menu
Partilhar

Gato Toyger

Atualizado: 18 dezembro 2020
Gato Toyger

Você sabia que existe uma raça de gato que se parece com um tigre em miniatura? Sim, é chamado de gato Toyger, que pode ser traduzido literalmente como "tigre de brinquedo". Sua aparência é a de um destes felinos selvagens, sendo esta a principal razão da sua crescente popularidade nos últimos anos.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te contar todas as características do gato toyger, seus principais cuidados, como é sua personalidade e quais os possíveis problemas de saúde que a raça pode apresentar.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato Toyger

A raça Toyger teve sua origem graças a alguns criadores da Califórnia, que decidiram cruzar gatos-de-bengala com gatos cujo padrão de pelagem era um tabby ou tigrado mais marcado e definido, ou seja, com o listrado típico dos tigres. Assim, em 1980, surgiu a primeira ninhada de gatos Toyger, filhotes que à primeira vista pareciam pequenos tigres, mas é claro, eram gatos com uma pelagem que imita a dos felinos selvagens.

A raça foi reconhecida pela Tica em 2007, e o Conselho do Gato Extravagante (GCCF) fez o mesmo em 2015.

Características do gato Toyger

Musculoso e forte, com membros sólidos e dedos longos, é assim que são os gatos Toyger. Essas características fazem esses gatos parecerem mais "selvagens", aumentando assim suas semelhanças com os tigres. São gatos de médio porte, que costumam pesar em torno de 6 kg e com expectativa de vida em torno de 15 anos.

A cabeça do Toyger deve ter uma forma arredondada, emoldurando olhos expressivos e redondos de cores muito vivas e profundas, que também lembram os de um tigre. Esta cabeça é coroada por orelhas pequenas e arredondadas. O focinho é mais proeminente do que nas outras raças, sendo em alguns exemplares muito semelhante ao do tigre: mais largo e marcado.

Continuando com as características do gato Toyger, as pernas são ligeiramente mais curtas em proporção ao comprimento do corpo, porém mais fortes e robustas. Uma curiosidade desta raça reside no comprimento dos seus dedos, visto que é maior do que nas demais raças de gatos.

Agora, se há algo que realmente caracteriza o gato Toyger e o faz se destacar do restante dos gatos domésticos, é a sua pelagem, e é por sua causa que ele é conhecido como "gato tigre". A pelagem desta raça apresenta um padrão de cores idêntico ao dos tigres, totalmente listrado. A cor aceita nesta raça é a base laranja com listras mais escuras, que podem ser marrons ou pretas. Quanto ao comprimento, é um pelo curto, macio e brilhante.

Personalidade do gato Toyger

Embora sua aparência de tigre possa nos fazer pensar que seu comportamento será evasivo ou arisco, nada está mais longe da verdade, uma vez que os gatos Toyger são extremamente carinhosos e adoram receber toda a atenção possível. Por este motivo são gatos ideais para a vida familiar, compartilhando sua casa com crianças, idosos ou outros animais. Eles também têm um temperamento equilibrado, são brincalhões e curiosos, mas não nervosos.

Eles são perfeitamente adequados para viver em apartamentos, independente de seu tamanho. Dada a sua curiosidade, são felinos relativamente fáceis de treinar, pois sua propensão a atividades e sua inteligência promovem um aprendizado rápido e eficaz. Da mesma forma, embora não sejam gatos que precisam fazer muito exercício físico, eles precisam praticar algumas atividades diárias devido à sua natureza brincalhona e sociável. Nesse sentido, deve-se destacar que não são gatos que toleram a solidão, nem viver em lares onde não recebem os cuidados de que precisam. Por estas razões, os gatos Toyger não são adequados para pessoas que passam muitas horas fora de casa ou não têm tempo suficiente para brincar com seu bichano.

Cuidados do gato Toyger

Para manter seu gatinho nas melhores condições, será necessário alimentá-lo com uma ração de boa qualidade ou com uma dieta caseira elaborada corretamente, bem como fornecer a ele tempo suficiente de brincadeira e exercício, o que você pode fazer brincando com ele ou preparando diversos brinquedos com os quais ele pode se divertir quando estiver sozinho. Lembre-se que esse tempo sozinho não deve ser muito longo, ou o animal pode desenvolver ansiedade por separação.

Como em qualquer raça felina ou gatos sem raça definida, um enriquecimento ambiental adequado faz parte dos cuidados do gato Toyger. Assim, seja ele filhote ou adulto, é necessário comprar arranhadores, brinquedos, colocar prateleiras em casa e fornecer a ele uma cama confortável para dormir, além de uma caixa de areia da qual ele goste e que o deixe confortável.

Quanto à pelagem, por ser curta e fácil de pentear, uma escovação semanal será suficiente para mantê-la condicionada e evitar a formação de bolas de pelo, que são potencialmente perigosas para o aparato digestivo deste animal.

Saúde do gato Toyger

Até o momento, não foram registadas quaisquer patologias da raça Toyger. Contudo, para evitar que seu gatinho adoeça, você deve tomar as medidas adequadas, que incluem mantê-lo corretamente vacinado e desparasitado, visitar frequentemente o veterinário, alimentá-los adequadamente e conferir e manter limpos seus olhos, ouvidos e boca.

Se tomar esses cuidados, você poderá desfrutar de seu felino por muito tempo e nas melhores condições.

Onde adotar um gato Toyger?

A verdade é que encontrar gatos Toyger para adoção não é uma tarefa fácil, mas isso não significa que seja impossível. O melhor é ir aos protetores e abrigos de animais mais próximos da sua casa para perguntar se eles têm algum espécime esperando para receber uma segunda chance. Do contrário, eles anotarão suas informações de contato para ligar para você assim que um chegar. E se não chegar, não hesite em adotar outro gatinho que precisa de um lar, seja ele um toyger ou não, ele vai agradecer para sempre.

Claro, antes de tomar a decisão de adotar um gato desta raça, é essencial levar em consideração as características do gato Toyger para garantir que você possa atender a todas as suas necessidades. Lembre-se que é um felino que precisa receber muita atenção de seus humanos.

Fotos de Gato Toyger

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Toyger

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Toyger
1 de 4
Gato Toyger

Voltar ao topo da página