Partilhar

Gato Ocicat

Atualizado: 18 abril 2019
Gato Ocicat

Neste artigo do PeritoAnimal você vai descobrir um felino sem igual, um gato com o aspecto de um gato Selvagem mas com todas as características de um gato doméstico. Você quer descobrir tudo sobre esta maravilhosa raça? Contamos todas as curiosidades sobre uma nova e exótica raça, o gato Ocicat. Original dos Estados Unidos, o Ocicat é um felino realmente extraordinário, cujo cuidado não é muito complicado e a personalidade se destaca por ser carinhoso e muito afetuoso. Continue lendo e descubra tudo sobre o gato Ocicat, as características e muito mais.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Ocicat: origem

Esta raça curiosa tem origem muito recente, porque apenas na década de 60 que um criador americano cruzou um Siamês com um gato que era uma mistura de Siameses e Abissínios, obtendo com este cruzando uma ninhada com um gato muito particular, com uma pelagem de marfim e manchas douradas. No entanto, não foi o primeiro gato da raça Ocicat que deu continuidade a raça, uma vez que este exemplar foi esterilizado. Mas, depois de vários cruzamentos entre Abissínios e Siameses, mais gatinhos com essas características foram obtidos.

No início, o cruzamento entre Siameses e os Abissínios davam origem aos gatos Ocicat, no entanto, o número de raças de gatos com os quais tiveram cruzamento foi aumentado, reforçando assim a genética da raça e tornando-a não vulnerável ou instável. Em pouco tempo, a raça de gato Ocicat foi estabelecida, sendo reconhecida pela TICA em 1987 e pela FIFE em 1992 .

Desta forma, depois de anos de trabalho, os criadores alcançaram o objetivo, obter gatos domésticos que tivessem a aparência das jaguatiricas, por isso, a raça tem esse nome, devido a mistura dos termos "ocelote" com "cat", que significa jaguatirica e gato em inglês. No entanto, e como podemos supor, os Ocicat e as jaguatiricas só compartilham a aparência e pertencem à ordem dos felinos, pois eles não são semelhantes em termos de vida, cuidados ou personalidade, afinal enquanto as jaguatiricas são felinos selvagens os Ocicats são como qualquer outro gato doméstico.

Gato Ocicat: características físicas

Os Ocicats têm um tamanho um pouco variável, mas geralmente são médios ou grandes, pesam entre 2 e 6 quilos. Como podemos ver, é uma diferença considerável entre uns e outros exemplares, sendo esta a razão pela qual é possível encontrar o gato Ocicat em tamanhos diferentes, mesmo todos eles sendo puros. É certo que em indivíduos da mesma ninhada as fêmeas são, como costuma acontecer em outras raças felinas, ligeiramente menores que os machos.

Seguindo as características do Ocicat, o corpo desses felinos é fibroso, estilizado e bastante grande. As extremidades são longas, musculares, de frente mais curta, palmas compactas e ovais. A cauda é longa e mais larga na base do que na ponta. A cabeça do gato Ocicat apresenta uma silhueta triangular, mas com bordas muito suaves e arredondadas, destacando a presença dos grandes olhos amendoados, que tendem a apresentar quase todos os tons, porém os azuis não são geralmente aceitos, exceto nos casos em que a cor da pelagem justifica isso.

O pelo do gato Ocicat é curto, fino, denso e com um leve toque brilhante, o que faz sobressair a silhueta muscular. O padrão do pelo é uma característica muito marcante, pois é parecido com o pelo das jaguatiricas, com manchas de tamanho médio e padrão bem definido. O tom do pelo é mais claro na parte do rosto entre o maxilar superior e o queixo, sendo especialmente escuro no resto do rosto, nas pernas e na cauda, em que a cor se torna mais escura perto da ponta. Muitas cores são aceitas para a pelagem malhada ou manchada: loiro, canela, marrom, azul, prateado e fulvo.

