Os mais...

Raças de gatos com manchas

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 15 março 2022
Raças de gatos com manchas
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O comprimento, forma e cor da pelagem dos gatos são extremamente variados, dependendo da raça e do indivíduo, o que significa que podemos encontrar exemplares com padrões muito diversos e curiosos. Se compararmos as mais de 40 raças felinas reconhecidas pela Federação Internacional Felina (FIFe), descobrimos que a pelagem tigrada é a mais comum, mas também há muitos exemplares que têm manchas de maior ou menor tamanho distribuídas por todo o seu corpo. Os gatos manchados são reconhecidos justamente pelos diferentes e lindos padrões de manchas que apresentam.

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos as principais raças de gatos com manchas, sua origem, personalidade e cuidados. Se você gosta de gatos manchados, continue lendo!

Também lhe pode interessar: As raças de gatos mais carinhosas

Índice

  1. Gato bengal
  2. Mau egípcio
  3. Ocicat
  4. Savannah
  5. Bobtail japonês
  6. Munchkin
  7. Birmano
  8. Siamês
  9. Balinês
  10. Ragdoll
  11. Outras raças de gatos manchados

1. Gato bengal

O gato bengal é originário dos Estados Unidos e nasceu de um cruzamento entre um gato-leopardo asiático (Prionailurus bengalensis) e um gato comum, o que lhe deu uma bela pelagem dourada com manchas negras que lembram onças-pintadas. Por esta razão, se pensarmos em gatos com manchas de leopardo, o bengal é sem dúvida o primeiro que nos vem à mente.

Os gatos bengal são felinos extremamente ativos, enérgicos e curiosos. Eles adoram brincar com qualquer coisa e podem facilmente ficar entediados se passarem muito tempo sozinhos ou não receberem o estímulo necessário. Além disso, eles são gatos muito escaladores e gostam de observar seus arredores das alturas, por isso é aconselhável fornecer-lhes torres ou estruturas para gatos que eles possam escalar.

Estes gatos manchados são uma raça geralmente saudável, embora possam ser um pouco exigentes com sua alimentação, que deve ser de boa qualidade e altamente palatável para ser aceita.

Raças de gatos com manchas - 1. Gato bengal

2. Mau egípcio

Esta raça de gatos do Egito tem uma aparência muito característica com um belo padrão mosqueado sobre um fundo que geralmente é bronze ou prata, e olhos grandes e arredondados que lhe dão uma curiosa expressão de preocupação constante.

O mau egípcio é um gato tímido e bastante sensível. Seu senso excepcional de audição, juntamente com sua natureza cautelosa, faz com que seja facilmente assustado por sons altos e repentinos, de modo que precisa de alguma habituação se for viver com crianças ou em ambientes barulhentos, por exemplo. Por outro lado, o mau egípcio é um gato particularmente afetuoso e apegado, gosta da companhia tanto de humanos quanto de outros animais e estabelece laços muito fortes com seus guardiões. Por todas estas razões, estes gatos com manchas cinzentas são os companheiros ideais para pessoas caseiras.

Raças de gatos com manchas - 2. Mau egípcio

3. Ocicat

Outra raça de gato manchado é o chamado "ocicat" ou "gato ocelote". Esta raça foi criada acidentalmente quando, nos anos 60, um criador americano quis obter gatos siameses com um padrão de cor semelhante ao dos gatos abissínios. Ele cruzou estas duas raças até, por acaso, obter um gatinho com um padrão malhado muito semelhante ao de uma jaguatirica (Leopardus pardalis), o que deu à raça seu nome.

O ocicat é um felino confiante e extrovertido. Apesar de sua aparência selvagem, é um animal sociável e brincalhão que gosta de atenção. O ocicat também é muito atento e inteligente, por isso é possível ensinar-lhe alguns truques, desde que seu treinamento seja feito através de reforços positivos e em sessões curtas para evitar aborrecimentos ou frustrações.

É uma raça saudável e não requer cuidados excessivos, embora seja importante fornecer estímulo físico, social e cognitivo suficiente para que ele não desenvolva problemas comportamentais.

