Partilhar

Gato Selkirk Rex

Atualizado: 26 abril 2019
Gato Selkirk Rex

A raça de gato Selkirk Rex se destaca principalmente pela sua pelagem encaracolada, por essa razão, também é conhecido como "gato ovelha". É uma das raças de gatos mais recentes, pois foi desenvolvida no século passado. Esse felino ganhou o amor e admiração de milhares de amantes de gatos de todo mundo pois tem um personalidade muito doce e terna, também se destaca por ser um gato carinhoso e brincalhão.

Nessa ficha do PeritoAnimal, vamos te explicar tudo sobre o gato Selkirk Rex, desde a origem até os cuidados necessários, passando também pelas doenças mais comuns dessa raça e a personalidade habitual da espécie, no entanto, vale lembrar que cada individuo é único. Se você está pensando em adotar um exemplar dessa raça de gato ou já tem um, continue lendo e descubra mais sobre esse bichano.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Selkirk Rex: origem

O gato Selkirk Rex se desenvolveu nos Estados Unidos no ano de 1988. Quando uma gata de pelo encaracolado cruzou com um gato Persa. Fruto desse cruzamento, nasceram os primeiros exemplares de gato Selkirk Rex. Os criadores explicaram que o pelo ondulado se deve a uma mutação genética, da qual apareceu de forma natural e que afeta as características do pelo desses exemplares, fazendo que com que seja muito encaracolado e fofo.

Apesar de ter aparecido recentemente, pelo menos em comparação com o aparecimento de raças e reconhecimento das mesmas, essa raça foi reconhecida pelos principais órgãos oficiais, como por exemplo pela TICA oficializou essa raça de gato em 1990. Muitos podem pensar que o Selkirk Rex tem algum parentesco com os Devon Rex ou Cornish Rex pelo termo "rex" mas a verdade que apenas faz referência ao fato de, ambas as raças, possuírem o pelo ondulado.

Gato Selkirk Rex: características físicas

Os Selkirk Rex são gatos de tamanho grande, com um peso entre os 4 e 7 quilos, alguns gatos alcançam um tamanho que faz com que sejam considerados gatos gigantes. Apesar de o peso médio da maioria dos exemplares dessa raça se encontrar entre os 5 e 6 quilos. O corpo é musculoso, esbelto mas com extremidades muito fortes e flexíveis. A cauda tem tamanho médio, acaba com uma ponta redonda e de uma grossura considerável.

A expectativa de vida dos gatos Selkirk Rex oscila entre os 12 e 15 anos. A cabeça dos Selkirk Rex é média e focinho curto, largo e reto. Os olhos são redondos e de tamanho grande, a cor depende da pelagem, com o qual sempre está harmonizada. A pelagem da raça é a característica mais marcante dos Selkirk Rex pois tem um pelo que pode ser largo ou curto, existindo duas variações que são longhair ou shorthair, em qualquer um dos tipos se aceitam todas as cores possíveis. Mas o principal desse pelo não é o tamanho do mesmo, mas a forma, pois como mencionado anteriormente, tem um pelo ondulado. Nos exemplares de pelo grande podem formar nós. E não é só o corpo que tem esse pelo característico, mas também na cara, formando pitorescos bigodes de pelo suave e denso.

Gato Selkirk Rex: personalidade

Os gatos da raça Selkirk Rex são felinos muito tranquilos e pacientes, se caracterizam por ter uma personalidade calma e equilibrada. São muito carinhosos, demonstrando um grande afeto aos tutores. Tudo isso, faz com que essa raça de gato seja ideal para viver com crianças pequenas pois são gatos tolerantes e adoram as brincadeiras com os pequenos. Pela mesma razão, são ótimos companheiros para idosos. São gatos que se adaptam muito bem a qualquer tipo de ambiente e por isso, você não deve se preocupar se mora em um apartamento pequeno ou em uma casa grande.

Gato Selkirk Rex: cuidados

Dependendo do tipo de gato Selkirk Rex que você tenha em casa, os cuidados variam. Nos exemplares de pelo longo, você deve realizar escovações diárias da pelagem, enquanto que os exemplares de pelo curto as escovações podem ser feitas entre 2 e 3 vezes por semana. Os banhos devem ser limitados e realizados apenas quando seja extremamente necessário, tal como os cortes do pelo, que em princípio não devem ser feitos.

Devida a abundante pelagem, é importante que se preste atenção a acumulação de cera nas orelhas, tendo que estar muito atento ao estado de limpeza. Também deve prestar atenção a saúde ocular e bucal, podendo ser necessário realize limpezas mais ou menos frequentes a fim manter olhos e bocas saudáveis. Para fazer limpezas adequadas o melhor é seguir os conselhos de um veterinário de confiança.

Para manter o seu gato saudável você deve oferecer uma alimentação equilibrada, que cubra todas as necessidades nutricionais recomendadas e que não seja excessiva, afim de evitar que o seu pet sofra obesidade.

Gato Selkirk Rex: saúde

Talvez porque essa raça se originou de forma espontânea e não mediante a uma seleção artificial feita pelos seres humanos, é uma raça de gatos com boa saúde que ainda não apresenta patologias congênitas registradas.

Algumas das doenças ou problemas que podem apresentar os Selkirk Rex estão relacionados com a abundante pelagem, por exemplo, se não houver uma escovação frequente do pelo, podem desenvolver acúmulo de bolas de pelo no aparelho digestivo, por essa razão, é tão importante escovar o pelo dessa raça de gatos. Para ajudá-los a eliminar as bolas de pelo antes de se tornarem muito grandes, é importante utilizar produtos como malte para gatos ou parafina.

Também por esse tipo de pelo, terá mais probabilidade de sofrer problemas auditivos devido à pouca oxigenação do trato auditivo, que está mais tapado pela pelagem comparando com outras raças. Por isso, é muito importante que o veterinário te aconselhe um limpador auditivo com o qual você possa realizar a higiene dos ouvidos do seu bichano em casa, assim evitará a acumulação de cera que pode desencadear dores e incômodos.

Fotos de Gato Selkirk Rex

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Selkirk Rex

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Selkirk Rex

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Selkirk Rex
1 de 6
Gato Selkirk Rex

Voltar ao topo da página