Partilhar

Gato Peterbald

Atualizado: 17 abril 2019
Gato Peterbald

Os gatos Peterbald fazem parte do grupo conhecido como gatos sem pelo, já que, como o nome indica não tem pelos, ao contrário da maioria das outras raças felinas. É uma versão oriental dos famosos gatos Sphynx, obtidos do cruzamento com outras raças felinas. Além da aparência, esses gatinhos se destacam pela personalidade carinhosa, portanto, se você é uma pessoa com tempo suficiente, o Peterbald pode ser o seu melhor companheiro. Você quer saber tudo sobre os gatos Peterbald e a origem deles? No PeritoAnimal você vai encontrar informações sobre os cuidados, saúde, personalidade e muito mais.

Origem
  • Europa
  • Rússia
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Peterbald: origem

Os gatos Peterbald são originários da Rússia, onde nos anos 90 os gatos Orientais de Pelo Curto com gatos Siameses e uma certa variedade de gatos Sphynx foram cruzados, uma vez que as intenções do criador que fez estas cruzes era obter um gato como o Sphynx mas com estilo oriental. Não demorou muito até que, em 1994, as cruzes deram frutos a curiosos gatos sem pelo e, como esperado, acabaram sendo reconhecidos pela TICA em 1997 e pelo WCF em 2003.

Gato Peterbald: características físicas

Os gatos Peterbald são felinos de corpo médio e estilizado, com pernas muito longas, como a cauda, porém são bastante robustos e resistentes. O peso varia entre 3 e 5 quilos e eles têm uma expectativa de vida de aproximadamente 12 a 16 anos. Podemos dizer que a cabeça é fina e muito proporcional ao resto do corpo, com orelhas grandes e triangulares e um nariz estreito e longo. Enquadrado no seu rosto elegante, os olhos são médios e não proeminentes, amendoados e de cores que harmonizam com a cor do corpo.

Embora se diga que são gatos sem pelo, estes gatos podem ter uma pelagem fina que não deve exceder 5 mm de comprimento para a variedade floc e pode ter um pouco mais de pelo na variedade brush.

Gato Peterbald: personalidade

A raça do gato Peterbald tem, geralmente, um temperamento muito carinhoso e calmo. Ele adora que os humanos passem o bastante tempo em sua companhia e que lhes proporcionem mimos e carinho. Portanto, eles não são gatos solitários e precisam de contato frequente com as pessoas.

Por causa da personalidade do Peterbald, ele se dá bem com crianças, outros animais e até mesmo com cachorros. Além disso, adapta-se facilmente a várias tipos de casas e também apartamentos, tornando-se o companheiro perfeito para praticamente qualquer tipo de moradia. Devido à sua paciência e caráter equilibrado, ele é um gato ideal para crianças, de modo que, desde que ambos sejam educados para tratar uns aos outros com respeito mútuo, serão companheiros perfeitos.

Gato Peterbald: cuidados

Devido às peculiaridades da pelagem, ou melhor, a ausência dela, mantê-la em bom estado é extremamente simples, pois não necessita de escovação constante. Naturalmente, é aconselhável deixar o gato sempre limpo dando banhos especiais ou usando toalhinhas umedecidas, além de usar produtos específicos para manter a pele hidratada, pois é bastante sensível. Também por causa da pelagem, é necessário prestar atenção às temperaturas, pois é um felino muito sensível ao frio e ao calor.

Embora à primeira vista os cuidados com o gato Peterbald pareçam simples, a verdade é que é essencial prestar muita atenção à pele. Como dissemos, é muito mais sensível do que outras raças porque está mais exposto, devido à falta de pelos para protegê-lo. Assim, se seu Peterbald tem acesso ao exterior, por exemplo, durante os meses mais quentes é essencial aplicar filtro solar para gatos, enquanto que na estação fria você deve abrigá-lo.

Por outro lado, dado que são gatos muito carinhosos, é importante cobrir estas necessidades e dedicar-lhes o tempo que precisam, brincando com elas, acariciando-as ou, simplesmente, estando juntos. Da mesma forma, o enriquecimento ambiental nunca deve ser negligenciado, o que é essencial para os momentos em que ele ficar um determinado tempo sem companhia.

Gato Peterbald: saúde

Os gatos Peterbald são, em geral, saudáveis e fortes, eles só precisam de um pouco de atenção para manter uma boa saúde. Você deve ter em conta que o seu gato está adequadamente vacinado e desparasitado, bem como manter a pele hidratada para evitar irritações e outras condições da pele. Também deve ser cuidadoso se viver em climas frios, porque pode ser que, se as temperaturas forem muito baixas, seja necessário abrigar o felino, tal como indicamos anteriormente.

Por se tratar de uma raça tão jovem, não há doenças reconhecidas do gato Peterbald além dos possíveis problemas de pele mencionados. Por ter orelhas maiores, também é importante manter a higiene para evitar infecções, assim como esvaziar as glândulas anais, cortar as unhas e limpar os olhos.

Fotos de Gato Peterbald

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Peterbald

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Peterbald

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Peterbald
1 de 6
Gato Peterbald

Voltar ao topo da página