Cuidados extra

Cuidados para uma gata castrada

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 junho 2023
Cuidados para uma gata castrada
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O cuidado dos nossos pets é uma grande responsabilidade, algo que não deve ser levado de ânimo leve. É muito bonito ter um pet, um gato ou gata por exemplo, e também é muito bonito quando esta tem filhotes. No entanto, nem todos podemos ficar a cargo dos seus filhotes, por isso ao invés de estar aumentando o número de animais abandonados, é preferível castrar o animal. Uma opção solidária devido ao grande número de abandonos de animais que há no mundo.

Seja qual for o fator pelo qual decidiu esterilizar a sua gata, deve colocar em prática uma série de cuidados que ajudarão a sua gata a recuperar mais rápido e a não ter complicações na sua recuperação.

Para proporcionar à sua gata o melhor possível, neste artigo do PeritoAnimal queremos mostrar-lhe todos os cuidados para uma gata esterilizada que lhe irão permitir estabilizar e ajudar a sua gata a recuperar.

Também lhe pode interessar: Cachorro castrado muda de comportamento?

Índice

  1. Cuidados para proteger a ferida
  2. Cuidados para curar a ferida
  3. Cuidados alimentares
  4. Outros cuidados a ter em conta

Cuidados para proteger a ferida

Depois de realizar a operação e quando os efeitos da anestesia tiverem passado, a sua gata irá tentar tirar os pontos de sutura da operação. Isto deve-se evitar a tudo o custo uma vez que o médico veterinário suturou 3 camadas, o plano peritoneal, a fáscia subcutânea e a pele ou plano superficial.

Por este motivo, deve-se impedir o acesso da gata à ferida, por exemplo pode-se colocar um curativo na barriga, no entanto não é muito recomendável uma vez que a gata tem fácil acesso à ferida e pode tirar o curativo muito facilmente.

Outro método para impedir o acesso da ferida é usar o colar elizabetano ou isabelina, que é muito eficaz neste caso. O único inconveniente é que este acessório causa estresse e depressão na gata, podendo inclusive chegar ao extremo de não conseguir comer.

Uma opção que parece mais eficaz é utilizar uma espécie de espartilho, que deve criado pelo dono. Deve utilizar uma camiseta de algodão, da qual deverá cortar um retângulo de maneira a que este cubra a gata, deve abrir buracos para as patas e nos lados realizar cortes para ficarem tiras. Estas tiras no final podem-se amarrar no lombo da gata e é uma opção mais cômodo para o seu pet.

Cuidados para uma gata castrada - Cuidados para proteger a ferida

Cuidados para curar a ferida

Também existem uma série de cuidados em relação à cura da ferida, como por exemplo deverá curar a mesma três vezes por dia, para contribuir para uma cicatrização mais rápida. Para curar a ferida é necessário contar com gaze e medicamentos como Iodopovidona e Neomicina, dependendo daquilo que o veterinário lhe tiver receitado.

Um processo eficaz pode ser primeiro limpar a zona com Iodopovidona e depois aplicar algum antibiótico como a Neomicina. Isto é algo que deve fazer diariamente e com muito cuidado, uma vez que é fundamental para que a sua gata se possa recuperar o mais rápido possível.

Cuidados para uma gata castrada - Cuidados para curar a ferida

Cuidados alimentares

Também deve ter em conta diferentes cuidados alimentares uma vez que a sua gata não estará nas mesmas condições que normalmente. A primeira coisa que deve fazer é colocar a comida em sítios cômodos, não em locais altos evitando que a gata realize o esforço para saltar.

Se não comer não a deve forçar, deve esperar que seja ela a procurar comida. Se for o caso de passar muito tempo sem querer comer, o melhor será ir ao veterinário para se certificar que tudo está bem.

Durante os primeiros dias pode reduzir a quantidade de comida e bebida para metade, pelo menos até a sua gata começar a recuperar. Uma das opções é proporcionar à gata alimentos enlatados, uma vez que estes são mais hidratados (contêm uma alta percentagem de água) e são mais apetitosos para a recém operada.

Além disso, deve controlar a dieta da gata uma vez que algumas felinas castradas têm tendência a engordar.

Cuidados para uma gata castrada - Cuidados alimentares

Outros cuidados a ter em conta

Se tem em sua casa outros pets ou está pensado em adotar um gato de rua (por exemplo), deve ter cuidado para que estes não magoem a gata recém operada. É preferível não haver muita agitação em casa e esperarmos que a gata recupere até adotar um novo pet.

Também é normal que o comportamento da gata mude e se encontre mais irritada ou não queira receber carícias. Isso deve ser temporal. Se observar uma mudança muito brusca na sua forma de agir não hesite em consultar o veterinário, pois ele irá ajudá-lo. Se observar a presença de sangue na ferida ou sintomas raros como vômitos ou diarreia deve consultar de imediato o especialista.

