Partilhar

Galgo Italiano ou Pequeno Lébrel Italiano

Atualizado: 16 março 2020
Galgo Italiano ou Pequeno Lébrel Italiano

O Pequeno Lébrel Italiano ou Galgo Italiano é um cachorro calmo e pacífico, com uma figura esbelta e refinada, e dimensões reduzidas, sendo um dos 5 menores cachorros do mundo! Sua aparência lembra a dos Galgos Espanhóis, porém com um tamanho consideravelmente menor. Isso não significa que não sejam, assim como todos os galgos, incrivelmente ágeis e velozes. A seguir, vamos revelar todas as curiosidades sobre estes galgos em miniatura aqui no PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Itália
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do galgo Italiano

Estamos falando de uma das raças mais antigas do mundo, pois existem provas arqueológicas, tanto restos de esqueletos como seu registro em decorações da época, que datam do ano 3000 a.C e provam que os Lébreis Italianos já existiam na Grécia antiga, assim como evidências de que eles inclusive acompanhavam os faraós egípcios há mais de 6000 anos. Desta forma, embora a origem exata do Galgo Italiano seja desconhecida, suspeita-se que a raça descenda deste Lébrel de tamanho médio que já existia na Grécia e Egito.

Na Europa a raça foi muito apreciada durante vários séculos, acompanhando nobres e reis em suas caçadas e reuniões, aparecendo assim em pinturas e retratos da Idade Média e do Renascimento.

É verdade que, em suas origens, o tamanho destes Lébreis era superior, mas com o passar do tempo a raça evoluiu e alcançou as dimensões atuais, estabelecendo-se no século XIX como a raça que conhecemos atualmente.

Características do galgo Italiano

Os Galgos Italianos são cachorros de tamanho pequeno, com entre 4 e 5 quilos de peso, e uma altura entre 32 e 38 centímetros na cernelha, não havendo diferenças destacáveis entre os machos e fêmeas.

A figura dos Pequenos Lebréis Italianos é esbelta e alongada, mas guardando equilibradas proporções entre o comprimento e a altura de seu corpo. Além disso, se diferencia dos demais Galgos porque sua costa não é arqueada, e sim reta. Suas extremidades são finas e largas, providas de potente musculatura, o que faz com que sejam cachorros muito ágeis e que podem alcançar velocidades surpreendentes.

A cabeça do Galgo Italiano é também fina e longa, especialmente à medida em que se aproxima do focinho, que apresenta uma trufa proporcionalmente grande e de cor escura. Suas orelhas são de inserção alta, amplas e dobradas em ângulo reto com a nuca.

Seguindo com as características do Galgo Italiano, sua pelagem é curta e lisa, normalmente apresentando colorações como o preto, cinza, canela, branco ou amarelo elisabetano: não tigrados, sempre de cores sólidas, embora possam surgir manchas brancas no peito e nos pés.

Personalidade do galgo Italiano

A doçura e a inteligência são características que se destacam nos Galgos Italianos. São animais muito caseiros, que gostam e exigem mimos e atenção de sua família, com a qual adoram compartilhar momentos de brincadeira e atividades, bem como de descanso e tranquilidade.

Embora sua agilidade possa te fazer pensar o contrário, são animais tranquilos, e embora precisem praticar atividades físicas diariamente, não são nada nervosos, pelo contrário, são bastante silenciosos. Por isso, precisam de um ambiente que lhes permita ficar longe de ruídos e agitações, pois são animais muito sensíveis, que se estressam facilmente diante dessas situações, assim como em situações novas e imprevisíveis.

Devido ao temperamento do Galgo Italiano, ele é considerado um bom companheiro para pessoas mais velhas ou famílias com crianças maiores, mas não é a melhor escolha como companheiro de brincadeira para as crianças pequenas, uma vez que elas podem incomodá-lo com sua transbordante energia e imprevisibilidade. No entanto, se ambos forem educados corretamente, não deve haver nenhum problema, já que os Lebréis são muito sociáveis e carinhosos com aqueles em quem confiam.

Cuidados do galgo Italiano

Por seu uma raça de pelo curto, com poucos cuidados é possível manter sua pelagem lisa e arrumada, sendo recomendado escová-lo semanalmente e banhá-lo orientativamente uma vez ao mês. O que se deve considerar é que, por terem pelagem curta, esses cachorros são mais sensíveis ao frio. Por isso, se você vive em uma área onde o clima é frio, diante de temperaturas extremas é aconselhável abrigar o Galgo Italiano para evitar catarros e hipotermia.