Raças de gatos com manchas - 3. Ocicat

4. Savannah

Esta raça espetacular surgiu nos anos 1980, quando um gato doméstico foi cruzado com um serval macho (Leptailurus serval), dando origem a descendentes híbridos que receberam o nome de "savannah".

Os gatos savannah podem variar muito em tamanho, mesmo dentro de uma ninhada, como resultado de sua genética híbrida, mas todos eles são consideravelmente mais altos, mais longos e mais pesados do que o gato doméstico comum. Da mesma forma, sua personalidade varia de indivíduo para indivíduo. Com uma boa socialização, os gatos savannah tendem a ser afáveis e leais, embora bastante independentes. Eles também são caracteristicamente muito ativos e inteligentes e, curiosamente, muitos deles gostam de brincar na água.

O savannah é uma raça muito especial, mas as características e genética particular deste gato com manchas significam que não é um animal de companhia adequado para pessoas sem experiência prévia no cuidado e educação desses felinos.

Raças de gatos com manchas - 4. Savannah

5. Bobtail japonês

Como seu nome sugere, o bobtail japonês é originário do Japão, onde é considerado um símbolo de boa sorte. Sem dúvida, sua característica mais marcante é seu rabo curto em forma de "pompom", semelhante à de um coelho. Esta raça felina pode apresentar cores e padrões diferentes, embora a mais característica e tradicional seja o tricolor, que consiste em manchas avermelhadas e pretas sobre um fundo branco.

O bobtail japonês pode ter pelos longos ou curtos, e exemplares com heterocromia da íris, ou seja, com um olho de cada cor, são relativamente comuns. É um gato bastante independente e miador, mas também muito meigo, sociável e versátil, o que o torna um bom companheiro para crianças e outros animais. Ele é um explorador nato e gosta de sair ao ar livre sempre que pode e subir a lugares altos de onde pode observar seu entorno.

Ele é um animal bastante saudável, mas requer escovagem frequente para manter seu pelo em boas condições e para evitar que ele ingira bolas de pelo, especialmente o bobtail de pelo longo.

Raças de gatos com manchas - 5. Bobtail japonês

6. Munchkin

Esta raça felina é conhecida por suas patas curtas, o resultado de uma mutação genética que faz com que os ossos de seus membros sejam menores do que o normal. Sua marcha faz lembrar a de um furão, mas apesar do comprimento de suas patas, os munchkins são gatos rápidos e brincalhões e, embora não sejam capazes de pular tanto quanto os outros felinos, sua inteligência os ajuda a encontrar maneiras mais fáceis de chegar onde querem ir.

Sua pelagem pode ser curta ou longa e vir em muitas tonalidades e padrões, incluindo tigrado e malhado, de modo que gatos com manchas de tigre, leopardo ou manchas mais raras podem ser encontrados. Os espécimes tricolores (com manchas laranja, preta e branca) são frequentes nesta raça e, como no resto dos gatos, estes indivíduos particulares serão quase todos fêmeas. Neste outro artigo explicamos por que os gatos tricolores são geralmente fêmeas.

O munchkin requer cuidados frequentes e sua saúde precisa ser monitorada com visitas anuais ao veterinário, pois sua mutação característica torna estes animais mais suscetíveis a problemas de coluna.

Raças de gatos com manchas - 6. Munchkin

7. Birmano

Há vários gatos brancos com manchas marrons, dentre os mais populares o birmano. O gato birmanês, também chamado de gato sagrado da Birmânia, tem uma bela pelagem semi-longa, geralmente de cor muito clara em quase todo o corpo, exceto no rosto, nas orelhas e na parte distal das patas e do rabo, onde tem manchas mais escuras. Suas quatro patas são brancas, dando a impressão de que está usando "meias" e seus olhos são azul claro.

Esta raça é muito familiar, adapta-se facilmente ao meio ambiente e pode coexistir com outros animais sem problemas, desde que esteja acostumada com eles e bem introduzida. Muitos gatos birmaneses são bastante fracos e tendem a exigir a atenção de seus tutores, emitindo uma variedade de sons, embora também sejam animais calmos e afetuosos.

