Comparações

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos

 
Sandra Sotoca
Por Sandra Sotoca, Jornalista. 18 fevereiro 2023
Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Também conhecidos como gatos de cara achatada ou gatos braquicefálicos, os gatos de nariz achatado são os mais chamativos entre as raças de felinos. Todos eles compartilham a característica como olhos grandes combinados com um pequeno nariz que lhes dá um aspecto curioso. Enquanto em alguns esta característica dá, para alguns, um aspecto adorável, a outros proporciona um rosto como se estivesse zangado que não é nada ameaçador, mas sim engraçado.

Se você quer conhecer 10 raças de gatos de nariz achatado, continue lendo este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: 13 raças de gatos peludos

Índice

  1. British shorthair ou gato britânico de pelo curto
  2. Himalaio
  3. Persa
  4. Scottish fold
  5. Burmilla
  6. Bombaim
  7. Gato exótico de pelo curto
  8. Selkirk rex
  9. Munchkin
  10. Gato sagrado da birmânia
Ver mais >>

British shorthair ou gato britânico de pelo curto

A primeira das raças de gatos de nariz achatado que vamos mencionar é a british shorthair. Esta raça felina se caracteriza por ter uns grandes e redondos olhos que chamam nossa atenção, além de ser a raça de gato mais popular na Inglaterra.

O gato british shorthair é um tem um corpo robusto e compacto que conta com uma pelagem muito densa e firme que proporciona a ele um aspecto brilhante. Curiosamente, existem diferentes cores aceitas para o british shorthairs, como o branco, o preto, o azul, o vermelho, o creme e o fumê.

Não perca esta ficha sobre o gato british shorthair ou gato britânico de pelo curto para ter mais informações sobre esta raça de gatos de nariz achatado.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - British shorthair ou gato britânico de pelo curto

Himalaio

Provavelmente você viu esta raça de gato de nariz achatado mais de uma vez em imagens, mas nada se compara como presenciar sua beleza pessoalmente. O gato himalaio nada mais é que o cruzamento entre o gato persa e o siamês, o que dá a ele esse aspecto tão peculiar, embora seu nome surgiu devido à grande semelhança com o coelho himalaia.

Estes gatos braquicefálicos têm os olhos azuis e um nariz achatado que combina com suas bochechas redondas e seu corpo compacto. Além disso, contam com orelhas separadas e pequenas de aspecto muito suave.

Não deixe de ler este artigo completo sobre o gato himalaio a seguir.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Himalaio

Persa

Precursor do gato himalaia, o persa é um dos gatos mais populares a nível mundial. Poucas pessoas diriam que se trata de um gato braquicefálico, já que esta característica é associada mais a cachorros como o bulldog.

Curiosamente, a origem deste gato de nariz achatado é dispersa. Podemos dizer que o gato persa é uma das raças de gatos com cara de bravo que são realmente cômicas para nós. Seu rosto achatado combina com suas maçãs do rosto fortes e um queixo proeminente.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Persa

Scottish fold

Continuamos nossa lista de raças de gatos de nariz achatado com o scottish fold. O nome deste gato braquicefálico nos anos 1960 era flops e é seu corpo redondo combinado com sua cabeça, também redonda, que lhe fornece um aspecto mais chamativo.

Embora possa parecer um gato com cara de bravo, o scottish fold realmente tem uma das personalidades mais tranquilas entre os gatos, além de ser muito carinhoso e sociável com aqueles que o rodeiam. Não somente se destaca por seu nariz achatado, mas também por suas orelhas dobradas para baixo, o que também os diferencia de outros felinos.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Scottish fold

Burmilla

Se nos remontarmos ao ano 1981 nos encontramos com o cruzamento entre uma fêmea da raça birmanês e um macho persa chinchilla, um dos tipos de gato persa, que deu lugar ao nascimento do gato burmilla. Trata-se de uma raça de gato de nariz achatado muito carinhosa e atenta, por isso é capaz de criar um vínculo forte com a família.

