Partilhar

Pixie-bob

Atualizado: 13 janeiro 2020
Pixie-bob

De aparência semelhante ao Bobcat, já que ambos têm uma cauda caracteristicamente curta, os gatos da raça Pixie-bob chegaram para ficar. Nascidos no seio do Novo Mundo, esses peculiares gatinhos americanos são chamados por muitos de "gatos-cachorros", devido à sua personalidade afável e incrível fidelidade.

Com um aparecimento relativamente recente e origem incerta, o que sabemos sobre o Pixie-bob é que eles conquistaram o amor e a admiração de todos aqueles que puderam passar algum tempo com eles. Você quer conhecer mais sobre esses simpáticos gatinhos? Pois bem, aqui no PeritoAnimal, vamos compartilhar todas as características do gato Pixie-bob!

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Pixie-bob: origem

A raça Pixie-bob é uma das raças felinas provenientes do continente americano. Especificamente, sua origem se encontra em uma área montanhosa de Washington, conhecida como Cascade Mountains e seu aparecimento está situado no final da década 60.

Esses gatinhos surgiram de forma natural, sem intervenção humana, por isso não se sabe ao certo qual cruzamento específico permitiu o nascimento do primeiro espécime da raça. Depois de muito examiná-la, os especialistas sugeriram que é fruto de cruzamentos entre o lince selvagem americano, os Bobcats e gatos domésticos.

Como um fato curioso sobre a história do Pixie-bob, podemos dizer que a primeira gata da raça se chamava Pixie, por isso a raça foi batizada de pPxie-bob, misturando o nome dessa precursora com o prefixo do Bobcat. Seja qual for o cruzamento certo, o fato é que a raça foi reconhecida pela CFA em 1998.

Pixie-bob: características físicas

Os gatos Pixie-bob são de tamanho médio a grande, com um peso médio de 5 kg, embora a maioria dos exemplares tenha um peso próximo a 4 quilos, sendo os machos um pouco maiores que as fêmeas. Esses felinos tem um amadurecimento muito lento porque seu desenvolvimento completo não ocorre até os quatro anos de idade, sendo que o normal no restante das raças de gatos é ter o crescimento completo com a idade de 1 ano.

O gato Pixie-bob tem um corpo com estrutura óssea e musculatura forte, sendo alongado e normalmente com cauda curta, embora existam exemplares que nem têm cauda ou têm cauda comprida e sempre grossa. A cabeça do Pixie-bob é longa, com uma testa proeminente e uma mandíbula forte. Os olhos são médios e ovais, com uma cor que combina com a da pelagem. Suas orelhas têm as pontas largas e arredondadas, com tufos semelhantes aos dos linces.

Cores do gato Pixie-bob

A pelagem de um pixie-bob é curta, densa e abundante, com pelos lanosos e impermeáveis. As cores cobrem vários tons de marrom e avermelhado, com manchas em concordância com a cor principal.

Pixie-bob: personalidade

Uma das características mais relevantes do Pixie-bob é sua especial personalidade, pois é o que o torna tão apreciado. Esses gatinhos são muito amigáveis e carinhosos, por isso muito os consideram o gato ideal para famílias com crianças, já que são muito carinhosos e pacientes. Deste modo, não é necessário temer que ocorram conflitos entre eles e os pequenos da casa.

Estes gatos se adaptam perfeitamente à vida em apartamentos, uma vez que são calmos e adoram desfrutar de longos cochilos e sessões de limpeza nas poltronas ou sofás da casa. Além disso, são atentos e muito inteligentes, por isso aprendem muito rápido, sendo uma das raças de gatos mais fáceis de educar. Você pode até ensinar alguns truques ou acrobacias, se for constante em seu treinamento.

Pixie-bob: cuidados

Um dos aspectos aos quais você deve prestar atenção nos cuidados do gato Pixie-bob é realizar exercícios diários. Embora não sejam gatos nervosos, eles são ativos, por isso é necessário garantir que possam se exercitar todos os dias. Você pode brincar com ele ou preparar brinquedos de vários tipos para mantê-lo entretido, como ideias de jogos de busca ou jogos de inteligência. Neste sentido, preparar um enriquecimento ambiental adequado, fornecendo arranhadores com diferentes alturas e brinquedos variados são mais do que recomendado para incentivar essa prática de exercício e estimular a mente ao mesmo tempo.

Com relação aos cuidados com a pelagem do Pixie-bob, você deve escová-la uma vez por semana para que fique bonita e arrumada, evitando o acúmulo de pelos que pode causar a formação de bolas de pelo no sistema digestivo do seu gato. Da mesma forma, é necessário oferecer a ele uma dieta saudável e equilibrada, além de garantir que água fresca e limpa esteja sempre à sua disposição. Além disso, você deve manter seus orelhas, boca, ouvidos limpos e estar alerta para possíveis alterações neles.

Pixie-bob: saúde

Devido à origem natural da raça Pixie-bob, esse gato apresenta uma boa saúde, mas é claro que isso não significa que eles são imunes a tudo. Ainda não foram detectadas doenças que sejam típicas da raça, no entanto, destacam-se uma série de anomalias genéticas que podem afetá-la, embora devido ao seu recente aparecimento e consolidação como raça, seja necessário esperar um pouco para afirmar sua tendência a sofrer com elas.

Algumas delas são a distocia ou hiperplasia endometrial cística, que afetam o sistema reprodutivo feminino, dificultando o parto e a reprodução. Outra condição que parece comum em gatos Pixie-bob é a criptorquidia, que ocorre quando um dos testículos não se desenvolve ou desenvolve hérnias inguinais. Finalmente, parece que o gato Pixie-bob pode estar mais propenso a sofrer de doenças cardíacas como a miocardiopatia hipertrófica, que consiste no espessamento do miocardio sem razão aparente.

Para detectar qualquer uma das condições mencionadas, o mais importante é ir regularmente ao veterinário para realizar exames periódicos que te permitam conhecer o estado de saúde do seu gato, sendo capaz de detectar qualquer alteração o mais cedo possível. Se você oferecer todo o cuidado que ele precisa, der todo o seu amor e, em geral, uma boa qualidade de vida, o gato Pixie-bob pode viver até 20 anos.

Fotos de Pixie-bob

Vídeos relacionados com Pixie-bob

1 de 3
Vídeos relacionados com Pixie-bob
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pixie-bob

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pixie-bob

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Pixie-bob
1 de 3
Pixie-bob

Voltar ao topo da página