Remédios caseiros para curar a sarna em gatos

Remédios caseiros para curar a sarna em gatos

A sarna pode afetar qualquer gato independentemente da sua idade, gênero ou higiene que tenha. É uma doença muito desagradável que se produz pela infestação de ácaros chamados Notoedris Cati, que penetram nos tecidos da pele de forma profunda e que produz muita coceira, irritação, feridas e até crostas na pele do gato.

A sarna em gatos não é tão comum como nos cachorros, no entanto, é uma doença tratável e curável, sempre e quando se detecta atempadamente e se inicia uma tratamento eficaz.

Lembre-se que é imprescindível recorrer ao veterinário para um tratamento eficaz, no entanto e enquanto isso, pode aplicar alguns truques e remédios para que o seu gato não sofra excessivamente. Continue lendo este artigo do Perito Animal onde falamos dos remédios caseiros para curar a sarna em gatos.

O que é a sarna e como afeta os gatos?

A sarna é uma doença altamente contagiosa. Na maioria dos casos, os gatos que sofrem de sarna foram contagiados porque estiveram em contato com outro gato ou animal infectado. O rápido tratamento é de vital importância, uma vez que se trata de uma doença que pode infectar os seres humanos, assim como outros animais.

A doença caracteriza-se por prurido ou prurido severo, crostas e alopécia (perda de pelo). Em princípio pode aparecer de forma localizada no pescoço, no ouvido e cabeça, e é nesse momento que devemos atacar a doença. Com o tempo, se não se dá a devida importância, a sarna pode estender-se por todo o corpo do seu gato e animais de estimação. Os gatos que têm sarna apresentam os seguintes sintomas:

  • Coceira e ardor extremo
  • Mordem-se e arranham-se a si mesmos
  • Irritação e inflamação da pele
  • Mau estado anímico e ansiedade
  • Perda de pelo localizada
  • Perda de peso
  • Mau cheiro da pele
  • Aparecimento de crostas nas regiões afetadas

Passos prévios ao tratamento

A primeira coisa que deve fazer é isolar o seu gato de outros animais e colocá-lo de quarentena até finalizar o tratamento e estiver completamente curado. Lembre-se que isso pode levar semanas e inclusivamente meses. Especialmente se o seu gato é de pelo comprido. Pode pensar em cortar a sua pelagem para que a aplicação do tratamento seja mais favorável.

Lembre-se que a higiene é fundamental nestes casos. Limpe bem o seu gato antes de iniciar o tratamento, assim como todos os seus objetos pessoais: cama, mantas, recipientes de alimentação, colares e brinquedos. Recomendamos-lhe que antes de aplicar qualquer produto, por mais natural que seja, utilize luvas de látex. Lembre-se que a sarna é muito contagiosa. Enquanto seguir o tratamento deverá lavar de forma muito regular todos os seus objetos e fazer uma limpeza escrupulosa do seu meio envolvente.

Remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna

- Óleos essenciais

Embora este tipo de produto não elimine completamente a sarna da pele do seu gato, serve como calmante para a irritação, e isso já é um grande avanço, que ajudará a que não se magoe a ele mesmo. Aplique óleos essenciais de oliva, amêndoa e lavanda nas regiões afetadas com massagens suaves em movimentos circulares. Pode misturar os óleos para ter um efeito mais potente. No entanto, o óleo de amêndoas com vitamina E pode ser muito eficaz para conseguir grandes resultados. Misture o óleo com a vitamina e aqueça o recipiente à temperatura ambiente. Com uma conta-gotas aplica a substância todos os dias durante pelo menos uma semana. Esta combinação pode matar os ácaros, assim como ajudar a curar a pele.

- Sabão de enxofre

Um remédio muito eficaz é dar banho ao seu gato com sabão de enxofre. O enxofre (embora seja uma elemento químico) é de fácil obtenção e tem propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudarão a evitar que a infecção se propague. Pode obtê-lo a um preço muito baixo em farmácias e dar banho ao seu gato duas vezes ao dia, tendo sempre muito cuidados com a região dos olhos e mucosas.

Óleos, ácidos e vinagres

- Ácido Bórico:

Este é um tratamento muito comum uma vez que ajuda a restaurar a saúde natural da pele do animal e tem propriedades antissépticas. Utilize uma solução de ácido bórico com água para limpar as regiões como, por exemplo, o ouvido. Isto pelo menos uma vez por semana.

- Óleo de milho:

Voltando aos óleos. Este produto pode atacar a afugentar de forma eficaz os desagradáveis ácaros que produzem a sarna. É ao mesmo tempo eficaz e barato. Durante 15 dias, massageie as regiões em questão com o óleo, e certifique-se de fazer isso todos os dias durante essas duas semanas.

- Vinagre branco:

O vinagre branco é um dos produtos mais fáceis de conseguir. No que diz respeito à sarna nos gatos, é muito eficaz nas regiões dos ouvidos matando os ácaros presentes e limpando os restos da infecção e impurezas. Misture o vinagre com um pouco de água e use um conta-gotas para o aplicar, sempre com muito cuidado. Nunca o aplique diretamente e muito menos ainda em regiões de feridas abertas, isso poderá causar uma irritação ainda maior.

Lembre-se que estes remédios, apesar de serem úteis para curar a sarna em gatos, podem não funcionar se o diagnóstico não for correto. Por essa razão é imprescindível que recorra ao seu veterinário de confiança, o qual poderá informar se realmente se trata de sarna ou de outro problema de pele, para que assim possa recomendar o tratamento mais apropriado dependendo do seu caso.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para curar a sarna em gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.