Comparações

Tipos de gatos persa

 
Ricardo Luis Bruno Cazeaux
Por Ricardo Luis Bruno Cazeaux, Veterinário e etólogo. 29 março 2023
Tipos de gatos persa
Persa

Ficha do animal: Persa

O gato persa é uma das raças felinas mais populares do mundo, sendo a quarta mais querida segundo a Cat Fancier's Association. Este gato, que tem origem na antiga Pérsia (atual Irã), chegou à Itália no ano de 1620 e desde então se destacou como um dos animais de companhia mais queridos.

Para distingui-los devemos nos ater na forma da cabeça, o tipo de corpo e a cor que cada indivíduo apresenta de fato. No PeritoAnimal vamos apresentar para você as características dos diferentes 7 tipos de gatos persa que existem.

Índice

  1. Quantos tipos de gatos persa existem?
  2. Gato persa sólido
  3. Gato persa silver & gold
  4. Gato persa smoke e shaded
  5. Gato persa tabby
  6. Gato persa multicolor
  7. Gato persa bicolor
  8. Gato persa himalaia ou gato persa extremo
  9. Como cuidar de um gato persa?

Quantos tipos de gatos persa existem?

Mesmo que haja variações recentes da raça, o gato persa é um dos mais antigos do mundo. Sua história não é conhecida por completo, mas se estima que se originou na antiga Pérsia, localizada no atualmente Irã. No entanto, não foi até o século XVII quando seu pedigree foi registrado pela primeira vez na Itália, antes de se estender por toda a Europa e outros continentes.

Agora, quantos tipos de gato persa existem? Atualmente a Cat Fancier's Association reconhece oficialmente 7 tipos de gatos persas, agrupados segundo as marcas de sua pelagem. Quer conhecê-los? Continue lendo!

Gato persa sólido

Começamos esta lista com os tipos de gatos persas com os felinos agrupados dentro da categoria de cores sólidas. Estes felinos devem ter o manto uniforme, desde a raiz, e devem estar livres de marcas ou sombras. Podem ser de cor:

  • Branco
  • Preto
  • Azul
  • Chocolate
  • Lilás
  • Vermelho
  • Creme

Nesta categoria os olhos dos gatos persas são unicamente de cor cobre. No entanto, no caso dos gatos persa brancos podemos observar até três cores de olhos: cobre, azul, profundo e uma combinação de ambos, pois podem apresentar também heterocromia.

Tipos de gatos persa - Gato persa sólido

Gato persa silver & gold

Nesta categoria de tipos de gatos persa encontramos os de cor chinchilla, dourado e prateado. Podem ser chamados também de gato chinchilla e são provavelmente os que mostrar as cores menos definidas de todos os gatos persa que existem.

A cor é totalmente branca, com uma ligeira tonalidade escura e variável no rosto, extremidades, causa e corpo. Os olhos dos gatos persas silver & gold podem ser verdes ou azul esverdeado.

Tipos de gatos persa - Gato persa silver & gold

Gato persa smoke e shaded

Neste grupo de tipos de gatos persa observamos felinos que, em repouso, parecem de cor sólida. No entanto, em movimento o manto se abre, observando-se uma espécie de "fumaça" na pelagem que pode ser de diferentes cores, tais como preto, azul, creme, vermelho, tartaruga esfumaçado, azul esfumaçado e creme esfumaçado. Esta mudança de pelagem aparece ao redor das seis ou das oito semanas de vida. Os olhos são sempre de cor cobre.

Tipos de gatos persa - Gato persa smoke e shaded

Gato persa tabby

Seguindo com nossa lista de tipos de gatos persa encontramos os tabbies, conhecidos por serem os mais extrovertidos de todos os gatos persa. Encontramos três padrões: o clássico, o caballa e o tigrado. As cores que se reconhecem são:

  • Prata
  • Azul prateado
  • Vermelho
  • Chocolate
  • Azul
  • Creme
  • Camafeu
  • Creme camafeu

Em sua maioria estes gatos persa mostram os olhos de cor cobre brilhante, embora a variedade prata possa ter os mesmos também na cor avelã ou verde.