A pelagem deste gato manchado precisa de muita atenção para evitar a formação de nós ou a ingestão de bolas de pelo pelo pelo gato ao se banhar. É melhor escovar com uma ferramenta adequada para gatos de pelo semi-longo pelo menos três ou quatro vezes por semana.

Raças de gatos com manchas - 7. Birmano

8. Siamês

O elegante gato siamês tem uma aparência muito reconhecível com uma figura esbelta e alongada, olhos em forma de amêndoa de aspecto oriental e manchas pretas características no rosto, rabo e extremidade distal dos quatro membros que se destacam do resto de sua pelagem de cor creme. Por esta razão, é um dos gatos com manchas negras característicos.

Embora estes gatos adorem se enrolar e descansar em lugares quentes, eles também são muito ativos e extremamente brincalhões. Eles são animais carinhosos com seus tutores e, se bem socializados, geralmente preferem viver na companhia de outros gatos com os quais podem interagir, pois tendem a se aborrecer se não têm estímulo ambiental suficiente ou se passam muitas horas sozinhos em casa.

Raças de gatos com manchas - 8. Siamês

9. Balinês

O gato balinês está intimamente relacionado com os siameses, pois é uma raça que surgiu da criação seletiva daqueles gatos siameses que tinham uma pelagem mais longa do que o normal. É por isso que o balinês era conhecido há muito tempo como o "siamês de pelo longo", até ser finalmente reconhecido como uma raça distinta.

O padrão balinês aceita uma ampla gama de cores, incluindo azul, chocolate, creme ou avermelhado, bem como alguns padrões incluindo manchas escuras no rosto, orelhas, patas e rabo.

Embora hoje haja uma clara distinção entre uma raça e outra, este gato manchado ainda é muito parecido com o siamês em temperamento, pois é um animal apegado a seus guardiões, miador, brincalhão, inteligente e precisa de muito estímulo para não se aborrecer ou frustrar, especialmente os exemplares mais jovens.

Raças de gatos com manchas - 9. Balinês

10. Ragdoll

Esta raça de pelagem semi-longa tem uma mancha cinza ou preta muito característica ao redor de seus olhos, que geralmente são de um azul muito claro. Também tem frequentemente áreas mais escuras de pelo no rabo ou no dorso, enquanto o resto de sua pelagem é branca ou creme, embora às vezes também possa ter manchas de cores semelhantes àquelas em seu rosto.

O ragdoll é um gato calmo, pacífico e tranquilo. Geralmente é muito tolerante com a presença de outros animais ou crianças em casa e, embora também seja independente, é afetuoso com aqueles com quem tem confiança suficiente.

Estes que também são gatos com manchas são longevos e geralmente de boa saúde, mas como em qualquer raça de pelo longo ou semi-longo, o pelo do ragdoll deve ser escovado e cuidado com frequência para evitar complicações.

Raças de gatos com manchas - 10. Ragdoll

Outras raças de gatos manchados

Algumas raças podem ter padrões e cores diferentes dependendo do indivíduo, incluindo a pelagem manchada, mas não de forma exclusiva. Assim, podemos encontrar um número infinito de gatos com manchas coloridas, tais como preto e laranja ou preto e branco. Algumas dessas raças de gatos com manchas incluem:

Agora que você já conheceu diversos gatos manchados, talvez você possa se interessar por este outro artigo sobre raças de gatos que parecem leões.

Raças de gatos com manchas - Outras raças de gatos manchados

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de gatos com manchas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Os mais....

Bibliografia
  • It, B. S.-H. F. (s/f). Breed standards. Fifeweb.Org. Disponível em: <http://fifeweb.org/wp/breeds/breeds_prf_stn.php>. Acesso em 15 de março de 2022.
  • Super User. (2018, julio 31). Browse All Breeds. Tica.org. Disponível em: <https://tica.org/es/breeds/browse-all-breeds>. Acesso em 15 de março de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 12
Raças de gatos com manchas