Cuidados extra

Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 26 março 2024
Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães se reproduzem rapidamente, com uma gestação curta e com prole numerosa, o que desperta preocupação nos tutores. A maturidade sexual desses animais acontece por volta do sexto mês de vida, havendo necessidade de cuidados para que o cãozinho não se reproduza de forma descontrolada. A castração é um método de controle populacional de grande uso em animais de companhia, pois além dessa função, ajuda na diminuição de comportamentos considerados inadequados pelos tutores e evita doenças como neoplasias mamárias e problemas na próstata.

O cachorro, macho, quando entra na puberdade, começa a ter comportamentos estimulados pelo hormônio testosterona, como a marcação de território com urina e ficar mais agitado, querendo acasalar. Além disso, outros comportamentos considerados indesejados pelos tutores podem aparecer, como a agressividade. Nesses casos, a castração torna-se uma alternativa viável e segura para o animal, que perderá o estímulo hormonal, mas manterá seu comportamento normal de cachorro, sem tanta intensidade.

Se o objetivo for deixar o cão mais calmo, talvez a castração possa ajudar. Mas, antes de tudo, é necessário observar se o pet está recebendo a atenção que precisa e se está se exercitando o suficiente para gastar sua energia acumulada e ter um temperamento equilibrado. A castração pode não resolver o problema se a situação for de estresse. Se você estiver passando por esse problema, aproveite as dicas deste artigo do PeritoAnimal sobre quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Cachorro castrado muda de comportamento?

Índice

  1. A castração deixa o cachorro mais calmo?
  2. Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?
  3. Como o cachorro fica depois de castrado?
  4. Como saber se a castração deu certo?

A castração deixa o cachorro mais calmo?

O comportamento agressivo pode ser considerado um importante mecanismo de adaptação das espécies, relacionado ao sucesso reprodutivo. Ou seja, na natureza, o mais forte e mais agressivo, que consegue derrotar os demais, será o reprodutor. Isso faz parte da seleção natural, onde os mais fortes espalharão seus genes, proliferando os mais propícios a suportarem as doenças e intempéries da natureza. Em cães machos, a agressividade pode ser vista como um problema pelos tutores, mas é um meio de adaptação para várias espécies, tendo por finalidade a criação e manutenção de territórios, aumentando o acesso a recursos como alimentos, abrigo e fêmeas para reprodução.

Nos animais de companhia, como os cães e os gatos, o comportamento agressivo é indesejado, mesmo quando ocorre como expressão de instintos naturais da espécie. Grande parte desse comportamento é desencadeado pela testosterona, um hormônio produzido e secretado pelos testículos e pela glândula adrenal. Nos cães, esse hormônio pode causar um comportamento agressivo territorialista ou reprodutivo, a depender da situação. Além disso, a testosterona deixa o cachorro mais ativo, à procura de fêmeas no cio, mais alerta e ativo aos barulhos do ambiente. É o hormônio da força, da competitividade e da energia. Cães que não foram submetidos à castração são mais atentos, mais eufóricos, ativos e agressivos.

Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?

A mudança de comportamento no cachorro castrado pode demorar alguns meses, pois a quantidade de hormônio produzida diminui, mas seu efeito pode durar por algum tempo. No entanto, dentro de alguns dias, já é possível ver alguma diferença no comportamento. Lembrando que a castração não funciona como mágica para os problemas de marcação de território. Alguns cães continuarão a urinar em alguns cantos da casa. Isso tudo vai depender da idade na qual o cachorro foi submetido à castração. Cachorros castrados nos primeiros dois anos de vida costumam apresentar maiores mudanças de comportamento quando comparados com cães mais idosos.

Após os dois anos de idade, teremos pouco efeito no comportamento de macho dos cachorros submetidos à castração. Isso porque ele já estará acostumado a marcar seu território com urina e a perambular pelas ruas à procura de cadelas no cio. Pode ser que ele nem se importe mais com as fêmeas em período de acasalamento, mas continuará gostando de passear pela rua. Esse tipo de comportamento pode sujeitar o cachorro a acidentes automobilísticos, brigas e até mesmo maus tratos.

Como o cachorro fica depois de castrado?

Após a castração, sem o estímulo da testosterona, o cachorro tende a ficar mais calmo, menos eufórico e territorialista. O nível de destruição pode sofrer uma queda também, o que é muito desejável pelos tutores. Comportamentos como mastigar chinelos, sapatos, rasgar sofás e todo tipo de destruição podem ficar menos frequentes após a castração.

Mas de uma forma geral, o cachorro não perde sua alegria, principalmente se for filhote ainda. Ele continua brincando, querendo atenção e com bastante energia, porém menos agressivo. Além desses benefícios, a castração evita vários problemas de saúde, como câncer nos testículos e problemas na próstata, além de inibir o comportamento reprodutivo e ficar perambulando pela rua à procura de fêmeas para acasalar, correndo o risco de sofrer algum acidente.

A castração deve ser vista como um ato de amor e de proteção, pois ajuda a prolongar a vida do cachorro, que ficará mais seguro em casa. Isso não significa que ele não terá um comportamento normal de cachorro! Ele continuará ativo, sempre pronto para um passeio e com muita energia para brincar. Mas evitará brigas e confrontos, principalmente se no ambiente houver numerosos cães, o que predispõe a lutas por territórios e por disputas por fêmeas.

Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo? - Como o cachorro fica depois de castrado?

Como saber se a castração deu certo?

Se o objetivo da castração era inibir a agressividade e o comportamento territorialista, de marcação de território, dentro de alguns dias já será possível ver alguma diferença no cachorro. Os cães que urinavam levantando a patinha começam a se sentar para tal, sem se preocuparem em marcar o território. Fêmeas no cio não serão mais tão atrativas e nem motivo de brigas. Além disso, ele ficará mais tranquilo, menos destrutivo e eufórico. Algumas raças de cães são muito ativas, não mostrando mudanças no seus níveis de atividades após a castração. Outras podem ficar bem mais tranquilas e dóceis. E lembre-se: quanto mais jovem o animal castrado, maiores mudanças comportamentais acontecerão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Jesus, A.S. Castração em cães e gatos: quando realizar, técnicas, benefícios e riscos. UniAGES, Centro Universitário, Paripiranga, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/Monografia%20Alexandre%20(1).pdf. Acesso em 27/02/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quanto tempo depois de castrado o cachorro fica mais calmo?