Tipos de gatos persa - Gato persa tabby

Gato persa multicolor

Na categoria de multicores encontramos estes tipos de gatos persas chamados de "concha de tartaruga", azul creme, "concha de chocolate" e lilás creme. Também existem os carey, que são pretos com manchas dispersas ao redor do rosto. Todos eles possuem olhos de cor cobre brilhante.

Tipos de gatos persa - Gato persa multicolor

Gato persa bicolor

Na categoria de gatos persas bicolor encontramos gatos chita, bicolores, "smoked" e branco ou "tabby" e branco. Mostram um padrão característico na cabeça e nas extremidades, além de um máximo de duas manchas coloridas no corpo. Podem combinar a cor branca com:

  • Preto
  • Azul
  • Vermelho
  • Creme
  • Chocolate
  • Lilás

Todos mostram os olhos de cor cobre brilhante, exceto os persa tigrados prateados, que também podem se mostrar de cor verde ou avelã.

Tipos de gatos persa - Gato persa bicolor
Imagem: CFA International Cat Show 2017/ BiColor Persian kittens

Gato persa himalaia ou gato persa extremo

Terminamos nossa lista com o himalaia, também conhecido como o himalaia ou gato persa extremo, provavelmente um dos tipos de gatos persas mais populares e apreciados do mundo. Este padrão do manto pode se mostrar em diferentes cores:

  • Chocolate
  • Cinza
  • Lilás
  • Azul
  • Vermelho

No entanto, estas cores são as que aparecem na máscara facial e nas extremidades, que combinam com as diferentes tonalidades do corpo, que incluem do branco ao bege.

Estes tipos de persa foram desenvolvidos a partir do cruzamento de gatos persas e gatos siameses, desta forma se obteve a coloração dos siameses com a morfologia dos persa, fruto da seleção genética. Assim, demoraram anos para serem reconhecidos pelas diferentes federações de felinos. Os gatos siameses himalaia possuem os olhos de cor azul vivo.

Tipos de gatos persa - Gato persa himalaia ou gato persa extremo

Como cuidar de um gato persa?

Os cuidados do gato persa são diversos e, como tutores responsáveis, devemos conhecê-los antes de adotar um felino dessa raça. Começaremos falando de alguns dos cuidados do pelo do gato persa.

Escovação do gato persa

Os persas são gatos de pelo comprido, conhecidos também por sua afeição à higiene diária. No entanto, aqueles que estão pensando na opção de adotar um gato persa devem conhecer a importância da escovação diária, pois ao contrário o felino pode estar susceptível à acumulação de bolas de pelo no estômago, o que pode provocar diversos problemas de saúde no felino.

Banho do gato persa

O banho não seria imprescindível a princípio, no entanto, aqueles gatos que foram adotados em seu período de socialização desfrutariam enormemente se fossem acostumados a realizar banhos regulares.Esta rotina pode ser especialmente positiva para manter seu manto em perfeitas condições e evitar os nós e enredos.

Outros cuidados do gato persa

Sua aparência aristocrática se adapta ao seu temperamento. Costumam ser gatos tranquilos, que podem desfrutar de uma vida relaxada em um apartamento, sempre que lhes proporcionem suficiente enriquecimento ambiental. Além de formarem um vínculo excelente com seus tutores, elegendo um ou vários membros como "favoritos".

Por outro lado, a visita ao veterinário será obrigatória. O especialista nos ajudará a seguir corretamente o calendário de vacinas do gato e a rotina de desparasitação. O ideal é realizar visitas regulares a cada 6 ou 12 meses, de modo que poderemos detectar qualquer das doenças mais comuns do gato persa de forma rápida.

Agora que você já conhece os tipos de gatos persa e seus cuidados, recomendamos ainda a leitura deste outro artigo no qual apresentamos uma série de sugestões de nomes para gatos persas.

Tipos de gatos persa - Como cuidar de um gato persa?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de gatos persa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • CFA. (2017-2018). About the Persian. 2019, de The Cat Fanciers' Association Sitio web. Disponível em: <http://cfa.org/Breeds/BreedsKthruR/Persian.aspx>. Acesso em 20 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: CFA International Cat Show 2017/ BiColor Persian kittens
1 de 9
Tipos de gatos persa