Partilhar

Goldendoodle

Atualizado: 29 novembro 2019
Goldendoodle

O Goldendoodle é uma das raças de cachorros híbridos mais populares, assim como o Labradoodle, o Maltipoo e o Peekapoo. Você já ouviu falar de algum deles? Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar detalhes dos cachorros Goldendoodle, são mestiços maravilhosos frutos do cruzamento entre o Golden Retriever e o Poodle. Afáveis, inteligentes e prestativos, possuem qualidades tanto herdadas como próprias que fazem com que esses cachorros sejam realmente interessantes. Continue lendo PeritoAnimal para conhecer mais sobre os Goldendoodles!

Origem
  • América
  • Oceania
  • Austrália
  • Estados Unidos
Características físicas
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Goldendoodle: origem

Os Goldendoodles são cachorros mestiços nascidos da cruza entre um Golden Retriever e um Poodle, geralmente de porte médio ou standard. Esses cachorros começaram a surgir devido à demanda por mais raças consideradas hipoalergênicas, uma característica do Poodle que perde muito pouco pelo. Dessa forma, compensavam a perda de pelo exagerada dos Golden Retriever. Por outro lado, a raça é elogiada por suas habilidades como cão guia e cão de terapia, algo que herdou do Golden Retriever, famoso por tradicionalmente desempenhar essas tarefas.

Por que desenvolver uma nova raça se já existe uma que cumpre perfeitamente essas funções? É nesse ponto que tudo se encaixa, e se a pessoa a quem o Golden tiver que prestar assistência for alérgica a pelo de cachorro? Por isso, o Goldendoodle é o cachorro ideal. Os primeiros filhotes de Goldendoolde nasceram em 1992, tendo origem simultaneamente na Austrália e nos Estados Unidos. Atualmente, os Goldendoodle são considerados uma raça híbrida, motivo pelo qual não contam com uma classificação cinológica oficial.

Goldendoodle: características

Um Goldendoodle pode ser de três portes diferentes:

  • Grande: entre 20 e 30 quilos;
  • Médio: entre 14 e 20 quilos;
  • Mini: até 6 quilos.

Em todos os casos há uma marcada dismorfia sexual, pois estima-se que as fêmeas tenham cinco centímetros de altura a menos que seus correspondentes machos. Essa diferença se faz mais notória e pronunciada entre os cachorros de grande porte. A expectativa de vida dos Goldendoodles gira em torno dos 12 a 15 anos. São cachorros de aparência harmoniosa, com um corpo comprido, extremidades também compridas e leves, que entram em contraste com uma cauda proporcionalmente curta. A cabeça é fina e longa, com um focinho proeminente e escuro. Os Goldendoodles tem olhos separados, escuros e orelhas grandes e caídas aos lados da cabeça.

Filhote de Goldendoolde

É indiscutível que os filhotes de Goldendoodles são absolutamente adoráveis. Você sabia que seu pelo enquanto filhote é muito diferente da fase adulta? Quando nascem, os Goldendoodles têm um pelo liso e abundante, mas a partir das seis semanas de vida o pelo começa a ficar crespo pouco a pouco. Ao atingir os seis meses já está completamente crespo.

Cores de Goldendoodle

Por não existir um padrão oficial da raça, não se pode falar em cores permitidas. Contudo, é fato que existe uma predileção pelas cores típicas das raças progenitoras, isto é, cores claras como o dourado do Golden, ou branco e cinza do Poodle. As mais frequentes são dourado ou creme. De forma geral, o pelo do Goldendoodle é grosso, longo e crespo, formando assim uma pelagem muito densa e espessa. É mais espesso e largo na região da face, das patas e da cauda. Isto costuma variar entre os exemplares de Goldendoodle, pois alguns, apesar de serem em menor número, podem apresentar pelo ondulado ou até mesmo liso.

Goldendoodle mini

Os Goldendoodle mini são fruto do cruzamento realizada entre o Golden Retriever e o mini Poodle. Esses cachorros se diferenciam do Goldendoodle padrão basicamente por causa do tamanho, que é muito menor. Enquanto um Goldendoodle "normal" pesa entre 14 e 20 quilos, os Goldendoodle mini não vão ultrapassar os 6 quilos. Além disso, é possível notar que os cachorros desse porte são mais enérgicos que os exemplares de porte médio.

Goldendoodle: personalidade

Os Goldendoodle podem ficar orgulhosos de sua boa personalidade pois costumam ser incrivelmente sociáveis, carinhosos e muito, muito doces. Se dão bem com cachorros, gatos, crianças, idosos, famílias, pessoas que moram sozinhas. É o cachorro ideal para praticamente todos os lares e famílias. Contudo, não é tão recomendado para pessoas que costumam passar muito tempo fora de casa, porque não suportam estar longos períodos sozinhos. Devido à sua bondade e personalidade extrovertida, não são adequados como cães de vigia nem cães guarda, pois não rejeitam estranhos.

São muito ativos, por isso você deve assegurar que estão realizando atividade física suficiente todos os dias. Caso isso não ocorra, os Goldendoodles podem fazer travessuras e voltar suas energias para a destruição de objetos ou excesso de latidos.

Goldendoodle: cuidados

O Goldendoodle exige uma série de cuidados diários, como receber uma dieta equilibrada e adequada para suas necessidades nutricionais e energéticas. É importante que não se alimentem em excesso porque não vão parar de comer mesmo já estando satisfeitos. Os Goldendoodles são muito gulosos, o que pode levá-los com grande facilidade a sofrer de sobrepeso e obesidade. Você também deve mantê-lo hidratado, deixando sempre água fresca e potável a disposição.