Outro dos cuidados do Galgo Italiano é a limpeza de seus dentes, já que costumam desenvolver tártaro com mais facilidade do que outras raças. Por isso, recomenda-se escovar seus dentes no mínimo uma vez por semana, embora quanto mais frequente for a escovação, melhor será a saúde buco-dental do seu animal de estimação. Para essa escovação, você deve utilizar os utensílios adequados: no mercado, existem pastas de dente que podem ser aplicadas simplesmente com os dedos, e você pode até preparar por conta própria uma pasta de dente em casa.

Embora tenhamos destacado que o Galgo Italiano é um cachorro tranquilo, ele também é curioso e inteligente, por isso você não pode descuidar de sua atividade física. Assim, é conveniente realizar atividades tanto dentro de casa quanto fora, para manter o animal estimulado física e mentalmente.

Por último, você deve manter suas unhas bem cortadas, seus olhos e orelhas limpos, e alimentá-lo de forma balanceada, cobrindo todas as suas necessidades nutricionais, que variam de acordo com sua idade e nível de atividade física.

Adestramento do Galgo Italiano

O adestramento do Galgo Italiano será muito facilitado pela maravilhosa combinação entre inteligência e curiosidade que caracteriza os cachorros da raça. Ele se mostrará sempre disposto a aprender e a dedicar toda sua atenção ao adestrador.

Você deve prestar atenção à sua habituação a situações e pessoas novas, já que são cachorros muito medrosos, especialmente aqueles que foram resgatados da rua ou de algum abrigo, uma vez que muitos infelizmente foram maltratados. É por isso que podem reagir de formas muito diversas, chegando inclusive a serem agressivos por culpa do pânico que podem sofrer diante de determinadas situações. Consulte o artigo sobre como socializar um cachorro adulto para fazê-lo corretamente, e não hesite em recorrer a um educador profissional, se for necessário.

Para conseguir que o seu Pequeno Lébrel se adapte à vida com você, é importante que o acostume ao seu novo ambiente, sendo oportuno que conheça tantos lugares, animais e pessoas quanto for possível enquanto ainda é filhote, assim, será mais fácil que se mostre mais sociável com desconhecidos quando for um adulto.

Uma vez socializado, você poderá começar a introduzir os comandos básicos de obediência canina, sempre através do reforço positivo, e truques mais avançados para manter o Galgo Italiano corretamente estimulado. Por ser um cachorro tão inteligente e curioso, convém realizar também jogos de inteligência.

Saúde do galgo Italiano

Os Pequenos galgos Italianos não apresentam grandes doenças congênitas. Contudo, é verdade que podem sofrer de alguns males que afetam todas as raças de cachorros, como a raiva ou a filariose canina, por isso é importante seguir o calendário de vacinação e protegê-lo por meio de produtos contra as pulgas, carrapatos e mosquitos.

Devido ao seu pequeno tamanho, especialmente quando filhotes, é preciso tomar cuidado ao manipulá-los, uma vez que por serem cachorrinhos muito carinhosos que adoram seguir seus donos por todas as partes, você pode acabar pisando neles sem querer, o que pode ser extremamente perigoso pois seus ossos são frágeis e muito finos. Assim, é preciso estar atento para evitar possíveis fraturas durante seu desenvolvimento.

Como já comentamos, devido ao seu pelo curto e sua baixa porcentagem de gordura corporal, é uma raça de cachorro muito exposta às condições climáticas, por isso pode sofrer de resfriados, problemas respiratórios e hipotermias. Para evitar esses problemas de saúde no Galgo Italiano, basta mantê-lo seco e abrigado.

Por último, você não deve ignorar o aspecto psicológico, uma vez que estes são cachorros muito sensíveis ao estresse e à ansiedade gerados por sustos, solidão ou experiências traumáticas. Por isso, você deve proporcionar ao Galgo Italiano um ambiente tranquilo e cheio de afeto e carinho, e assim terá um animal de estimação estável, saudável e, principalmente, feliz.

Fotos de Galgo Italiano ou Pequeno Lébrel Italiano

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galgo Italiano ou Pequeno Lébrel Italiano

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Galgo Italiano ou Pequeno Lébrel Italiano
1 de 5
Galgo Italiano ou Pequeno Lébrel Italiano

Voltar ao topo da página