Partilhar

Chorkie

Atualizado: 28 outubro 2019
Chorkie

O que aconteceria houvesse o cruzamento entre um Yorkshire Terrier com um Chihuahua? O resultado seria um exemplar da raça híbrida conhecida como Chorkie, um dos cachorros mais populares do mundo. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre essa raça peculiar, amada por muitos desde seu surgimento por causa de sua adorável aparência e pequeno porte.

Cruzar duas raças com uma personalidade tão forte como as do Yorkshire Terrier e dos Chihuahuas é bem arriscado, contudo, os Chorkies surpreendem a todos por sua personalidade e energia. Continue lendo e descubra as características do Chorkie!

Origem
  • Europa
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Ideal para
Clima recomendado
Tipo de pelo

Chorkie: origem

Por mais que se desconheça o momento e o lugar exato do surgimento dos primeiros filhotes de Chorkie, pode-se estimar que a raça surgiu nos primeiros anos da década de 90. Acredita-se que o motivo principal do cruzamento entre Yorkies e Chihuahuas era ter uma raça parecida com ambas, mas com uma saúde melhor.

Como ocorre com tantas outras raças híbridas, o Chorkie ainda não foi reconhecido como raça independente, mas já foi aceito pelo American Hybrid Canine Club ("Clube Americano dos Cães Híbridos", em uma tradução livre).

Chorkie: características

Os Chorkies são cães de pequeno porte, tal qual seus progenitores. Por isso, a maior parte dos exemplares dessa raça apresentam um peso que varia entre três a quatro quilogramas, o que é bem pouco se comparado a outros tipos de cachorros. Sua altura oscila entre os quinze e os vinte e três centímetros. A vida média de um Chorkie é de dez a quinze anos, embora isso dependa totalmente dos cuidados que o cachorro receba durante a vida.

O corpo do cachorro Chorkie tem formato retangular, enquanto sua cabeça tem forma arredondada. A cabeça se assemelha mais a do Chihuahua do que a do Yorkshire, embora a distribuição de seu pelo sobre a face faz com que o Chorkie se pareça mais com o Yorkieshire à primeira vista. O cachorrinho apresenta orelhas grandes, cuja altura varia entre um exemplar e outro, sendo de forma triangular e cobertas de pelo. Seus olhos são igualmente grandes, geralmente de cor escura, enquanto seu nariz é pequeno e também escuro.

A pelagem do Chorkie varia de acordo com qual das raças progenitoras é geneticamente dominante. Caso seja o Yorkshire Terrier, o pelo é mais encaracolado, enquanto que quando predomina a genética do Chihuahua, é mais liso.

Filhote de Chorkie

Com certeza, se você ver um filhote de Chorkie o que mais nos chamará a atenção é seu tamanho super pequeno. Esses cachorros são muito delicados quando filhotes, por isso é necessário estar atento ao estado de saúde deles a todo o momento. Nesta idade, os Chorkies são brincalhões e, assim como são quando adultos, animados, ativos e muito sociáveis.

Cores do Chorkie

As cores mais frequentes entre os Chorkies são marrom, preto, dourado e cinza.

Chorkie: personalidade

Os Chorkies têm uma personalidade muito especial, sendo notadamente autônomos e independentes. Contudo, precisam de carinho constante, caso contrário começam a sofrer altos níveis de ansiedade, podendo demonstrar um destrutivo.

Costumam se dar bem com as pessoas, mas não são a raça mais indicada para famílias com crianças pequenas, pois são muito inquietos e impacientes. Sua relação com outros animais nem sempre é boa, podendo ter comportamentos agressivos em alguns casos. O melhor para uma boa convivência é acostumar o Chorkie ao contato com outros animais desde filhote.

Chorkie: cuidados

Essa raça de cachorro não requer muita atenção além do cuidado com suas necessidades básicas. Entre estas necessidades se destacam a nutrição, uma vez que você deve proporcionar ao Chorkie uma dieta variada e equilibrada, o exercício físico, sendo suas exigências sobre isso bem moderadas e, sobretudo, o carinho.

Resguardadas essas necessidades, você deve prestar atenção ao estado do pelo. Para mantê-lo limpo e saudável, é recomendável realizar ao menos uma escovação por dia. Deve-se restringir os banhos, exceto quanto for estritamente necessário, uma vez que a pele dos Chorkies é sensível e dar banhos em excesso pode afetar o bom estado da derme. Estes cachorrinhos também são sensíveis ao frio e, apesar de ser recomendável fazer algumas tosas durante a vida do cachorro, não é aconselhável a tosa completa, exceto em casos de calor extremo.

Chorkie: educação

Embora em geral o Chorkie tenha uma personalidade afável, tudo muda caso você tente sobrepor às vontades dele. São uma raça de cachorro teimosa, que em geral não tolera receber ordens. Por isso, para adestrá-los é preciso ser paciente e tolerante, mas sempre firme, seguro e constante. Isto quer dizer que é fundamental fixar um plano de trabalho e segui-lo, empregando sempre técnicas do reforço positivo para motivar o cachorro e conseguir que tenha vontade de aprender. Nesse sentido, recomendamos consultar um educador ou adestrador canino para melhores resultados.

Por outro lado, já apontamos anteriormente que o Chorkie é um cachorro que precisa receber uma boa socialização. São cachorros que marcam muito território e por isso é importante levar este aspecto em consideração na hora de adestrá-lo.

Chorkie: saúde

Os Chorkies geralmente apresentam boa saúde. Isso é comum entre as raças híbridas, em que desaparecem as condições típicas das raças puras que as dão origem. Este é o caso do Chorkie, que tem uma saúde muito melhor do que a dos Chihuahuas e dos Yorkshire Terrier. Apesar disso, os Chorkies podem padecer de uma série de doenças com maior incidência que em outras raças. As condições mais comuns entre os Chorkies costumam ser as relacionadas à saúde da pele. Dessa forma, os Chorkies são mais sensíveis às alergias e infecções da pele, motivo pelo qual você deve vigiar todo material e substância que entre em contato com ela.

Além disso, deve manter o seu pet vacinado e livre de parasitas, seguindo o calendário de vacinação e realizando visitas periódicas ao veterinário.

Chorkie: adotar

Apesar de ser uma raça relativamente jovem, com certeza se você procurar um pouco irá encontrar um exemplar de Chorkie nos abrigos de animais da sua região. No PeritoAnimal apoiamos a adoção de animais, por isso aconselhamos que você um exemplar que esteja em condições para tal. Além disso, adotar um cachorrinho abandonado tem muitas vantagens, pois eles geralmente são muito carinhosos e agradecidos, embora alguns a princípio possam se mostrar receosos ou até mesmo com medo.

Como podemos ver, tratam-se de cachorros com grande personalidade e energia, motivo pelo qual, caso você queira ter um em casa, deve estar consciente de suas particularidades e que elas não sejam um problema para você e para o estilo de vida que leva. Antes de adotar, recomendamos que leia nosso artigo: o que saber antes de adotar um cachorro.

Bibliografia
  • Imagem 4: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Chorkie

Vídeos de Chorkie

1 de 3
Vídeos de Chorkie
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Chorkie

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Chorkie

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Chorkie
1 de 4
Chorkie

Voltar ao topo da página