menu
Partilhar

Como aumentar a imunidade do cachorro

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 3 julho 2023
Como aumentar a imunidade do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Seu cão fica constantemente doente? Nestes casos, é essencial sempre consultar um veterinário, mas também é importante que o tratamento vá além de minimizar os sintomas e se concentre na causa primária, que neste caso costuma ser uma resposta deficiente do sistema imunológico.

Manter o sistema imunológico do animal de estimação em ótimas condições é essencial para que nosso amigo possa desfrutar de uma boa qualidade de vida. A imunidade é uma parte crucial da saúde de um cachorro e é importante mantê-la em dia para evitar doenças e infecções. É por isso que neste artigo do PeritoAnimal listaremos cinco dicas de como aumentar a imunidade do cachorro. Boa leitura.

A alimentação como base de uma boa saúde

Uma das principais preocupações se você quer aumentar a imunidade do cachorro é cuidando de sua alimentação, fator determinante para a saúde do cão. Se as células de defesa ou glóbulos brancos não tiverem os nutrientes necessários, não poderão exercer sua ação de forma efetiva.

O que diminui a resposta imunológica não é apenas uma deficiência nutricional, mas também a ingestão de substâncias tóxicas ou de péssima qualidade, algo que costuma ocorrer quando fornecemos ao nosso cão um alimento comercial de baixa qualidade. Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas e legumes, podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico do cachorro.

Se você quiser melhorar as defesas do cão, deve optar por uma das seguintes opções:

  • Ração de alta qualidade;
  • Comida ecológica;
  • Alimentação caseira sob supervisão veterinária;
  • Dieta BARF (Biologically Adequate Raw Food).
Como aumentar a imunidade do cachorro - A alimentação como base de uma boa saúde

Exercício físico diário

O exercício é crucial para manter o peludo em forma e saudável, e também pode ajudar a aumentar a imunidade do cachorro. Caminhar, correr ou brincar com seu cachorro pode melhorar a circulação sanguínea e ajudar a manter o sistema imunológico corretamente.

Um cão precisa se exercitar diariamente (dentro de suas possibilidades e limitações) por diversos motivos, sendo um dos mais importantes a gestão do estresse, já que um cão que não se exercita é um cão que pode se estressar muito facilmente.

O estresse em cães é uma condição que diminui diretamente a atividade do sistema imunológico. Por quê? Bem, o organismo do cão libera diversos hormônios, os quais ocupam os receptores dos glóbulos brancos e impedem que os mesmos possam reconhecer e enfrentar um agente patogênico. Os passeios diários e o exercício devem ser um dos principais cuidados que você deve oferecer ao pet.

Como aumentar a imunidade do cachorro - Exercício físico diário

Cuidado com os tratamentos medicamentosos

As terapias naturais sempre devem ser consideradas como a primeira opção de tratamento, embora reconheçamos que o profissional mais adequado para isso é o veterinário holístico.

Geralmente, os medicamentos diminuem os próprios recursos curativos do organismo e são tóxicos para o fígado, além disso, quando se trata de medicamentos corticoides, estes provocam diretamente uma queda significativa na resposta do sistema imunológico.

Quando o tratamento farmacológico é realizado com antibióticos, as principais estruturas de defesa afetadas são as bactérias benéficas que fazem parte da flora intestinal. Para evitar esse dano, paralelamente à administração de antibióticos, devem ser administrados probióticos para cães. Essa é outra das formas de como aumentar a imunidade do cachorro.

Além disso, alguns suplementos nutricionais, ômega-3 e vitamina E, por exemplo, podem ajudar a melhorar a imunidade do seu cachorro. Certifique-se de discutir com o seu veterinário quais suplementos podem ser benéficos para o seu animal de estimação.

Como aumentar a imunidade do cachorro - Cuidado com os tratamentos medicamentosos

Fortaleça as defesas do seu cão com métodos naturais

Além de levar em conta as dicas que apresentamos anteriormente, se o seu cão apresentar um sistema imunológico fraco, esse problema pode ser tratado utilizando diferentes terapias alternativas, como por exemplo:

Elas não devem ser aplicadas sem uma supervisão profissional adequada, mas, se usadas corretamente, ajudarão de fato seu animal de estimação, aumentando as defesas do seu organismo e prevenindo futuras doenças.

Como aumentar a imunidade do cachorro - Fortaleça as defesas do seu cão com métodos naturais

Vacinação adequada

Outra dica essencial de como aumentar a imunidade do cachorro é vacinar adequadamente o peludo. Vacinas podem ajudar a proteger seu cachorro contra doenças comuns e graves, e também podem ajudar a aumentar sua imunidade geral. Certifique-se de seguir o cronograma de vacinação recomendado pelo seu veterinário para garantir que seu cachorro esteja protegido.

Neste outro artigo contamos quantas vacinas o cachorro tem que tomar na vida e detalhamos cada uma delas.

Agora que você já sabe como aumentar a imunidade do cachorro, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre os cuidados essenciais de sua saúde:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como aumentar a imunidade do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como aumentar a imunidade do cachorro
1 de 5
Como aumentar a imunidade do cachorro

Voltar ao topo da página