Cachorros

Terrier alemão de caça

Atualizado: 19 junho 2023
Terrier alemão de caça

Como o nome sugere, o terrier alemão de caça é uma raça de cães originária da Alemanha, onde historicamente foi treinado para desempenhar funções muito versáteis nas atividades de caça, que variavam desde perseguição à presa em diferentes tipos de superfícies até a busca de tocas e o rastreamento de presas previamente caçadas por seus tutores. De fato, uma das características mais valorizadas dessa raça de cães é a disposição para o trabalho e o treinamento, bem como o empenho em agradar seus tutores, podendo também ser um excelente cão de companhia, desde que tenha acesso a um adequado processo de educação e socialização.

Se você está procurando o companheiro "ideal" para o seu dia a dia, não deixe de continuar lendo este artigo do PeritoAnimal, no qual falamos mais sobre a aparência e o comportamento dessa raça de cachorro alemã interessante, porém pouco conhecida, bem como os cuidados essenciais para que um terrier alemão de caça possa desfrutar de uma qualidade de vida ótima. Pronto para começar?

Origem
  • Europa
  • Alemanha
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Caráter
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo
Nível de adestramento

Índice

  1. Origem do terrier alemão de caça
  2. Características do terrier alemão de caça
  3. Personalidade do terrier alemão de caça
  4. Cuidados com o terrier alemão de caça
  5. Educação do terrier alemão de caça
  6. Saúde do terrier alemão de caça
  7. Onde adotar um terrier alemão de caça

Origem do terrier alemão de caça

Trata-se de uma das raças de cães alemães relativamente recente, cujas origens remontam ao chamado período entre guerras ou interbellum, compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial ocorridas no século XX. A história "oficial" conta que o terrier alemão de caça surgiu devido ao entusiasmo de um grupo muito ativo de caçadores que, após a Primeira Guerra, decidiram se desvincular do Clube do Fox Terrier, com o objetivo de criar uma nova raça de cães dedicados exclusivamente à caça, com características e habilidades mais voltadas para essa atividade.

No entanto, também há versões que afirmam que esse grupo de caçadores estava preocupado com a penetração em massa de cães de raça originários de outros países em terras alemãs, como o próprio fox terrier de origem britânica, e desejavam desenvolver uma raça canina autenticamente alemã que se destacasse tanto ou mais do que as "estrangeiras". De qualquer forma, é perfeitamente plausível pensar que ambos os propósitos coexistiram naquela época e tenham acabado resultando na criação do terrier alemão de caça.

Dentro desse grupo de caçadores, estavam alguns cinólogos muito experientes em caça, como Rudolf Friess, Walter Zangenberg e Carl-Erich Grünewald, que decidiram concentrar seus esforços no desenvolvimento de um novo cão de caça de pelagem preta-avermelhada, com boas habilidades para procurar e escavar tocas. A sorte sorriu para eles quando o zoólogo Lutz Heck/Hagenbeck, que na época atuava como diretor do zoológico, presenteou-os com quatro cães terrier de pelagem preta-avermelhada que também seriam descendentes de raças "puras" de fox terrier. Acredita-se que esses indivíduos tenham sido a base para o desenvolvimento do terrier alemão de caça, mas também foram realizados cruzamentos seletivos posteriores com outros exemplares do antigo fox terrier de pelo duro e do terrier de Welsh.

Durante todo esse processo, os criadores também se dedicaram a ressaltar o gosto pela água e as capacidades de aprendizado da nova raça que estavam desenvolvendo. Isso explica por que o terrier alemão de caça é, hoje em dia, não apenas um caçador versátil, mas também um cão altamente predisposto ao treinamento, que responde muito bem ao reforço positivo.

Finalmente, vale mencionar que desde 1926 a raça possui seu próprio clube em sua terra natal, o "Deutscher Jagdterrier-Club e.V.", e atualmente é reconhecida pela maioria das federações caninas internacionais, inclusive pela FCI, que a inclui na seção 1 do Grupo 3, onde encontramos os cães terrier de porte médio ou grande com habilidades para trabalho.