Esses cachorros precisam de exercícios físicos diários. Para isso você deve dar longos passeios ou praticar esportes com eles, como corrida ou natação. Jogos também são recomendados e se houverem crianças na família ambas as partes poderão se divertir e brincar juntos. Além disso, devem realizar, no mínimo, três ou quatro passeios por dia para que façam suas necessidades.

Em relação ao seu pelo, é necessário escovação frequente. Recomendando-se realizar pelo menos uma escovação por dia, pois assim se evita a formação de nós e facilita a eliminação de sujeira que possa ter sido acumulada. O banho pode ser dado a cada um ou dois meses, dependendo do nível de sujeira do Goldendoodle.

Goldendoodle: educação

Um Goldendoodle tem uma personalidade dócil e colaborativa nos treinamentos, o que faz com que ele seja uma das raças caninas híbridas mais fáceis de treinar. Comece quando for um filhote com a socialização adequada, lhe apresentando a todos os tipos de pessoas, animais e ambientes. Isso vai ajudar a garantir uma personalidade estável e positiva na fase adulta, assim como a ausência de medo ou agressividade. Também na sua fase de filhote você deve ensinar o Goldendoogle a urinar no jornal e, uma vez que estiver com as vacinas em dia, a urinar na rua.

Uma vez que chegar à juventude você deve ensinar os comandos básicos de obediência, fundamentais para um bom controle e comunicação com o cuidador. Cabe destacar também que esses cachorros têm um olfato apurado, motivo pelo qual é possível ensiná-los facilmente a rastrear odores. Para isso, é possível elaborar jogos de rastreamento, que eles aproveitarão muito. Para concluir, vale lembrar que é fundamental usar o reforço positivo a todo momento, evitando o castigo e os gritos, e sim apostando em prêmios saborosos, carícias ou palavras dóceis.

Goldendoodle: saúde

Esses cachorros híbridos podem apresentar doenças típicas das raças progenitoras. Por parte dos Golden Retriever, costumam herdar a tendência a sofrer displasia de quadril, por isso se recomenda que as visitas periódicas ao veterinário incluam uma checagem traumatológica extensiva, com radiografias periódicas. Assim, é possível perceber cedo se existe algum problema e tomar as medidas pertinentes o mais breve possível.

Dos Poodles, os Goldendoodles herdaram a tendência a sofrer de doenças no sangue, com a doença de von Willebrand, que afeta a formação das plaquetas sanguíneas. Também dos Poodles herdaram a propensão aos transtornos relacionados à visão, como catarata e entrópio ocular. Os Poodles e os Goldens possuem inclinação às doenças de vista, tanto as mencionadas como também a atrofia progressiva de retina ou o glaucoma. Todas elas podem levar à cegueira, por isso é importante que o seu cachorro seja avaliado periodicamente para assegurar o estado dos olhos e de que tudo está em ordem.

Além disso, é preciso realizar consultas analíticas, desparasitações e vacinação quando for pertinente, combinadas com limpezas bucais, auditivas e oculares, tanto em casa como na consulta veterinária. Assim você poderá proteger seu cãozinho de um maior número de doenças. Resumindo, é recomendável visitar o veterinário a cada seis ou doze meses.

Goldendoodle: adoção

Na hora de adotar um Goldendoodle, você deve saber que existem diferentes tipos de cruzas, que são:

  • De primeira geração ou F1: cruzas diretas entre Poodles puros e Goldens puros.
  • Cruzas médias F1b: cruza-se um dos progenitores puros com um Goldendoodle.
  • De segunda geração F2: cruza-se dois Goldendoodles.

Conhecer o tipo de cruza é importante se você quer ter mais segurança quanto às características e possível estado geral de saúde do filhote. Argumenta-se que os F1 são mais robustos que os F1b, embora os F2 sejam mais previsíveis e garantam melhor as características hipoalergênicas dos Goldendoodles.

Diferenças entre labradoodle e goldendoodle

Frequentemente surge a dúvida entre qual a diferença entre um labradoodle de um goldendoodle. A diferença está nas raças cruzadas, pois enquanto o Labradoodle é a cruza entre um Labrador Retriever e um Poodle standard, o Goldendoodle é a cruza de um Golder Retriever com um Poodle, que pode ser standard ou mini.

Levando em consideração as diferenças entre os genitores dos híbridos, não é de se estranhar que resultem em diferenças em aspectos como o peso. Em ambos os casos o peso mínimo está fixado em seis quilos, mas os Goldendoodle poder chegar a pesar 45 quilos, enquanto os Labradoodle nunca ultrapassam os 30 quilos.

Em geral, ambos tem uma personalidade sociável, são muito inteligentes e dóceis, mas os Labradoodle costumam ser mais enérgicos, podendo chegar a se mostrarem inquietos com mais facilidade, além de serem um pouco mais reservados. Em relação ao aspecto físico, as cores do pelo dos Goldendoodle são mais claras, predominando o dourado e o caramelo, algo que no Labradoodle é mais variável podendo ter exemplares pretos, marrons ou vermelhos.

Bibliografia
  • Imagem 7: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia.

Fotos de Goldendoodle

Vídeos de Goldendoodle

1 de 3
Vídeos de Goldendoodle
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Goldendoodle

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Goldendoodle

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Goldendoodle
1 de 7
Goldendoodle

Voltar ao topo da página