menu
Partilhar

Gato bobtail japonês

Atualizado: 25 fevereiro 2021
Gato bobtail japonês

Embora tenda a ser confundido com o Bobtail Americano, o gato Bobtail Japonês é uma raça diferente, cuja única similaridade é a cauda curta em forma de pompom. Assim, esta é uma das principais características da raça felina que apresentaremos a seguir, uma raça com um temperamento incrivelmente positivo, alegre, ativa e muito brincalhona.

O Bobtail Japonês é um dos gatos mais apreciados na cultura asiática. De fato, é considerado o "gato da boa sorte", e neste artigo você vai descobrir por quê. Continue lendo e conheça no PeritoAnimal todas as características do Bobtail Japonês, seus cuidados e lendas mais populares.

Origem
  • Ásia
  • Japão
Classificação FIFE
  • Categoria IV
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do bobtail Japonês

Embora possa parecer incrível, o gato bobtail Japonês surgiu naturalmente. Sua cauda curta se deve a uma mutação causada por um gene recessivo. Contudo, até hoje não se sabe quando exatamente o bobtail japonês surgiu, justamente porque nasceu como um produto de cruzamentos naturais. Também não se sabe exatamente se nasceu no Japão, China ou Coréia, embora estudos indiquem que poderia ter chegado ao Japão vindo da China, pelo fato de haver documentos que registram a chegada deste gato da China já no Século VI, há mais de 1.000 anos!

O bobtail japonês está tão presente no Japão que é possível vê-lo em diversos lugares. Por exemplo, no templo Gotokuji em Tóquio, vemos nas paredes afrescos em que esses gatos aparecem.

Lendas sobre o Bobtail Japonês

O que conhecemos são as lendas que surgiram em torno desta raça, e que o Bobtail Japonês é um dos gatos mais apreciados na cultura japonesa. O Bobtail Japonês está relacionado à boa sorte e, portanto, as lendas existentes giram em torno disso. O nome "Maneki-Neko" parece familiar para você? Bem, é um Bobtail Japonês! Hoje em dia o associamos com o típico boneco japonês em forma de gato sentado, com uma pata levantada que se move constantemente. Claro, isso vem de uma lenda que diz que, no século XVII, um monge muito humilde vivia com sua gata em um templo em Tóquio, que estava em péssimas condições. Em um dia de tempestade, Naotaka Ti, um senhor feudal com grande poder, foi preso e decidiu se esconder sob uma árvore. Ele viu a gata do monge com uma pata levantada e acreditou que isso indicava que deveria ir até onde ele estava, então, decidiu deixar seu abrigo para ir em direção ao templo. Naquele exato momento, um raio atingiu a árvore. Neotaka Ti sentiu que esta preciosa gatinha de cauda curta salvou sua vida, e consertou seu templo. Assim surgiu o chamado "gato da sorte".

Também há, é claro, uma lenda na cultura japonesa que explica por que a cauda do Bobtail Japonês é tão curta. Bem, essa lenda explica que a cauda de um gato pegou fogo nas chamas de um braseiro. Aprisionado pelo medo, ele correu e incendiou todas as casas que encontrou em seu caminho pela cidade, pois eram construídas com madeira. As chamas se espalharam tão rapidamente que toda a cidade foi completamente queimada. Portanto, o imperador tomou a decisão de cortar a cauda de todos os gatos para evitar que tal acidente acontecesse novamente.

Características do bobtail japonês

O bobtail japonês é um gato de tamanho médio, cujo peso varia de 3 a 5 kg, sendo as fêmeas geralmente menores que os machos. O corpo desta raça de gato é geralmente mais longo do que alto, magro, com músculos desenvolvidos e uma constituição forte. Não é um gato estilizado, mas é elegante e esguio devido ao seu porte musculoso. As pernas traseiras são normalmente ligeiramente mais compridas que as dianteiras, no entanto, são proporcionais ao resto do corpo, de modo que o gato não parece curvo quando está em pé. Assim, é um gato bastante ágil.

Continuando com as características do bobtail japonês, sua cara forma um triângulo equilátero, no qual se observam maçãs do rosto proeminentes e salientes, além de olhos muito expressivos e ovais. Nesta raça, são permitidas todas as cores nos olhos, embora eles sejam geralmente semelhantes à cor da pelagem. O focinho não é pontiagudo nem achatado, é bastante amplo e arredondado na área dos bigodes. O nariz, por outro lado, é ligeiramente longo e definido. As orelhas têm tamanho médio, são eretas e bem afastadas, embora proporcionais às linhas da cabeça. No geral, as características faciais do bobtail japonês sugerem que é uma raça originária do Japão, mas totalmente diferente de outros gatos orientais.

