menu
Partilhar

Gato bobtail americano

Atualizado: 23 março 2021
Gato bobtail americano

A raça de gato bobtail americano apareceu espontaneamente devido a uma mutação genética dominante no Arizona, no final de 1960. Não está de forma alguma relacionada geneticamente com a raça bobtail japonês, embora se pareçam fisicamente, nem é o resultado da mistura com outra raça de cauda curta. Eles são gatos muito inteligentes, brincalhões, com capacidade de adaptação, enérgicos e carinhosos. Também são saudáveis e fortes.

Continue lendo para conhecer todas as características do bobtail americano, sua origem, cuidados, saúde e onde adotá-lo.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato bobtail americano

O gato bobtail americano, como seu próprio nome sugere, vem do continente americano. Esteve presente no continente desde que o bobtail japonês começou a se reproduzir, mas só nos anos 60 do século passado é que começou a dar importância.

Vem de um cruzamento entre uma fêmea siamês seal point e um macho tigrado de cauda curta. Este macho foi adquirido por John e Brenda Sanders, de Iowa quando estavam de férias no Arizona, e é considerado um híbrido entre um gato doméstico e montês ou bobtail. Na ninhada que tiveram, todos os gatinhos apresentavam a cauda curta e viram a possibilidade de uma nova raça felina. Esses gatinhos foram cruzados com gatos birmaneses e himalaios.

Uma amiga dos Sanders escreveu o primeiro padrão no início dos anos 70 do século XX: o gato de cauda curta, pelo longo e rosto e patas brancas. No entanto, nos anos 80, os criadores tiveram dificuldades em relação a consanguinidade, tornando a linha consanguínea demais para ser utilizada. Por este motivo, acabaram aceitando um gato de todas as cores, que tenha aspecto de bobcat e de pelo longo ou curto.

Em 1989 foi reconhecida como raça felina e a partir de então começou a crescer em popularidade.

Características do gato bobtail americano

O bobtail americano é um gato de tamanho médio a grande, com um corpo atlético e musculoso. O que mais chama a atenção de sua aparência física é sua cauda curta, que varia entre um terço e a metade do comprimento de uma cauda de gato padrão, podendo ser reta, curva ou ligeiramente enrolada.

Seguindo com as características do bobtail americano, o corpo é longo e retangular e o tórax é amplo. As patas traseiras são ligeiramente mais longas que as dianteiras e os pés redondos, grandes e às vezes com tufos nos dedos. A cabeça é em forma de cunha, é ampla e não muito grande em relação ao restante do corpo. Os olhos são grandes, ovais a amendoados, moderadamente separados e profundos, dando-lhe um aspecto selvagem. As orelhas são de tamanho médio, largas na base e com as pontas ligeiramente arredondadas. O focinho é largo, os bigodes ou vibrissas proeminentes e a mandíbula forte e grande.

Cores do bobtail americano

A pelagem pode ser curta ou longa, caracterizada por ser densa e de dupla camada. O padrão pode ser tigrado (tabby), tartaruga (carey), sólido (preto, azul, vermelho), bicolor ou tricolor (calico). Todas as cores são aceitas nessa raça.

Personalidade do gato bobtail americano

O gato bobtail americano é caracterizado por ser um felino enérgico, brincalhão, carinhoso, inteligente e sociável. Assim que vê uma oportunidade, tende a fugir para explorar o exterior e tentar caçar alguma presa, pois adora ficar fora de casa. Por este motivo, pode ser ensinado a andar na coleira e dar passeios com ele para saciar esse instinto.

Não é excessivamente dependente do afeto humano, mas demonstra seu afeto aos seus cuidadores, tem um bom caráter e se dá muito bem com crianças e outros animais. Não é um gato muito inquieto nem hiperativo, em uma escala de 1 a 10 eles estariam na posição 7.

Cuidados do gato bobtail americano

Os cuidados do bobtail americano não costumam ser muito complicados, os bobtail de pelo longo precisam de uma escovação mais frequente que os de pelo curto, sendo ideal várias vezes por semana, para evitar acúmulo de pelos que causam tricobezoares ou bolas de pelo que podem causar obstrução intestinal.

Os requisitos de higiene do bobtail americano não são muito diferentes dos de outras raças. Nesse sentido, você deverá atender à limpeza de seus ouvidos e olhos com produtos específicos para prevenir o aparecimento de infecções. Como todos os gatos, as necessidades nutricionais são caracterizadas por apresentar uma ampla porcentagem de proteína no total da sua dieta e também é importante para manter sua boa musculatura. O alimento deve ser completo, contemplando todos os nutrientes essenciais em sua correta proporção para um bom desenvolvimento orgânico e funcional.

A vacinação e a desparasitação devem ser cobertas, com uma importância ainda maior ao sair para o exterior para prevenir doenças infecciosas e parasitárias.

Saúde do gato bobtail americano

É uma raça com tendência a sofrer displasia do quadril, doença ortopédica que consiste em uma má conjunção entre a parte articular do quadril (acetábulo) com a cabeça do fêmur, o que faz com que essa cabeça desse osso possa se deslocar ou se mova, isso faz com que a articulação inflame e enfraqueça progressivamente, o que a torna uma doença degenerativa que geralmente leva ao desenvolvimento de artrose, desconforto ou dor, claudicação e atrofia muscular dos membros posteriores.

Nos casos de bobtails americanos com comprimento mínimo de cauda, podem surgir problemas derivados de uma espinha dorsal mais curta, aparecendo condições ao nível da coluna vertebral, de bexiga ou de intestino.

Pesar do exposto anteriormente, é uma raça de vida muito longa, com uma expectativa de vida de 20-21 anos. Mas isso não os impede que possam ser afetados pelas mesmas doenças que afetam qualquer outro gato, seja de raça ou mestiço. Por este motivo, as visitas e os exames veterinários são muito importantes para a prevenção e diagnóstico de possíveis doenças.

Onde adotar um gato bobtail americano?

Se você acha que essa raça é para você, estando ciente das necessidades e atenções que ela requer, o próximo passo é a adoção. Por ser uma raça rara, é muito difícil encontrar algum exemplar em abrigos ou refúgios próximos, mas é sempre uma boa opção se aproximar e perguntar. O próximo passo seria entrar em contato com associações dedicadas à recuperação e adoção dessa raça específica, onde podem informar de alguma possibilidade de adoção de algum gatinho. Da mesma forma, tenha em mente que nos abrigos é possível encontrar gatos mestiços que venham dessa raça, portanto, apresentarão a cauda curta.

Fotos de Gato bobtail americano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato bobtail americano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato bobtail americano
1 de 5
Gato bobtail americano

Voltar ao topo da página