Partilhar

Maltipoo

Atualizado: 19 novembro 2019
Maltipoo

Você provavelmente conhece algumas raças como Pastor Alemão, Dálmata, Poodle e etc. No entanto, cada vez mais os cachorros mestiços ou híbridas estão surgindo, quer dizer, cachorros que surgiram a partir do cruzamento de duas raças reconhecidas. Uma das variedades de raça mestiça é o Maltipoo, esse cachorro é resultado do cruzamento entre Poodle Toy e Maltês. Unindo as virtudes das duas raças, o Maltipoo é um cachorro que merece ser conhecido. Continue lendo PeritoAnimal e saiba tudo sobre eles.

Origem
  • América
  • Estados Unidos
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Tipo de pelo

Maltipoo: origem

Essa é uma raça de cachorro de origem recente pois apenas em 1990 que apareceram os primeiros filhotes de Maltipoo. Surgiram nos Estados Unidos, apesar de desconhecido o local e data exata da sua origem. Depois do nascimento, esse cruzamento se popularizou com muita rapidez se tornando conhecido mundialmente.

Existem algumas especulações acerca da criação dessa raça de cachorro pois acredita-se que o objetivo era conseguir cachorros hipoalérgicos, já que as duas raças são recomendadas para pessoas alérgicas. Atualmente, é considerado um cachorro híbrido ou mestiço e não uma raça em concreto, uma vez que nenhuma organização cinológica reconheceu um padrão da raça.

Maltipoo: características

O Maltipoo é um cachorro de porte pequeno ou toy, muitos exemplares não pesam mais do que 3 quilos. No entanto, é possível encontrar alguns exemplares maiores que pesam cerca de 7 quilos. O peso e tamanho dependem basicamente do tamanho dos seus progenitores e da genética predominante no cachorro. Por ser uma raça muito nova, a expectativa de vida é desconhecida, porém estima-se que podem viver entre 12 a 14 anos.

Com relação ao tamanho, eles podem ser:

  • Maltipoo teacup: entre 1 e 2,5 quilos;
  • Maltipoo toy mini: entre 2,5 e 4 quilos;
  • Maltipoo toy: entre 4 e 7 quilos.

Quando um Maltipoo nasce parece uma bolinha de pelo, a medida que vai crescendo demonstra uma grande paixão pelas brincadeiras e pela companhia da sua família humana. É um cachorrinho muito dependente, requer carinho e atenção constante. Normalmente, se torna menos dependente com o passar do tempo apesar de nunca deixar de ser um cachorro ativo e brincalhão.

O pelo do Maltipoo é considerado hipoalérgico e, geralmente, é liso e denso, de comprimento similar ao do Maltês. As cores aceitas são as mesmas dos Poodles apesar dos mais comuns serem de cor clara como branco ou creme.

Maltipoo: personalidade

O cachorro Maltipoo se destaca pela inteligência e vivacidade. É muito carinhoso e adora compartilhar bons momentos com a sua família humana. Essa raça de cachorro não tolera a solidão, por isso, se você costuma passar muito tempo fora de casa esse não será o seu companheiro ideal. Quando essa raça de cachorro está sozinha por muito tempo fica extremamente ansiosa e triste, podendo cair em profundas depressões. Fica realmente mal se for uma situação constante e prolongada.

Por outro lado, o Maltipoo é um cachorro que costuma ter uma boa relação com as crianças e idosos, sendo assim, é o cachorro ideal para famílias com crianças pequenas ou idosos. É um cachorro respeitoso, atento e muito alegre.

Maltipoo: cuidados

Se você tem um Maltipoo como animal de estimação, você deve ter certeza que tem tempo suficiente para dedicar a ele. Isso é fundamental pois, como mencionamos anteriormente, é um cachorro dependente e não suporta a solidão. Por esse motivo, você deve dedicar muita atenção diaria, demonstrando o tanto que você o ama e quer bem.

Com relação as atividades físicas, é recomendável que, além dos passeios, sejam feitos algumas sessões de jogos, já que é um cachorro ativo, adora brincadeiras e pular bastante. Você pode brincar simplesmente de jogar a bolinha ou preparar jogos de inteligência especialmente para ele, uma vez que assim você vai favorecer o desenvolvimento tanto físico como mental. Dessa forma, você vai conseguir que ele não fique entediado. Por outro lado, se ele não for estimulado, pode apresentar comportamentos destrutivos e latidos excessivos.

