Partilhar

Gato Cornish Rex

Atualizado: 23 abril 2019
Gato Cornish Rex

Os Cornish Rex são doces e carinhosos, têm grandes orelhas e pelos ondulados que conquista milhares de corações por todo o mundo e não é para menos, afinal têm inúmeras qualidades. Por isso, no PeritoAnimal você verá uma ficha completa com todas as informações sobre essa raça de gatos tão especial. Continue lendo e descubra tudo sobre o Cornish Rex

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Cornish Rex: origem

Originário de Cornualles, foi no ano de 1950 quando nasceu o primeiro exemplar dessa raça, do qual os cuidadores batizaram como Kollibunker. Esse gatinho era muito especial pois apresentava uma pelagem ondulada e é por essa característica que a raça se denomina "rex", compartilhando esse nome com uma raça de coelhos que também tem pelo encaracolado. Essa raça de gatos ganhou tanta popularidade que em poucos anos chegou à América. O crescimento foi tão grande que em 1967 já tinha sido criado um estandarte da raça na Inglaterra e apenas alguns anos mais tarde, em torno de 1970, a raça foi reconhecida nos Estados Unidos.

Cornish Rex: características físicas

A raça de gato Cornish Rex é de tamanho pequeno ou médio, com um corpo esbelto, alargado e as costas levemente arqueadas. Normalmente o peso dos gatos Cornish Rex oscila entre os 2,5 e 4,5 quilos. A cauda é fina e bastante larga, coberta de um pelo encaracolado. Esses felinos tem a cabeça alargada, silhueta triangular, mandíbula fina e testa larga. Têm olhos ovulados, olhar penetrante e de cores profundas que vão de acordo com a cor da pelagem. Na cabeça, se destacam as grande orelhas triangulares de inserção alta e base larga.

A característica mais marcante da raça Cornish Rex é a pelagem, pois apresentam um pelo ondulado, denso e curto. O pelo é extremamente suave, fino e não apresentam pelagem dupla. Todas as cores são aceitas pelos estândares, assim com os diversões padrões.

Cornish Rex: personalidade

Os gatos da raça Cornish Rex costumam ser companheiros incríveis já que tem uma personalidade dócil, carinhosa e muito atenciosa. São perfeitos para famílias com crianças ou outros animais, pois se acostumam bem com cachorros e outros gatos. Essa raça de gatos é ativa e muito brincalhona, por isso, não são recomendados para pessoas sedentárias ou com pouco tempo para dedicar aos pets.

Devido à personalidade, não toleram a solidão, por isso, não é recomendável que passem muito tempo sozinhos. Se adaptam perfeitamente a vida em interiores, não importando o tamanho da casa ou apartamento.

Cornish Rex: cuidados

Por ter uma pelagem curta, é muito fácil manter as boas condições do pelo do Cornish Rex, sendo recomendável a escovação uma vez por semana e banhos esporádicos para manter limpo e sedoso. De qualquer maneira, para oferecer os melhores cuidados ao seu felino, é importante que você proporcione uma dieta saudável e equilibrada, cobrindo todas as necessidades do pet.

Por outro lado, é fundamental dedicar ao gato Cornish Rex tempo para atividades e brincadeiras pois, como mencionado anteriormente, possuem uma personalidade ativa, brincalhona e não toleram a solidão. Pensando nisso, um adequado enriquecimento ambiental é mais do que recomendado para os cuidados do gato Cornish Rex mas também para todas as outras raças de gatos, por isso, é importante que você tenha em casa arranhadores, preferivelmente com diferentes alturas, uma cama cômoda, jogos variados, prateleiras com colchões para que possam deitar e etc. Como qualquer outra raça de gato, é importante estar atento aos cuidados com as unhas, orelha, boca e olhos.

Cornish Rex: saúde

A raça de gatos Cornish Rex é muito saudável e robusta, apesar de ter tendência ao sobrepeso. Por isso, é recomendável não exceder na alimentação do seu companheiro felino pois o sobrepeso e a obesidade são nocivos para ele. É crucial que faça exercícios para a boa saúde física e mental. Uma particularidade dessa raça de gato é que são sensíveis as temperaturas baixas, por isso, é necessário estar atento para que o seu bichano não fique exposto ao frio, já que pode sofrer resfriados ou pneumonias.

Fotos de Gato Cornish Rex

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Cornish Rex

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Cornish Rex

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Cornish Rex
1 de 4
Gato Cornish Rex

Voltar ao topo da página