Características do terrier alemão de caça

Estamos falando de um cão de porte médio, mas compacto, com musculatura bem desenvolvida e corpo ligeiramente mais longo do que alto. O dimorfismo sexual é bastante suave, pois machos e fêmeas têm uma altura na cernelha bem parecida, variando entre 33 cm e 40 cm. O peso corporal deve ser proporcional ao tamanho de cada indivíduo, não resultando em uma aparência muito delgada nem rechonchuda.

A cabeça do terrier alemão de caça é formada por um crânio alongado com uma forma de cunha moderada, mas não pontiaguda. O focinho é um pouco mais curto do que o crânio, desde a protuberância occipital até a depressão naso-frontal (stop), que é pouco desenvolvida. O nariz, por sua vez, não deve ser muito estreito nem muito pequeno em relação ao focinho, e sempre tem cor preta (inclusive nos indivíduos de pelagem castanha).

Também na região facial, observamos olhos pequenos ovalados e afundados de cor escura, com pálpebras aderentes e expressão firme. As orelhas do terrier alemão de caça têm formato de "V" e não são muito pequenas, mas também não são grandes, inseridas em posição alta. O cão costuma mantê-las semieretas. Já na boca do terrier alemão de caça encontramos dentes grandes e uma mandíbula poderosa que formam uma mordida em tesoura completa.

Cores do terrier alemão de caça

A pelagem do terrier alemão de caça pode ser composta por pelos ásperos, retos e densos, ou por pelos lisos e duros. Em ambos os casos, as cores consideradas "aceitáveis" para o terrier alemão pela FCI são preto, marrom escuro ou preto acinzentado misturado com marcas de cor vermelho-amarelado, que estão bem definidas e espalhadas na região acima dos olhos (sobrancelhas), focinho, peito, membros e ao redor do ânus. O padrão da raça também "permite" uma máscara clara ou escura, assim como uma pequena marca branca no peito e nos dedos.

No entanto, não devemos esquecer que a presença de outras cores ou padrões na pelagem de um cão não determinam sua beleza, muito menos sua personalidade e comportamento. Portanto, se você adotou um terrier alemão de caça que não atende a todas as "regras" para ser considerado "puro", ainda assim você poderá ter um companheiro com habilidades notáveis.

Como é o filhote de terrier alemão de caça

A aparência de um filhote de terrier alemão de caça é bastante semelhante à dos indivíduos adultos, mas sua pelagem preta-avermelhada ainda não está completamente desenvolvida, então costuma ter menos volume e uma textura não tão áspera ou dura. No entanto, além da aparência, o mais importante é ter em mente que a infância é um período crítico para o desenvolvimento físico, cognitivo e social ideal de todos os cães. Nesse sentido, para evitar que seu filhote de terrier alemão de caça apresente problemas de comportamento e dificuldades de aprendizado ao longo da vida, o primeiro passo é garantir que ele possa ficar junto à mãe até completar o período de desmame, pois nesse período ela é responsável por ensinar aos seus filhotes os princípios básicos da comunicação e do comportamento social dos cães, bem como os limites para as brincadeiras.

Ao chegar em seu novo lar, seu pequeno terrier alemão de caça naturalmente irá exibir uma série de comportamentos exploratórios para começar a descobrir e interagir com seu ambiente e os estímulos e indivíduos presentes lá. Nesta fase, é comum que eles queiram colocar quase tudo o que encontram na boca, inclusive as mãos e os pés de seus tutores, principalmente durante as brincadeiras. Para evitar que esses comportamentos fofos em um filhote se tornem irritantes ou até perigosos em um cão adulto, é fundamental incentivar bons hábitos alimentares desde sempre e direcionar as mordidas para recursos mais apropriados. Se precisar de ajuda, no PeritoAnimal explicamos como fazer o cachorro parar de morder. &

Personalidade do terrier alemão de caça

Trata-se de um cão cheio de vitalidade e muito predisposto ao adestramento, cujo desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas e sensoriais esteve historicamente relacionado à otimização de seu desempenho para caça. Portanto, o terrier alemão de caça precisa fazer bastante exercício todos os dias para manter um comportamento estável e prevenir o desenvolvimento de comportamentos destrutivos e sintomas de estresse.

