Partilhar

Gato Sokoke

Atualizado: 29 abril 2019
Gato Sokoke

O gato Sokoke é originário da África, cuja aparência faz lembrar esse lindo continente. Essa raça de gato apresenta uma pelagem espetacular, pois o padrão é similar a casca de uma árvore, razão pela qual no Quênia, o país de origem, recebia o nome de "Khadzonzos" que literalmente significa "casca".

Sabia que esses gatos continuam vivendo em tribos africanas do Quênia, como a dos Giriama? Nessa ficha do PeritoAnimal vamos explicar muitos mistérios sobre essa raça de gatos, com costumes aborígenes que pouco a pouco parece estar ganhando espaço na categoria de gatos domésticos. Continue lendo e descubra tudo sobre o gato Sokoke.

Origem
  • África
  • Quênia
Características físicas
Tipo de pelo

Gato Sokoke: origem

Os gatos Sokoke, que originalmente recebiam o nome de gatos khadzonzos, são oriundos do continente africano, mais especificamente do Quênia, local onde vivem de forma selvagem tanto nas zonas urbanas como nas zonas mais rurais.

Alguns exemplares desses felinos foram capturados por uma criadora inglesa chama J.Slaterm que junto com uma criadora amiga, Gloria Modruo, decidiram criá-los e assim dar origem a exemplares adaptados a vida doméstica. O programa de reprodução começou em 1978 e teve bastante êxito já que, apenas uns anos depois, em 1984, a raça Sokoke foi reconhecida oficialmente na Dinamarca, expandindo-se por outros países como Itália, onde chegaram em 1992.

Atualmente a TICA cataloga o gato Sokoke como Nova Raça Preliminar, a FIFE reconheceu em 1993 e a CCA e a GCCF também reconheceram a raça apesar dos poucos exemplares existentes na América e Europa.

Gato Sokoke: características físicas

Os Sokokes são gatos de tamanho médio, com um peso que oscila entre os 3 e 5 quilos. A esperança de vida está entre os 10 e 16 anos. Esses felinos tem um corpo alargado, o que faz com que tenham um porte elegante, mas ao mesmo tempo as extremidades apresentam bastante desenvolvimento muscular, sendo muito fortes e ágeis. As patas traseiras são maiores que as patas dianteiras.

A cabeça é arredondada e pequena, a parte superior que corresponde a testa é mais plana e não tem o stop marcado. Os olhos são marrom, oblíquo e de tamanho médio. As orelhas são médias, erguidas de forma que parece estar sempre em alerta. Apesar de não ser imprescindível, nos concursos de beleza é mais valorizado os exemplares que possuem "penachos" nas orelhas, quer dizer, pelos extras na extremidade. De qualquer maneira, o que chama mais atenção nos gatos Sokoke é a pelagem, pois é atigrado e a cor parda faz parecer a casca de uma árvore. A pelagem é curta e brilhante.

Gato Sokoke: personalidade

Por serem gatos que vivem em estado selvagem ou semi selvagem, você poderia pensar que se trata de uma raça muito arisca ou que foge do contato com os humanos, mas isso está muito longe da realidade. Os gatos Sokoke são uma das raças mais amigáveis e peculiares nesse sentido, são gatos afáveis, ativos e com muita energia, que precisam de atenção e mimos dos tutores, pedindo sempre carícias e buscando brincadeiras constantes.

Por terem um nível de energia muito alto, é recomendável que vivam em espaços amplos para que eles possam brincar. No entanto, esses felinos se adaptam a vida em apartamento, sempre que disponham locais para brincar e liberar a energia de forma positivo, criar esse espaço é possível através do enriquecimento ambiental.

Também se adaptam muito bem a convivência com outros gatos e outros animas domésticos, se mostrando muito respeitosos sempre que forem bem socializados. Da mesma maneira, se dão bem com pessoas de todas as idades e condições, sendo muito carinhosos e cuidadosos com todos. Está comprovado que é uma das raças mais empáticas, percebendo perfeitamente as necessidades emocionais e afetivas dos demais e doando-se a eles para que sempre estejam bem e felizes.

Gato Sokoke: cuidados

Por ser um felino tão carinho e afetuoso, os Sokoke precisam de muito afeto. Por isso, são daqueles gatos que não conseguem ficar muito tempo sozinhos. Se você não der suficiente atenção podem se mostrar muito triste, ansiosos e miando continuamente para chamar a atenção.

Por ter um pelo muito curto, não é necessário escovar diariamente, sendo indicado a escovação uma vez por semana. Os banhos são devem ser feitos apenas quando o gato estiver realmente sujo. Nesses casos, é preciso tomar uma série de medidas, como usar o shampoo adequado e ter certeza de que o gato está completamente seco quando acabar ou ele pode ficar resfriado.

São muito energéticos e por isso é preciso proporcionar ao gato Sokoke as ferramentas e recursos necessários para exercitar e assim, manter o nível de energia adequado. Para isso, você pode comprar brinquedos ou arranhadores com diferentes níveis para que eles escalem, já que adoram esta atividade, pois na África é comum que passem o dia subindo e descendo das árvores. Se você não quer comprar, você pode fazer brinquedos para gatos com papelão.

Gato Sokoke: saúde

Devido as características genéticas da raça, não existem doenças congênitas ou hereditárias próprias da mesma. Isso se deve ao fato de que é uma raça que surgiu de forma natural, seguindo o curso da seleção natural, que fez com que os exemplares que sobreviveram naquele terreno tão selvagem da África sejam mais fortes e resistentes.

Apesar disso, é preciso ter atenção à saúde e aos cuidados com o seu felino. Você deve oferecer uma alimentação adequada e de qualidade, ter as vacinas em dia, visitar o veterinário periodicamente assegurando que o calendário de vacinação e desparasitação seja cumprido. É importante também praticar diariamente exercícios com o seu gato e também garantir que os olhos, orelhas e bocas estejam limpos e saudáveis. É recomendável visitar o veterinário a cada 6 ou 12 meses.

Um aspecto que se deve prestar atenção especial são as condições meteorológicas, pois, por ter uma pelagem tão curta, não muito densa e sem capa lanosa, o Sokoke é bastante sensível ao frio. Por isso, é preciso ter cuidado para que a temperatura dentro de casa seja amena e que quando se molhe, se seque rapidamente e não saia ao exterior quando as temperaturas forem mais baixas.

Fotos de Gato Sokoke

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Sokoke

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Sokoke

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Sokoke
1 de 3
Gato Sokoke

Voltar ao topo da página