Partilhar

Oriental Shorthair

Atualizado: 15 maio 2019
Oriental Shorthair

Junto com o gato Siamês e com o gato Persa, o Oriental Shorthair, ou gato Oriental de Pelo Curto, é um dos precursores de muitas das raças de gatos atuais. Mesmo não tendo tanta fama como os outros, atualmente o Oriental Shorthair é muito representativo em seu lugar de origem, a Tailândia, sendo uma raça de gato muito antiga e querida no Oriente. Extrovertidos e comunicativos, esses felinos ainda apresentam muitos mistérios a serem descobertos, no entanto, para conhecer tudo sobre o Oriental Shorthair, leia essa ficha do PeritoAnimal.

Origem
  • Ásia
  • Tailândia
Características físicas
Tipo de pelo

Gato Oriental Shorthair: origem

O gato Oriental Shorthair, também conhecido como Foreign Shorthair ou gato Oriental de Pelo Curto, é originário da Tailândia, onde essa raça foi muito amada e respeitada desde os tempos medievais, tendo sido considerada até como o "gato nacional" do país, um grande símbolo de popularidade.

Diversos documentos registram que o Oriental Shorthair já existia durante a Idade Média. No entanto, não foi até a década de 1950, quando criadores internacionais de gatos começaram a demonstrar interesse pela raça. Esse felino acabou sendo levado para Europa e Estados Unidos e então, foi reconhecida oficialmente nos anos 1970.

Não se sabe ao certo como o Oriental Shorthair foi criado, porém acredita-se que ele é fruto de cruzamentos de gatos Siameses, de várias cores e padrões de pelagem, com outras raças de gato, como o British Shorthair ou o American Shorthair. Além disso, os Oriental Shorthair são os percursores de muitos outras raças de gatos, muitas delas bem populares e reconhecidas internacionalmente.

Gato Oriental Shorthair: características

O gato Oriental Shorthair tem um tamanho mediano e pode pesar entre os 4kgs e os 5kgs. Ele tem um corpo esbelto e musculoso, com extremidades alargadas e finas que o concedem uma aparência elegante e graciosa. A cauda dessa raça de gato é comprida e ligeiramente pontiaguda, os pés do animal são finos e pequenos. Todo o conjunto do corpo do Oriental Shorthair dá a ele um aspecto de felino rápido e ágil, parecendo pesar menos do que realmente pesa.

A cabeça do Oriental Shorthair é mediana, triangular, mais fina próxima ao nariz - que é comprido e reto - e mais larga à medida na qual se aproxima da base das orelhas - que são proeminentes, bem erguidas e proporcionalmente grandes em relação ao resto da cara. Já os olhos do gato Oriental Shorthair têm o formato de amêndoas e geralmente são de uma cor verde bem viva e forte.

Por fim, a pelagem do Oriental Shorthair é curta, fina e brilhante e cresce em sentido paralelo à pele. Em relação à cor, o pelo dessa raça de gato conta com tons sólidos e com padrões unicolor, tabby e bicolor.

Gato Oriental Shorthair: personalidade

O Oriental Shorthair é uma raça de gato que se destaca pela forma de se comunicar, pois seus miados são potentes e sempre utilizados para transmitir aos cuidadores como se sente. Essa raça de felino, portanto, é conhecida pelas suas habilidades comunicativas desde quando os animais são bem filhotes.

Os gatos Oriental Shorthair adoram passar tempo em espaços abertos, o que não quer dizer que não se adaptem à vida em apartamentos ou em casas pequenas e sem jardim. Tudo depende da quantidade de horas de jogos e da atenção que você der a eles. Se estas forem suficientes, essa raça de gato poderá liberar toda a energia e ficar tranquila.

Porém, é importante dizer que o Oriental Shorthair não tolera ficar sozinho por muito tempo, o que deve ser considerado se você passa muito tempo fora de casa, já que esses felinos são muito apegados aos seus criadores e ficam mal se não recebem atenção e carinhos constantes.

O temperamento do gato Oriental Shorthair é estável e brincalhão. Assim, se há crianças na casa, os animaizinhos e os pequenos se darão muito bem e poderão se divertir juntos. Esses felinos são excelentes companheiros para os menores, assim como para outros bichinhos de estimação. Por isso, certifique-se sempre que a socialização do seu Oriental Shorthair esteja correta, já que, se o gato tiver sido educado para uma vida em companhia de crianças e outros animais, ele será ideal para qualquer família.

Gato Oriental Shorthair: cuidados

Apesar de ter uma pelagem curta, é preciso escovar o pelo do seu Oriental Shorthair periodicamente para evitar a formação de nós, especialmente importante na época de troca de pelos, que costuma corresponder com a mudança das estações do ano. Escovar sempre o pelo do seu gato também ajuda a evitar a formação de bolas de pelo.

Em relação aos exercícios, o Oriental Shorthair é um gato ativo que adora brincar e se exercitar. Por isso, é importante que você coloque à disposição do seu animalzinho brinquedos que o estimulem e que permitam desenvolver toda a curiosidade. Como outras raças de gato, esse felino ama alturas, por isso, uma ótima ideia é ter em casa arranhadores e outros brinquedos com vários níveis de altura.

Para a alimentação doOriental Shorthair, procure assegurar de que seja balanceada e de boa qualidade. Atualmente, temos diversas opções que se adaptam às necessidades e preferências dos seus animais de estimação, desde receitas de patês e outras comidas que podem ser feitas em casa até boas marcas de ração. Tudo dependerá de qual dieta se adequar melhor ao seu bichano.

Além disso, também é necessário prestar atenção no estado de saúde geral do seu Oriental Shorthair, que pode ser observado pela aparência das unhas, pelo, nariz, boca, olhos, orelhas e dentes e também pelo peso do seu gato.

Gato Oriental Shorthair: saúde

Os Oriental Shorthair são animais, geralmente, muito saudáveis por isso, se você prestar atenção a algumas coisas básicas, ele não deverá apresentar problemas sérios. Uma das patologias que mais acometem essa raça de gato é o estrabismo, que se dá devido a uma falha genética que afeta o nervo óptico e é hereditária. Essa condição consiste mais em um defeito estético do que em um problema de saúde que afete a visão do felino, no entanto, um acompanhamento veterinário é recomendado para que possíveis alterações da patologia possam ser detectadas o quanto antes. Em muitos casos, aliás, é necessário fazer um diagnóstico detalhado para descartar outras doenças cujos sintomas podem ser confundidos com estrabismo e que podem afetar com gravidade a visão do seu gato Oriental Shorthair.

Além disso, assim como em todas as raças de gatos, ter em dia o calendário de vacinação e de desparasitação é essencial para que seu Oriental Shorthair tenha um bom estado de saúde.

Fotos de Oriental Shorthair

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Oriental Shorthair

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Oriental Shorthair

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Oriental Shorthair
1 de 3
Oriental Shorthair

Voltar ao topo da página