Conta com uma pelagem suave e sedosa que é composta por uma capa dupla, ou seja, tem uma capa de pelo comprido e outra subcapa de pelo mais curto que lhe permite isolar a temperatura.

Te contamos mais sobre esta raça de gatos com nariz achatado na seguinte ficha do Gato burmilla.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Burmilla

Bombaim

A próxima das raças de gatos de nariz achatado de nossa lista tem uma grande semelhança com as panteras, embora em pequena escala. Trata-se do gato bombaim, que não somente chama atenção por seu rosto e nariz achatado, mas que também é um exemplar muito peculiar devido à sua origem.

Nos anos 1950, nos Estados Unidos, uma criadora de Kentuky decidiu cruzar um gato american shorthair preto com com uma gata daraça birmanês. Desta forma, poderia conseguir criar um gato o mais parecido possível com uma pantera real, inspiração que veio do leopardo preto de "O livro da Selva", do filme da Disney.

Você pode encontrar mais informações sobre o bombaim no seguinte artigo do PeritoAnimal.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Bombaim

Gato exótico de pelo curto

Talvez se trate do exemplar de gato de nariz achatado mais evidente. Enquanto que alguns gatos braquicefálicos tem as características mais ou menos evidentes, o gato exótico de pelo curto tem um dos olhos mais redondos de todas as raças felinas.

Por outro lado, esta raça é peculiar porque se dá muito bem com outros animais, sejam gatos, cachorros ou inclusive roedores. Ainda assim, não devemos esquecer da importância do processo de socialização quando apresentarmos nosso gato a outras espécies.

Aqui você pode descobrir mais detalhes da raça de gato exótico de pelo curto.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Gato exótico de pelo curto

Selkirk rex

Embora o fato de ser uma das raças de gatos de nariz achatado chame muito a atenção, realmente o selkirk rex no rouba o fôlego com sua pelagem de ovelha, daí o nome da raça. Trata-se de uma das raças de gatos mais recentes, já que tem sua origem em 1988, quando ocorreu o cruzamento de uma gata de pele encaracolado com um gato persa.

Cabe destacar que são gatos grandes que podem chegar a pesar entre 4 e 7 quilos, além de contar com um corpo musculoso e flexível combinado com umas extremidades potentes.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Selkirk rex

Munchkin

O munchkin é outro gato braquicefálico de personalidade alegre. É muito brincalhão e, combinado com seu rosto achatado e suas patas curtas, é impossível não se derreter por ele. Esta raça surgiu nos anos 1940 e são aceitas todas as cores e traços faciais. Cabe destacar que é uma das menores raças de gatos que existem, já que os machos podem pesar entre 3 e 5 quilos.

Como mencionamos, são brincalhões, uma característica que vai de mãos dadas com seu dinamismo e rapidez na hora de se movimentar. Além disso, não podemos esquecer que se trata de uma raça muito inteligente e curiosa e que sempre ficam muito atentos ao que os rodeia.

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Munchkin

Gato sagrado da birmânia

Por último mas não menos importante, terminamos nossa lista de raças de gatos de nariz achatado com o gato sagrado da birmânia, outro gato braquicefálico. Também conhecido como o "gato sagrado da Birmânia", este pequeno felino se destaca por seus olhos grandes e amendoados, além de contar com patas curtas de tonalidade escura em contrate com o restante do corpo.

Conta com uma pelagem densa e semilonga de cor branco creme "com luvas", ou seja, que as extremidades são mais escuras, sejam as patas ou o final da cauda ou nas orelhas, por exemplo.

E aí, você já conhecia todas essas raças de gatos braquicefálicos ou de cara achatada? Conte pra gente nos comentários se você vive com um!

Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos - Gato sagrado da birmânia

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Raças de gatos de nariz achatado - Gatos braquicefálicos