Bull Terrier Inglês Miniatura
É uma réplica em miniatura do Bull Terrier. Esta raça foi criada para o controlo de pragas de ratos. É um excelente cachorro de companhia, sendo um animal adequado para casa ou apartamento.
- Europa
- Reino Unido
- Grupo III
- 15-35
- 35-45
- 45-55
- 55-70
- 70-80
- Mais de 80
- 1-3
- 3-10
- 10-25
- 25-45
- 45-100
- 8-10
- 10-12
- 12-14
- 15-20
- Baixa
- Média
- Alta
- Focinheira
Aspeto físico
Possui um focinho muito característico e comprido, assim como olhos e orelhas com formato triangular. Têm uma aparência única e inconfundível. O tamanho do Bull Terrier Miniatura é consideravelmente inferior ao do Bull Terrier, medindo entre 30 e 35 centímetros, enquanto o Bull Terrier standard chega a atingir os 55 centímetros. O seu peso atinge, no máximo, 20 quilos.
Personalidade
O Bull Terrier Miniatura é um cachorro brincalhão, ativo, compreensivo e teimoso. Gosta de farejar e é um pouco preguiçoso. Sociável e familiar, é muito fiel à sua matilha, podendo até ser demasiado protetor.
Saúde
Embora seja um cachorro muito resistente a doenças, os cruzamentos contínuos que a raça sofre para manter certas características provocam problemas hereditários. As doenças mais comuns são: luxação corneal, insuficiência renal, displasia mitral e estenose aórtica.
Cuidados
Este é um cachorro ativo e enérgico que necessita de exercício físico diário e regular para não perder a sua forma física. O pelo, curto e liso, deve ser escovado regularmente para não perder o seu esplendor. Em meses de clima frio, deve ser abrigado com um pequeno abrigo, pois são sensíveis ao frio. Necessitam de muita atenção e sofrem de solidão. Quando isso acontece, tendem a destruir tudo o que encontram no seu caminho. São adaptáveis a apartamentos pequenos.
Comportamento
É muito bom com crianças e, por ser de tamanho reduzido, existem menos riscos que algum dos dois se machuque. Devemos educar os pequenos lá de casa para que aprendam a brincar com ele sem o machucar nem aborrecer. É um cachorro muito paciente e bondoso mas, como todos os animais, pode ser imprevisível. Se o animal for educado e socializado corretamente, não existe nenhum risco nem motivo para ter medo.
O Bull Terrier Miniatura tende a perseguir animais pequenos como pombas. Deve sempre ir preso na coleira pela cidade, exigindo extrema precaução e vigilância em ambientes em que anda solto.
Educação
É um cachorro difícil de adestrar, necessitando de muita paciência e carinho. Também demora a algum tempo a compreender quem é o líder da matilha pela sua dominância inata, mas pouco a pouco o cachorro compreende o seu papel.
Curiosidades
No Século 19, existia um estranho "esporte" em que se apostava na caça e morte de ratos. Esta pequena raça era extremamente boa na atividade. Felizmente, na épica vitoriana esses clubes de apostas ridículos se tornaram obsoletos e os concursos caninos começaram a ganhar popularidade.