Em condições saudáveis, os terriers alemães de caça são muito confiáveis e, embora sejam mais amigáveis e carinhosos com sua família, também não costumam se comportar de forma tímida ou assustada na presença de estranhos. Assim, é necessário prestar atenção aos comportamentos associados à insegurança e ao medo excessivo, pois geralmente indicam problemas na socialização e/ou exposição sistemática a repreensões, punições físicas ou violência em qualquer uma de suas formas.

Cuidados com o terrier alemão de caça

Para levar uma vida saudável, ativa e feliz, os terriers alemães de caça precisam receber alguns cuidados básicos:

  • Alimentação completa e equilibrada: independentemente do tipo de dieta que você decida oferecer ao seu cão, é indispensável que ela atenda completamente aos requisitos nutricionais de cada estágio de sua vida;
  • Medicina preventiva: inclui a aplicação das vacinas essenciais conforme o calendário vacinal para cães, a realização de vermifugações periódicas contra parasitas internos e externos e pelo menos uma ou duas visitas anuais ao veterinário para verificar o estado de saúde do seu peludo;
  • Exercício: o terrier alemão de caça é um cão muito enérgico e gosta de se manter ativo. Fazer pelo menos três passeios diários é o básico para uma boa rotina de exercícios, mas também recomendamos avaliar os benefícios de envolver seu cão em um esporte canino, como o agility, e aproveitar a grande disposição do terrier alemão de caça para o aprendizado investindo em seu treinamento. Um cão que leva uma rotina sedentária em um ambiente empobrecido torna-se mais propenso a problemas de comportamento relacionados à destrutividade, ansiedade de separação e até mesmo agressividade. Para prevenir tudo isso, aconselhamos fortemente que você invista em enriquecimento ambiental e, considerando as notáveis habilidades de caça do terrier alemão de caça, pode ser uma excelente ideia apostar em brincadeiras para estimular a inteligência do cachorro.
  • Higiene do pelo: a bela pelagem preto-avermelhada do terrier alemão de caça precisará de escovações regulares (uma ou duas vezes por semana) para se manter brilhante e saudável, evitando o acúmulo de sujeira e pelos mortos. Os banhos podem ser dados ocasionalmente, apenas quando o cão estiver realmente sujo, pois banhos em excesso promove o "desgaste" da camada natural de gordura que reveste e protege o corpo do cão, deixando-o mais vulnerável a vários problemas de saúde. E sempre que você quiser dar banho em seu cão em casa, lembre-se de usar produtos naturais ou adequados para uso veterinário.
  • Higiene bucal: o acúmulo de resíduos alimentares nos dentes e gengivas leva ao desenvolvimento de problemas dentários comuns em cães, que vão desde o tártaro até doenças mais complexas, como gengivite e periodontite. Para preveni-los, é muito importante escovar regularmente os dentes do seu melhor amigo, usando sempre produtos adequados para cães ou pastas de dentes caseiras com ingredientes não-agressivos para a saúde canina. Além disso, você pode considerar oferecer uma dieta BARF ou crua ao seu terrier alemão de caça, pois um de seus muitos benefícios é facilitar a higiene bucal, prevenindo a formação de placa bacteriana. Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar as liberdades básicas do bem-estar animal, e uma das mais importantes está relacionada à liberdade de expressão, isto é, permitir que seu cão possa se expressar e agir como um cão, sem submetê-lo a qualquer prática de "humanização" ou repreensão sistemática de seus comportamentos instintivos.

Educação do terrier alemão de caça

Em complemento com os cuidados mencionados acima, éfundamental que você leve a educação do seu terrier alemão de caça muito a sério desde o início, pois isso terá um impacto significativo no comportamento do seu peludo no dia a dia e em sua capacidade de se relacionar positivamente com uma variedade de pessoas, ambientes e estímulos. Nesse sentido, o ideal é iniciar seu processo de educação assim que ele chegar em casa, preferencialmente durante seus primeiros meses de vida (embora a mesma "regra" seja válida caso você adote um cão adulto). Para ajudar nesse processo, no PeritoAnimal você pode encontrar alguns dos conselhos e recomendações sobre adotar um cachorro adulto.

