Partilhar

Foxhound Inglês

Atualizado: 20 abril 2020
Foxhound Inglês

O Foxhound Inglês é um cachorro do tipo Sabujo que apresenta uma morfologia estilizada e um temperamento amigável. É especialmente popular em seu país de origem, o Reino Unido, embora tenha se destacado notavelmente como cão de caça graças ao seu prodigioso senso de olfato, o que o tornou popular em todo o mundo. Ele foi desenvolvido ao longo de várias gerações e, inclusive, a raça foi fundamental para o posterior desenvolvimento do Foxhound Americano.

Existem muitas raças de cães de caça, mas nesta ficha do PeritoAnimal, falaremos detalhadamente sobre o Foxhound Inglês. Explicaremos qual é a sua origem, as características morfológicas mais importantes, a personalidade que costuma ter, seus cuidados e a educação e treinamento que devem ser fornecidos para promover um comportamento equilibrado na fase adulta:

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo VI
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Foxhound Inglês: origem

Considera-se que o Foxhound foi desenvolvido no Reino Unido durante o século XIII para caçar raposas vermelhas a cavalo. Seus ancestrais diretos são o Bloodhound ou Cão de Santo Humberto e o Greyhound ou Galgo Inglês, entre outros cachorros rápidos. A criação destes cachorros sempre foi realizada por "Mestres de Foxhounds", nome que recebem os criadores em seu país de origem.

No entanto, os primeiros registros oficiais do Foxhound Inglês são coletados nos livros genealógicos da "Associação dos Mestres de Foxhounds da Inglaterra" antes do século XIX, por isso, estima-se que a raça tenha mais de 200 anos. Assim, ainda hoje, praticamente qualquer proprietário de Foxhound pode rastrear e encontrar o pedigree de seu cão. Além disso, por curiosidade, considera-se que atualmente existem mais de 250 matilhas de Foxhound Inglês no Reino Unido.

Características do foxhound inglês

O Foxhound Inglês é um cachorro de porte grande, atlético, poderoso e bem proporcionado. A altura na cernelha varia entre 58 e 64 centímetros e a cabeça, com crânio achatado e largura média, apresenta uma proporção muito boa com o corpo. A depressão naso-frontal é pouco acentuada. Os olhos são medianos e de cor avelã ou marrom. As orelhas são caídas e de inserção alta. As costas são amplas e horizontais.

O peito do Foxhound Inglês é profundo e suas costelas são arqueadas. A cauda tem inserção alta e o cachorro normalmente a leva elevada, mas nunca sobre as costas. A pelagem é curta, densa e impermeável. Pode ser de qualquer cor e qualquer marca aceita nos Sabujos.

Personalidade do foxhound Inglês

O temperamento do Foxhound Inglês, como o de qualquer outro cachorro, é definido pela genética, pelo aprendizado e pelas experiências vividas por ele. No entanto, em geral, estamos falando de um cachorro com um temperamento sociável e amigável. Ele é muito dinâmico, sociável e exige companhia frequente. A socialização do cachorro não costuma ser um problema nesta raça, mas é importante realizá-la quando o cachorro ainda é um filhote. Os Foxhounds adequadamente socializados são cachorros equilibrados que se dão bem com estranhos, pessoas de todos os tipos, outros cachorros e até outros animais.

Cuidados do foxhound Inglês

Esta raça não exige cuidados excessivos, no entanto, é aconselhável oferecer no mínimo uma escovação semanal para manter a pelagem saudável e livre de sujeiras. Além disso, essa rotina te ajudará a detectar prontamente parasitas ou qualquer anomalia no cachorro. Quanto ao banho, ele pode ser dado a cada um ou dois meses, ou quando o cachorro estiver realmente sujo, utilizando sempre um shampoo específico para cachorros.

Também estamos falando de uma raça que exige muita atividade física. Por esse motivo, você deve realizar um mínimo de 3 a 4 caminhadas diárias, nas quais incluirá um tempo para o Foxhound urinar, praticar exercícios físicos, brincar e farejar. Você pode também avaliar a opção de praticar com ele alguns dos muitos esportes caninos que existem, mas levando sempre em conta o potencial da raça, seu olfato, e por isso não podem faltar os jogos de olfato. Você deve evitar uma rotina sedentária, já que isso pode favorecer o aparecimento do estresse, ansiedade e comportamentos destrutivos.

Outro cuidado importante do Foxhound Inglês será sua alimentação, que deve sempre ser baseada em produtos de qualidade focados em suas necessidades energéticas. Há muitas possibilidades para alimentar um cachorro, desde ração seca até a dieta BARF, à base de carne crua. Será o veterinário que te aconselhará sobre quantidades e ingredientes, sempre levando em consideração suas preferências e as necessidades do próprio cachorro.

Educação do foxhound Inglês

Em sua fase de filhote, o Foxhound deverá aprender a urinar no jornal e a controlar a mordida. Posteriormente, quando o cronograma de vacinação for iniciado e ao mesmo tempo em que sua etapa de socialização estiver terminando, o cachorro deverá aprender a urinar na rua, enquanto continua conhecendo todos os tipos de pessoas, animais e ambientes. Nesse estágio, você não deve sobrecarregá-lo com obediência e exercícios complexos, mas gradualmente apresentá-lo a jogos e atividades que mantenham sua mente estimulada e desperta para a próxima etapa.

Uma vez que o cachorre ganhe mais mobilidade, você deve começar a treiná-lo nos comandos de obediência básica, como podem ser o sentar, deitar, entre outros. Esses comandos são imprescindíveis para gerar uma boa resposta, fortalecer o vínculo e ter uma boa comunicação com o cachorro. Você conseguirá excelentes resultados com o treinamento positivo, para isso, pode utilizar prêmios de comida que pouco a pouco serão substituídos pelo reforço verbal e/ou carinhos.

Esses cachorros podem latir bastante. Também podem ser destrutivos se não receberem o exercício necessário ou se ficarem sozinhos por muito tempo. Normalmente, estes não são problemas de comportamento sérios, contudo, caso se agravem ou provoquem o aparecimento de outros problemas de comportamento, convém consultar um adestrador, educador canino ou etólogo.

Saúde do foxhound Inglês

Ao contrário da maioria das raças de cachorro, o Foxhound Inglês não possui uma grande variedade de doenças hereditárias registradas. De fato, a única que tem uma incidência relevante é a leucodistrofia, na qual há uma perda mais ou menos rápida de mielina, uma substância do sistema nervoso. Nesse caso é possível observar que o cachorro cambaleia, apresenta falta de coordenação e fraqueza progressiva, conhecida como ataxia canina.

Para detectar esse distúrbio imediatamente, é recomendável fazer visitas periódicas ao veterinário, a cada 6 ou 12 meses. Além disso, é necessário seguir o calendário de vacinação do cachorro e as desparasitações periódicas, tanto internas como externas. Com tudo isso, a expectativa de vida do Foxhound Inglês fica entre 10 e 13 anos.

Fotos de Foxhound Inglês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Foxhound Inglês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Foxhound Inglês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Foxhound Inglês
1 de 8
Foxhound Inglês

Voltar ao topo da página