Partilhar

Prazsky Krysarik

17 maio 2016
Prazsky Krysarik

O Prazsky Krysarik, também conhecido como Prague Rat-catcher, é um cachorro originário da República Checa. É um cão de tamanho toy ou miniatura que, na idade adulta, não costuma ultrapassar os 3,5 quilogramas de peso. É realmente pequeno. Nessa página informativa do PeritoAnimal, encontrará toda a informação relacionada com o Prazsky Krysarik, incluindo a sua origem, as suas características, a sua personalidade e os cuidados de que necessita.

Também encontrará informação sobre o seu adestramento, algo muito importante caso você tenha crianças em casa, mas também fundamental para evitar que o cachorro ladre demasiado ou tenha um comportamento negativo dentro de casa. Se está considerando adotar um Prazsky Krysarik, não hesite em ler essa informação para descobrir a história do cachorro e curiosidades sobre a sua espécie.

Origem
  • Europa
  • República Tcheca
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Prazsky Krysarik

A história do Prazsky Krysarik tem início na idade média, nos palácios reais da Europa central, mais concretamente em Boêmia (República Checa). Ali, era uma raça muito popular, presente até em festas aristocráticas da época. Príncipes, reis e outros cargos governamentais desfrutavam da companhia do Prazsky como símbolo de estatuto. A devoção do príncipe da altura (Vladislav II) pelo cachorro era tão grande que começou a oferecê-lo como presente aos reis e nobres eslovacos, mais tarde também a outros membros de cortes europeias.

Outros reis aderiram à tendência, como Boleslav II, da Polônia, e Karel IV, da República Checa. O cachorro converteu-se num animal tão popular que até mesmo os cidadãos comuns começaram a desfrutar dele como cachorro de companhia.

Mas como acontece com quase tudo, a popularidade do Prazsky desceu perante a miséria que afetou o centro da Europa depois das guerras. Foi rejeitado como cachorro de exposição por ser considerado "demasiado pequeno". Misteriosamente, o Prazsky Krysarik sobreviveu à passagem do tempo e aos séculos de anonimado até que, em 1980, é reavivado graças à pressão de alguns aficionados. Atualmente, é possível desfrutar dessa raça em muitos lugares do mundo.

Características físicas

Como explicado anteriormente, o Prazsky Krysarik é um cachorro de raça toy ou miniatura, o que significa que é um cachorro muito pequeno. Na fase adulta, consegue alcançar um tamanho de 20 - 23 centímetros até à cruz, juntamente com um peso que varia entre 1,5 e 3,5 quilogramas. Contudo, o seu peso ideal ronda os 2,6 quilogramas.

Muitas pessoas perguntam se o Prazsky Krysarik é o mesmo cachorro que o Pinscher miniatura ou o Chihuahua. Contudo, embora sejam parecidos, as raças são distintas. As características físicas dessas três raças são muito semelhantes, quer seja pelo seu tamanho ou pela sua pelagem.

O preto e alaranjado é o seu tom mais característico, mas também pode ser encontrado em marrom e preto, azul e marrom, lilás, marrom e ainda avermelhado. Destacamos que é um dos cachorros que solta menos pelo.

Personalidade do Prazsky Krysarik

A personalidade do Prazsky Krysarik é vivaça e ativa. Ele surpreende com a sua energia e vontade de brincar, cheio de carácter e coragem, São muito sociáveis, especialmente com as pessoas, com quem criam laços afetivos muito fortes. Também é um cachorro muito inteligente que aprenderá uma grande variedade de comandos e truques se o tutor lhe dedicar tempo suficiente. Se não tem tempo para longos passeios, brincadeiras ativas e adestramento responsável, deve considerar outra raça de cachorro.

No geral, o Prazsky Krysarik é um cachorro carinhoso e obediente, ligado ao ser humano. Contudo, exige as mesmas orientações de adestramento enquanto filhote que qualquer outro cachorro. Isso é essencial para que, na fase adulta, ele seja sociável, tranquilo e calmo.

Este cachorro é ideal para família com ou sem filhos. Caso você tenha crianças em sua casa, deve ter presente a importância de educar elas para que se relacionem com o animal de forma adequada. O seu tamanho pequeno e a sua fragilidade fazem do Prazsky Krysarik um cachorro propenso a quebrar ossos com atividades e brincadeiras bruscas das crianças. Para evitar possíveis machucados, o tutor deve ter isso em consideração.

Cuidados do Prazsky Krysarik

Os cuidados a ter com o Prazsky Krysarik são muito básicos: para a sua higiene regular, necessita de um banho mensal e proteção antiparasitária (interna e externa). Também pode ser escovado com uma escova macia. Deve ser particularmente protegido em épocas de frio, uma vez que é um cachorro que costuma tremer. Um abrigo para cachorros pequenos pode ser suficiente.

Uma ração de boa qualidade também é importante. Isso vai influenciar a sua saúde e o seu pelo e permitir um bom desenvolvimento.

Por fim, destacamos a importância de um passeio adequado, ativo e que inclui o uso de brinquedos para que o seu Prazsky Krysarik possa brincar ativamente e se divirta como merece. Por ser uma raça ativa e brincalhona, esse deve ser um dos requisitos mais importantes que você deve considerar.

Adestrar um cachorro Prazsky Krysarik

O adestramento desse cachorro não difere das outras raças em nada, embora apresente algumas peculiaridades comuns de cachorros pequenos como o facto de poder ladrar em excesso.

Para educar corretamente um Prazsky Krysarik, deve começar com o processo de socialização quando ele ainda é filhote, logo após receber as suas vacinas. Esse passo é muito importante para que o seu cachorro seja capaz de se relacionar com outros cães (e até gatos), de ser afável com as pessoas e de não ter medo de veículos ou objetos. Quanto mais conhecer o ambiente e os seres vivos que ali residem, menos medos ou problemas de agressividade terá no futuro.

Quando o processo de socialização já teve início, o tutor deve começar o adestramento, usando sempre o reforço positivo. Aprender a ficar, a vir ou a sentar são elementos indispensáveis para a segurança do seu cachorro e que, além disso, ajudam a reforçar o vosso relacionamento

Dedicar uns 10 ou 15 minutos diários à repetição de comandos aprendidos é outra das tarefas que deve levar a cabo para que o seu Prazsky Krysarik não esqueça o que aprendeu.

Doenças do Prazsky Krysarik

O Prazsky Krysarik é um cachorro de longevidade média, entre os 12 e os 14 anos de vida, mas não esqueça que esse número pode variar (e muito) dependendo dos cuidados que recebe. Uma boa alimentação, um estado de saúde estável e atividade física adequada ajudam a aumentar a longevidade do seu cachorro.

Os problemas de saúde mais comuns que podem afetar o animal são o deslocamento da rótula ou fraturas de ossos. Também podem ocorrer problemas relacionados com os dentes de leite na sua fase de filhote.

Por fim, explicamos que em alguns casos é possível que o Prazsky Krysarik não levante as orelhas. É um problema que, geralmente, se soluciona sozinho mas alguns truques fáceis podem ajudar.

Curiosidades

Esta raça não é reconhecida pela FCI.

Fotos de Prazsky Krysarik

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Prazsky Krysarik

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Prazsky Krysarik

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Prazsky Krysarik
1 de 11
Prazsky Krysarik

Voltar ao topo da página