Partilhar

Burmilla

Atualizado: 14 janeiro 2020
Burmilla

Neste artigo mostraremos uma das raças de gatos mais especiais, considerada uma raça bastante exclusiva devido ao pequeno número de espécimes existentes em todo o mundo. Estamos falando do gato Burmilla, originário do Reino Unido, uma raça que surgiu espontaneamente, sendo também bastante recente. Por tudo isso, esse gato ainda é muito desconhecido para muitas pessoas.

No PeritoAnimal, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a raça de gato burmilla, sua origem, suas características físicas, sua personalidade, cuidados e muito mais. Você sabe de onde vem esse nome curioso? Se a resposta for não, continue lendo e descubra!

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Burmilla: origem

O gato burmilla é originário do Reino Unido, onde uma gata Birmanesa se cruzou com um macho Persa chinchilla no ano de 1981. Esse encontro aconteceu por sorte e, assim, a primeira ninhada da raça que hoje conhecemos como Burmilla surgiu de maneira natural e não planejada. Agora, por que o nome "Burmilla"? Muito simples, as primeiras pessoas que descobriram a raça a chamaram assim por causa da combinação de "birmanês" e "chinchila".

Uma vez que apenas três décadas se passaram desde o nascimento dos primeiros espécimes, essa é considerada uma das raças de gatos mais recentes. De fato, a raça ainda nem foi reconhecida em seu país de origem, onde é considerada uma raça experimental, de acordo com a Cat Association of Britain. Da mesma forma, não está registrado nos Estados Unidos. No entanto, organizações internacionais oficiais como a FIFe (Federação Internacional dos Felinos) já registraram o padrão em 1994.

Burmilla: características

O gato Burmilla tem um tamanho médio, pesando entre 4 e 7kg. Seu corpo é compacto e sólido, assim como suas extremidades, que possuem uma musculatura desenvolvida, sendo as pernas da frente mais finas e um pouco mais curtas. Sua cauda é reta, muito longa e terminada em uma ponta redonda. Sua cabeça é larga e redonda, com bochechas cheias, olhos verdes rasgados, delineados por pálpebras negras. As orelhas são de tamanho médio e de formato triangular, com a ponta arredondada e a base larga.

Depois de revisar as características anteriores do Burmilla, é natural que você se pergunte: "Existem gatos Burmilla com olhos azuis?". A verdade é que não, todos os exemplares desta raça devem ter olhos verdes para serem considerados puros.

A pelagem do gato Burmilla é um pouco mais longa do que a do gato Birmanês, sendo igualmente macia e sedosa, além de muito brilhante. O pelo tem muito volume porque possui uma estrutura de duas camadas, com uma sub camada mais curta que favorece o isolamento. As cores aceitas são aquelas com base branca ou prata combinadas com lilás, canela, azul, creme, preto e avermelhado.

Burmilla filhote

Se algo diferencia o Burmilla filhote dos outros gatinhos, é sem dúvida a cor de seus olhos e da pelagem. Assim, o gato Burmilla bebê já tem lindos olhos verdes e pelos brancos ou prateados, que desenvolvem sua cor combinada à medida que crescem. Além desses traços, diferenciar um filhote dessa raça de outras pode ser complicado, por isso será necessário procurar um veterinário especializado em gatos ou esperar que ele cresça um pouco.

Burmilla: personalidade

Algo altamente notável sobre o gato Burmilla é sua personalidade magnífica e cativante, pois é um gato atento, afetuoso e muito apegado à sua família. Aqueles que vivem com um Burmilla garantem que é um gato de boa índole, que adora companhia e geralmente se dá bem com todos os membros da família, sejam outras pessoas, gatos ou praticamente qualquer outro animal. Em geral, trata-se de um felino muito tolerante, indicado especialmente para famílias com crianças, pois adora passar tempo brincando com elas e recebendo mimos.

O Burmilla é um gato muito equilibrado pois, embora adore brincadeiras e atividades, ele é muito tranquilo. Dessa forma, ele raramente mostra uma atitude nervosa ou inquieta. Caso se mostre assim, isso significa que algo está errado e pode estar sofrendo com um problema de saúde ou estresse, algo que precisa ser identificado e tratado. Nesse sentido, destacam-se também as habilidades comunicativas dessa raça felina.

Burmilla: cuidados

A Burmilla é uma raça de fácil manutenção, adequada para pessoas que estão criando um gato pela primeira vez, pois requer pouca atenção e cuidado para estar em boas condições. Quanto à pelagem, por exemplo, só precisa receber um par escovações semanais para parecer arrumada e brilhante.

Por outro lado, você deve prestar atenção à dieta do gato, pois é necessário fornecer uma dieta de qualidade, ajustada às necessidades nutricionais e à sua atividade física, que determinará o gasto calórico diário e as necessidades alimentares. Também é essencial garantir que tenha água fresca à sua disposição o tempo todo, caso contrário, poderá ficar desidratado.

Por último, é importante ter o enriquecimento ambiental. Embora estejamos falando de um gato tranquilo, lembre-se de que ele gosta de brincar e se divertir, por isso será essencial fornecer brinquedos variados, arranhadores de diversas alturas, etc. Da mesma forma, é necessário passar parte do dia brincando com ele, desfrutar de sua companhia e dar a ele todo o carinho que puder.

Burmilla: saúde

Devido ao seu aparecimento espontâneo, a raça não apresente doenças congênitas nem tenha uma inclinação especial a sofrer com qualquer condição em relação às outras raças. Mesmo assim, não se deve esquecer que, como qualquer outro gato, deve tomar suas vacinas obrigatórias e desparasitações, assim como fazer consultas veterinárias regulares que permitam detectar qualquer anomalia o mais rápido possível.

Além disso, é recomendável acompanhar o estado de sua boca, olhos e orelhas, realizando as limpeza necessárias com os produtos e procedimentos mais adequados para cada caso. Da mesma forma, é importante manter o gato Burmilla exercitado e bem alimentado, favorecendo a boa manutenção do seu estado de saúde. Com todos esses cuidados, a expectativa de vida média de uma Burmilla varia entre 10 e 14 anos.

Fotos de Burmilla

Vídeos relacionados com Burmilla

1 de 3
Vídeos relacionados com Burmilla
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Burmilla

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Burmilla

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Burmilla
1 de 5
Burmilla

Voltar ao topo da página