Agora, se há algo que caracteriza o bobtail Japonês ainda mais do que as suas outras características, é sua particular cauda em forma de pompom. Assim, esta raça felina possui uma cauda curta de cerca de 10 cm, totalmente coberta por pelos e semelhante à cauda de um coelho. A pelagem do corpo, por outro lado, é mais curta, embora igualmente macia e sedosa. O bobtail japonês não tem subcamada de pelo e não é um dos gatos que mais solta pelos, pelo contrário, ele perde muito pouco. Embora seja mais comum observar o bobtail japonês de pelo curto, a verdade é que também encontramos a variedade do Bobtail Japonês de pelo comprido. Nesse caso, o gato ainda é considerado de pelo curto, mas tem uma pelagem um pouco mais longa e uma cauda bem mais volumosa.

Cores do bobtail japonês

Nesta raça felina, são aceitas todas as cores e padrões, exceto a cor prata, ouro, tigrado (tabby) e pontilhado (pointed). Tanto a cor do nariz quanto a dos olhos costumam estar em harmonia com o tom do pelo, de forma que todas também são aceitas.

Personalidade do bobtail japonês

O gato bobtail japonês é caracterizado por ter uma personalidade amistosa, afetuosa e doce. Além disso, é um gato muito sociável que até se aproxima de pessoas desconhecidas. Ele também tende a se dar bem com outros animais, embora isso dependa em grande parte da personalidade do outro animal e se ambos foram devidamente socializados.

Por outro lado, o bobtail japonês é um gato ativo, curioso e inteligente, por isso adora brincar, investigar e aprender novos truques. É claro que, como muitas raças de felinos, é um gato bastante territorial, especialmente quando outros animais chegam em sua casa. Da mesma forma, é muito familiar e gosta muito da companhia daqueles que considera parte do seu núcleo familiar, tanto humanos como outros gatos ou cachorros. No entanto, isso não significa que ele não precisa passar algum tempo sozinho, pois também possui um certo grau de independência.

Por fim, na personalidade do bobtail japonês se destaca seu enorme desejo de se expressar e se comunicar, especialmente com seus companheiros humanos. É um gato que costuma miar muito e que possui, de fato, mais variações e vocalizações do que outras raças felinas, tanto que muitos cuidadores afirmam que o gato parece estar cantando.

Cuidados do bobtail japonês

O principal cuidado com o Bobtail Japonês está em sua necessidade de exercícios, além de satisfazer seu curioso instinto. Por isso, é imprescindível oferecer a ele um enriquecimento ambiental adequado, com brinquedos diversos, arranhadores com diferentes alturas e prateleiras. Também é recomendado preparar um local em que ele possa brincar e se exercitar. Da mesma forma, é recomendável passar algumas horas por dia brincando com o gato, tanto para mantê-lo fisicamente como mentalmente estimulado. Neste tempo, é aconselhável praticar jogos que incentivem o gato a buscar e correr, assim como jogos de inteligência.

Uma vez que o pelo do Bobtail Japonês é curto, ele não precisa de mais do que uma ou duas escovações por semana. Quanto ao banho, como em todas as raças felinas, é preferível deixá-lo apenas para quando o animal estiver realmente sujo.

Por fim, devemos lembrar que o Bobtail Japonês é um gato ativo e inteligente, por isso é altamente recomendável ensinar a ele novos truques sempre que possível. Por exemplo, você pode ensiná-lo a dar a pata, sentar, buscar a bola, etc. As possibilidades são infinitas e vocês dois vão se divertir muito. É claro que as sessões não devem ser muito longas ou o gato ficará estressado e entediado. Neste artigo explicamos como educar um gato.

Saúde do bobtail japonês

A expectativa de vida do Bobtail Japonês é de cerca de 16 anos. Trata-se de uma raça felina bastante resistente, que não apresenta tendência a sofrer nenhuma doença específica além das doenças mais comuns dos gatos. Assim, com os devidos cuidados e visitas adequadas à clínica veterinária, o Bobtail Japonês pode permanecer saudável e feliz. É claro que também é necessário fazer revisões de seus ouvidos, unhas, pele e boca para detectar qualquer anomalia o mais rápido possível.

Damos especial ênfase à alimentação, pois se não for de qualidade ou não for corretamente racionada, o Bobtail Japonês pode desenvolver obesidade, principalmente se não praticar os exercícios de que necessita.

Fotos de Gato bobtail japonês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato bobtail japonês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato bobtail japonês
1 de 4
Gato bobtail japonês

Voltar ao topo da página