Partilhar
Partilhar em:

Munchkin

Munchkin

O Munchkin é uma raça de gato recente, que costuma ser comparada com frequência aos cães da raça Basset Hound devido às suas patas curtas em relação à altura, uma das suas caraterísticas mais marcantes. Com uma aparência exótica, um caráter amável, dócil e inteligente, é impossível não se apaixonar por esta raça de gato.

A raça Munchkin foi apenas aceite oficialmente pelas associações internacionais a partir dos anos 90, no entanto já existiam registros de raças de gatos de patas curtas desde os anos 40. Se quiser ficar sabendo um pouco mais sobre a história, caraterísticas, temperamento e outras informações sobre o Munchkin, continue lendo esta ficha de raça do PeritoAnimal.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

História do Munchkin

Apesar da raça de gato Munchkin ter sido reconhecida apenas recentemente, gatos de patas curtas já tinham sido documentados diversas vezes em vários locais do mundo desde os anos 40. Nesta altura já se tinham observado quatro gerações de gatos de pernas curtas idênticos em todos os aspetos aos gatos normais, à exceção do comprimento das patas. No entanto, esta linhagem de gatos de patas curtas acabou por desaparecer durante a Segunda Guerra Mundial. Foram documentados ainda registos de outros gatos de patas curtas em 1956 na Rússia, em 1970 nos Estados Unidos e em outras partes do mundo.

Mas foi em Rayville, Louisiana, nos Estados Unidos, que a raça Munchkin foi redescoberta na década de 1980 por Sandra Hochenedel, uma professora de música. Sandra Hochenedel encontrou duas gatas grávidas que tinham sido perseguidas por um Bulldog, debaixo de um caminhão. A professora ficou com uma das gatas e deu-lhe o nome de Blackberry, metade dos seus filhotes nasceram com patas curtas. Um dos filhotes machos de patas curtas foi oferecido a uma das suas amigas, que lhe chamou de Toulouse. E a raça Munchkin é descendente da Blackberry e do Toulouse.

As pessoas conheceram esta raça através da televisão pela transmissão da exposição de gatos promovida pela TICA, realizada no Madison Square Garden, em Nova Iorque em 1991. A raça Munchkin alcançou o reconhecimento pela Associação Internacional do Gato (TICA) apenas em 2003. O Munchkin não é reconhecido pela The Cat Fanciers Association.

Caraterísticas do Munchkin

O Munchkin trata-se de uma raça de gato de porte pequeno a médio, sendo que os exemplares machos podem chegar a pesar entre 3 e 4 kg. Os machos são geralmente um pouco maiores que as fêmeas, sendo que as fêmeas podem pesar entre 2 e 4 kg. Para além de apresentarem patas curtas, o Munchkin apresenta outra caraterística bastante interessante, que é o fato das patas traseiras poderem ser um pouco maiores que as dianteiras, o que faz do Munchkin uma raça de gato única. É comum ver estes exemplares apoiados sobre as patas traseiras e com as patas dianteiras recolhidas, de forma idêntica a um canguru ou coelho.

A raça de gato Munchkin tem uma pelagem felpuda, sedosa e de comprimento médio. A pelagem do Munchkin pode apresentar todas as cores e padrões. Também existe uma variedade de Munchkin de pelo longo, chamada de Munchkin Longhair.

Temperamento do Munchkin

O Munchkin é uma raça de gato que possui um temperamento amável, dócil, extrovertido, carinhoso, bem humorado e muito inteligente. Este gato possui muita energia e é mais rápido e ágil do que parece. Também é bastante curioso e procura sempre a melhor forma de ver o que está acontecendo, não deixando nenhum canto de casa por ser explorado. Apesar de ter patas curtas, o Munchkin consegue subir os seus móveis mais altos, por isso não se espante se o encontrar fazendo isso. Não subestime a inteligência do Munchkin, desafie o seu cérebro ensinando-lhe truques ou proporcionando-lhe brinquedos de inteligência e vai ver como ficará surpreendido com os resultados.

Esta raça gosta de brincar com crianças e com outros gatos ou cães, pelo que a convivência com outros animais de estimação não será difícil de realizar. É uma raça ideal para viver em apartamentos pequenos e uma excelente companhia para pessoas que moram sozinhas, famílias com crianças e idosos.

Saúde e cuidados do Munchkin

Esta raça de gato é geralmente saudável, não apresentando predisposição a doenças ou a algum problema de saúde genético. Apesar de apresentar as patas mais curtas que o normal, isso não causa qualquer transtorno na mobilidade do gato, muito pelo contrário, essa caraterística torna-o mais ágil. Também não apresenta histórico de problemas articulares ou espinhais devido a esta caraterística.

Para manter o pelo do Munchkin com uma boa aparência, sedoso, livre de nós e pelos mortos, é importante escovar o seu gato uma vez por semana. No caso do Munchkin de pelo longo devem ser realizadas duas escovações semanais. Deve proporcionar-lhe comida específica para gatos e de qualidade, para além de colocar sempre à sua disposição água limpa. Claro que, para manter o seu gato Munchkin saudável é necessário manter as vacinas e desparasitações em dia, seguindo sempre as indicações do veterinário.

Fotos de Munchkin

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Munchkin

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Munchkin


Munchkin
1 de 5
Munchkin