Gato Ocicat: personalidade

Embora tenha um aspecto selvagem imponente e despertar a desconfiança daqueles que não os conhecem, a personalidade do Ocicat é de um gato muito amoroso e brincalhão, dando amor e tendo muita afeição pelos humanos e também por quase todos que lhe dê atenção.

Em geral, é um gato muito ativo, que gosta de brincar e pular, mas, ao mesmo tempo, o comportamento do Ocicat é equilibrado. Da mesma forma, deve-se notar que é um gato muito inteligente, por isso ele ama os jogos de inteligência, elaborados e mutáveis, que mantêm o intelecto ativo e acima de tudo, que satisfazem a curiosidade desse felino.

Apesar de serem excelentes companheiros para as famílias, idosos, casais ou solteiros, nem sempre se dá bem com outros gatos, pois costumam mostrar uma atitude dominante. Por esta razão, se já houver um felino em casa e um gato Ocicat for adotado, recomenda-se que a socialização seja progressiva e feita o mais cedo possível. Desta forma, é possível adotar um filhote Ocicat para socializá-lo com um gato adulto. No entanto, no caso de adotar um exemplar adulto dessa raça de gatos, é importante enfatizar que uma apresentação e socialização adequadas também podem ser realizadas. Para isso, recomendamos que você leia nosso artigo como fazer dois gatos se darem bem.

Por outro lado, embora possa parecer contraditório ver a aparência exótica, estes felinos de adaptam melhor a vida em aparto que em uma casa no campo. São gatos que precisam de muitas atenções e não toleram a solidão. Os gatos Ocicat têm um miado peculiar, semelhante aos Siameses, e costumam usá-lo com frequência. Especialmente para destacar seu caráter forte, com o qual às vezes terá que lidar e procurar um equilíbrio entre as demandas e as concessões a ele.

Gato Ocicat: cuidados

Os gatos Ocicat não precisam que você gaste muito tempo mantendo-os saudáveis e limpos, pois com um ou duas escovações semanais e banhos esporádico será mais do que suficiente. Embora o pelo seja curto, na época da muda você vai precisar usar produtos contra as bolas de pelo para evitar que se formem no sistema digestivo do seu gatinho, causando desconforto e incômodos.

Tenha atenção com a dieta do seu felino, você deve proporcionar uma refeição variada e equilibrada que cubra adequadamente as necessidades dietéticas. Também deve garantir que existem brinquedos que ele goste à disposição, para que canalize de forma conveniente e não destrutiva toda a energia e vitalidade que o caracterizam.

Finalmente, devido à intolerância à solidão, é essencial ter em mente que o gato Ocicat requer mais atenção do que outras raças de gato. Assim, não basta deixar os brinquedos e proporcionar um correto enriquecimento ambiental, é necessário dedicarmos tempo para brincar com o gato, para dar-lhe muito carinho. Da mesma forma, a socialização é essencial para que ele aprenda a se relacionar com outras pessoas e animais.

Gato Ocicat: saúde

Talvez devido ao enriquecimento genético realizado pela consolidação da raça, o gato Ocicat não apresenta doenças congênitas significativas, sendo uma raça robusta e resistente. Apesar disso, você deve ter em mente que esta é uma raça muito recente, por isso pode ainda não ter sido comprovado de forma clara que eles não sofrem certas doenças com mais facilidade do que outras raças.

O que nunca se deve negligenciar são as visitas frequentes a um veterinário de confiança, para atualizar o calendário de vacinação, realizar a desparasitação e e check-ups periódicos. Por sua vez, você deve cuidar dos ouvidos, boca e olhos do seu animal de estimação e garantir que a condição é sempre a melhor, fazendo limpezas com produtos adequados, se necessário. Como dissemos, embora as doenças do gato Ocicats ainda não tenham sido encontradas, em caso de sofrer de alguma, a detecção precoce é sempre a chave para o sucesso.

Fotos de Gato Ocicat

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Ocicat

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Ocicat

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Ocicat
1 de 5
Gato Ocicat

Voltar ao topo da página