De prefêrencia, antes que seu filhote complete três ou quatro meses de vida, também será importante começar a socializá-lo adequadamente, com fins de promover a assimilação de uma maior variedade de recursos para lidar com suas próprias emoções e uma diversidade maior de espécies amigas. Como não é recomendado levar filhotes para passear na rua devido a questões de segurança antes de receberem todas as vacinas, o melhor é começar apresentando-o a outros cães e animais saudáveis, vacinados e desparasitados, seja em sua casa ou em um ambiente seguro, assim como a pessoas que não fazem parte do seu círculo familiar. Quando seu pequeno companheiro tiver recebido todas as vacinas essenciais para filhotes, você poderá começar a levá-lo para passear nas ruas, parques, praças e outros locais ao ar livre, proporcionando-lhe a oportunidade de interagir com uma maior variedade de pessoas, ambientes e estímulos.

Este também será o momento perfeito para ensinar seu filhote a fazer suas necessidades fora de casa e começar a introduzir alguns comandos básicos de obediência para estimular sua inteligência e promover um comportamento mais confiável dentro e fora de casa. Se você deseja adestrar seu cão em casa (o que recomendamos), lembre-se de começar pelos comandos mais simples e trabalhá-los um de cada vez, até que seu peludo consiga executá-los de maneira fluente, em sessões de adestramento curtas, ou seja, com não mais que 15 minutos cada.

Saúde do terrier alemão de caça

Quando recebem todos os cuidados mencionados anteriormente, os terriers alemães de caça se tornam cães muito fortes e longevos, com uma expectativa de vida entre 13 e 15 anos, podendo chegar aos 17 anos em condições ideais.

Devido ao fato de sua criação não ter sido tão difundida pelo mundo e de que os criadores, em sua maioria, se comprometeram a manter a raça o mais saudável possível ao longo dos anos, o terrier alemão de caça não apresenta uma predisposição genética significativa para a maioria das doenças hereditárias mais comuns em diferentes raças de cães.

No entanto, há relatos de uma incidência moderada de um problema ocular chamado "luxação do cristalino", que pode ser muito dolorosa e geralmente se desenvolve na idade adulta do cão, principalmente entre os três e oito anos de idade. Embora sejam menos frequentes, também é importante prestar atenção às seguintes condições que já foram observadas nesta raça:

  • Catarata;
  • Glaucoma;
  • Hipotiroidismo;
  • Surdez parcial ou total;
  • Doença de Legg-Calvé-Perthes;
  • Sensibilidade estomacal, com tendência a desenvolver úlceras estomacais e/ou gastrite.

Onde adotar um terrier alemão de caça

No PeritoAnimal, não apoiamos a criação de animais com fins comerciais, pois estamos cientes de que o abandono é uma triste realidade que traz sérias complicações para a saúde pública e condena milhares de animais a sobreviver em condições de extrema vulnerabilidade.

Desse modo, se você gostaria de ter um companheiro com características físicas e comportamentais semelhantes às do terrier alemão de caça, recomendamos que entre em contato com uma ONG ou abrigo de animais próximo à sua casa para agendar uma visita e conhecer os cães disponíveis para adoção. Lá, você terá grandes chances de encontrar um melhor amigo compatível com sua personalidade e estilo de vida, que também será o companheiro mais grato que você já conheceu. Nesse sentido, não deixe de conferir nosso artigo sobre "que cachorro devo escolher?".

Bibliografia
  • AKC – American Kennel Club: Jagdterrier. Disponível em: https://www.akc.org/dog-breeds/jagdterrier/
  • FCI – Federation Cynologique Internationale: Estándar Nº. 103 - Deutscher Jagdterrier. VDisponível em: https://www.fci.be/Nomenclature/Standards/103g03-es.pdf
  • Deutscher Jagdterrier-Club e. V. Disponível em: https://www.djt-club.de/der-djt/rassestandard/spanisch.html

Fotos de Terrier alemão de caça

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Terrier alemão de caça

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 5
Terrier alemão de caça