Para além dos cuidados referentes à atenção, é fundamental escovar o pelo do seu cachorro semanalmente para manter em perfeitas condições. Essa raça herdou a pelagem do Maltês, por isso, tende a ter um pelo mais denso e largo. Alguns exemplares podem apresentar uma pelagem híbrida, com a densidade do Maltês mas com os cachos do Poodle. Em qualquer caso é preciso escovar bem o pelo e oferecer alimentos ricos em omega 3, que fortalecem o pelo e contribuem para a suavidade e brilho do pelo.

Maltipoo: educação

O Maltipoo é um cachorro fácil de adestrar pois provém de raças dóceis e inteligentes. Com poucas sessões aprenderá com facilidade qualquer comando básico ou truque, porém para ter um resultado ainda mais eficaz, tenha em conta:

  • O reforço positivo deve ser a base da edução, já que esse cachorro não tolera nem gritos nem violência física. Além disso, os castigos não são eficazes com nenhuma raça de cachorro;
  • A constância é outra das chaves para um bom adestramento, por isso é preciso estabelecer um plano de trabalho e seguir de forma rotineira para que o cachorro consiga interiorizar melhor o que aprendeu;
  • Apesar de se ser um cachorro que aprende rápido você não deve exagerar no tempo de sessões, o mais recomendável são 15 minutos de prática. Se você sobrecarregá-lo com sessões muito largas, intensas ou fizer muitas sessões durante o dia o cachorro vai cansar, ficar frustrado e não vai querer continuar aprendendo.

Por outro lado, é fundamental que ele seja socializado desde filhote, dessa forma você vai conseguir que o seu Maltipoo seja um cachorro aberto e descontraído tanto com outras pessoas como com outros cachorros e animais.

Toda a relação com o Maltipoo deve ser de respeito e carinho, com técnicas que não sejam invasivas e muito menos agressivas e, nunca, recorrer a castigos físicos ou verbais.

Maltipoo: saúde

O Maltipoo é um cachorro híbrido e, por isso, pode herdar do Poodle e do Maltês doenças hereditárias. Uma delas é a atrofia progressiva da retina, da qual é muito típica nas duas raças. Deve ser diagnosticada precocemente, uma vez que os casos avançados podem gerar cegueira permanente.

Do Poodle, essa raça herda a tendência em desenvolver displasia de quadril, por isso é recomendável certos exercícios físicos e tratamentos preventivos. Também pode herdar a propensão a inchaços abdominais e problemas oculares. Por parte do Maltês, pode desenvolver doenças do sistema respiratório, assim como alterações orais, como malformações ou infecções nos dentes e boca.

Para manter as melhores condições para o seu Maltipoo, é imprescindível realizar visitas regulares a um veterinário de confiança para garantir o estado de saúde do seu pet. Assim como seguir o calendário de vacinação e desparasitação externa e inter.

Onde adotar um Maltipoo?

Uma vez que você já conheceu todas as características do Maltipoo, provavelmente você ficou com vontade de adotar um exemplar. Apesar de ser um cachorro híbrido bastante popular, não é uma raça muito comum e, por isso, talvez você não saiba bem o que precisa fazer para adotar um desses filhotes.

No PeritoAnimal não somos a favor da compra de animais, por isso, recomendamos sua adoção. Você pode procurar associações especializadas na raça, protetores, canis, abrigos ou fundações. Em todos esses casos, é melhor entrar em contato e perguntar se eles têm algum cachorro com as características do Maltipoo. Caso contrário, você pode solicitar te informem caso houver algum.

Ao adotar um filhote ou adulto de Maltipoo, é essencial levar em consideração seus cuidados e necessidades, pois você deve estar ciente de que é uma raça de cachorro dependente, que não pode passar muitas horas sozinho em casa. Como já mencionamos, se você é uma pessoa que fica muito tempo fora de casa, o mais apropriado será encontrar outro cão.

A adoção ajuda a combater o abandono de animais e permite que sejam dadas segundas chances aos cachorros marginalizados, mas isso deve ser feito com responsabilidade.

Bibliografia
  • Imagem 8: Reprodução/Confederação Brasileira de Cinofilia

Fotos de Maltipoo

Vídeos de Maltipoo

1 de 3
Vídeos de Maltipoo
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Maltipoo

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Maltipoo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Maltipoo
1 de 7
Maltipoo

Voltar ao topo da página