz para o síndrome de Wobbler em cães consiste em uma intervenção cirúrgica que permite aliviar a pressão na medula espinhal da região cervical. No entanto, essa opção geralmente não é viável para cães de idade avançada ou que apresentam um quadro de saúde muito debilitado. Nestes casos, a cirurgia pode piorar os danos neurológicos ou ocasionar a morte do animal.

Mais uma vez, o médico veterinário, com sua formação e experiência, será capaz de analisar o quadro de saúde e o estado físico de cada cão para decidir se a intervenção cirúrgica é uma alternativa ou um risco. Os cães que passarem pela cirurgia cervical precisarão respeitar um período de repouso de 2 a 3 meses. O ideal é que sejam observados durante sua recuperação, para evitar golpes, quedas ou movimentos inadequados, e que permaneçam sobre superfícies macias e confortáveis, como colchões ou almofadas. Além disso, a terapia física será fundamental para evitar a atrofia e perda de massa muscular, bem como para acelerar a reabilitação do animal.

Caso o cão não possa ser submetido a uma cirurgia, o veterinário poderá indicar um tratamento ambulatorial e paliativo para aliviar a dor, proporcionar uma melhor qualidade de vida e conforto ao animal. Também podem ser aplicadas terapias alternativas e não invasivas para proporcionar uma agradável sensação de bem-estar ao animal, como massagens ou aromaterapia. Ou simplesmente oferecer-lhe caricias para que ele relaxe e possa descansar com maior tranquilidade.

Síndrome de Wobbler em cães – Causas, sintomas e tratamento - Tratamento da síndrome de Wobbler em cães
Imagem: animalpetdoctor.homestead.com

Síndrome de Wobbler em cães, pode ser prevenida?

Como as causas específicas do síndrome de Wobbler são desconhecidas, torna-se difícil falar sobre medidas preventivas exatas. Não somos capazes de intervir ou alterar a herança genética de nossos animais de estimação, mas podemos contribuir para o fortalecimento de seu sistema imunológico e a melhoria de sua resistência física.

Como? Fornecendo uma alimentação equilibrada, praticando exercícios regularmente e oferecendo medicina preventiva adequada durante toda a vida do animal, o que inclui necessariamente respeitar seu calendário de vacinas e desparasitação, e contar com a orientação de um médico veterinário de sua confiança.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Síndrome de Wobbler em cães – Causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças degenerativas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: canadawestvets.com
Imagem: animalpetdoctor.homestead.com
1 de 4
Síndrome de Wobbler em cães – Causas, sintomas e tratamento