Cuidados para uma gata castrada - Outros cuidados a ter em conta

Se veio até este artigo é porque tinha dúvidas sobre a castração, por isso não hesite em consultar também o nosso artigo sobre os benefícios de castrar um gato e se informar sobre o porquê de tantas pessoas o decidirem fazer. Leia também o nosso artigo sobre a idade ideal para castrar uma gata.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados para uma gata castrada, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
93 comentários
A sua avaliação:
Alex Rodrigues
Minha gata foi castrada faz 11 dias hoje, ela está doida para sair na rua ter liberdade como tinha antes, eu já posso soltar ela ou não?
Maria
Não se deve deixar gatos soltos, com acesso à rua! É assim que eles ficam doentes! Gatos que saem vivem em média 4 anos. Já gatos que não tem acesso a rua vivem até 17 anos, em média. Pense bem ….
A sua avaliação:
Clara
Olá, minha gata foi castrada a 3 dias, desde o primeiro dia que ela estar super ativa, infelizmente tem momentos que não consigo evitar que ela pule, exemplo ela tirou a roupa cirúrgica em um pulo, então tive que improvisar uma que fica amarrada e desde então ela não conseguiu tirar, ela está comendo, urinando e defecando normalmente. O único problema é que eu não estou conseguindo tirar o esparadrapo, ele está grudado na pelinha dela e nos pelos , e sem contar que ela odeia que mexa na barriga dela mesmo antes da castração. Alguém poderia me ajudar? Eu nem sei como estar a sutura dela.
A sua avaliação:
Amanda Moreira
Minha gata acabou de ser castrada e o veterinario falou que mesmo castrada se aparecer gato no cio ela entra no cio não entendi castrei para ela não sofrer com o cio
A sua avaliação:
Fernanda santos
Minha gata foi castrada. Apos 10 dias tiramos os pontos. No mesmo dia abriu a cirurgia . Refez a cirurgia. Passados 7 dias abriu, com os pontos. E ela de roupa, nem se movimenta muito. Fez nova cirurgia. Agora está na clínica. Estou preocupada, já viram algo assim? Nessa última cirurgia a dra trocou o tipo de fio, pois poderia ser rejeição ao fio. Disse que a cirurgia está inchada...
Adriane
Tenho duas gatas, uma eu castrei faz 03 dias e ela está se recuperando, já a primeira eu castrei em fevereiro de 2022 e como ela é muito espoleta o pontinho da pele dela abriu, mas não precisou de nova cirurgia, só passar o spray antisséptico, mas, a veterinária informou que em alguns casos há a necessidade de nova cirurgia mesmo
A sua avaliação:
Girlenia Morais
Olá! Tenho 2 gatas de 5 meses que foram adotadas, castrei elas tem 2 dias, elas estão com curativo e roupa pós cirúrgica, o veterinário disse que não precisava trocar ou limpar o curativo, bastava manter ela com a roupa pra proteger o curativo e voltar na clínica em 10 dias pra tirar os pontos. É normal não fazer essa higiene do local?
Taís
Aconteceu o mesmo comigo
Diego
Siga sempre a orientação do veterinário.
A sua avaliação:
Débora cristina
Minha gata operou faz uns 4 dias , mas não quer parar quieta, como ela vivia no quintal vive querendo ir pra la e pulando nas coisas quando ah gente bobeia com ela , o que fazer pra ela se entreter sem fazer esforço, e também como ganhar ela a noite já que ela fica acordada durante a noite querendo atenção
A sua avaliação:
Nikko
Posso castrar gata premha?
kenia
que absurdo essa pergunta, so pode ser uma brincadeira de péssimo gosto. Mesmo que perguntar se pode fazer ligadura em uma mulher gravida.
Adriane
Não pode, um dos requisitos é que ela não esteja prenha, se tiver eles não castram.
A sua avaliação:
Anna
Ola monha gata foi castrada, hoje faz 3 dias, ela não veio com nenhum curativo, isso é normal?
Débora cristina
Nem um pouco, deveriam no mínimo fazer isso
Débora cristina
Alias minha gata chegou cheirando a placenta aqui em casa, não limparam , depois do meu mozaum pagar 1135 reais na castração, não deram um brinde pelo preço exorbitante
Adriane
A minha também veio sem curativo, porém com a roupa cirúrgica para proteger.
A sua avaliação:
Anna
Ola minha gata foi castrada e hoje éo terceiro dia, ela não veio com nenhum curativo somente com pontos, é normal?
A sua avaliação:
Aguida Maria do Nascimento
Olá minha gata foi castrada a 12 dias. Desde de então ela não quer comer estou preocupada
chrislayne
a minha foi castrada ontem ela fica solta no terreno onde trabalho, eu cuido dela, ela nao quer comer desde cedo, estou preocupada tb...
A sua avaliação:
TÂNIA BRUM KLOVAN
Olá! Minha gata de 4 meses e meio castrou a 8 dias , esta usando roupa cirúrgica , ate hoje ela teve muito repouso , procurei manter afastada do irmão , quando juntos era com supervisão, mas hoje brincaram muito e correram mesmo com a roupa . Tem algum problema ? Já posso deixar ?
A sua avaliação:
Daniela
Olá.
Minha gata fez a cirurgia de castração hoje, agora que o efeito da anestesia está passando ela não fica com a roupa pós cirúrgica de forma nenhuma, há algo que eu possa fazer para ela ficar com a roupinha?
Sasha
Sei que é um pouco tarde, mas caso alguém esteja afim de uma resposta: Minha gata não estava ficando com a roupinha, ficava muito arisca e assustada. Pra isso fiz uma roupinha com MEIA, tem uns tutoriais bem interessantes na internet.
Mas fiz 2 roupinhas porque ela sujou então precisei trocar.
A sua avaliação:
Ana Cláudia
Oi, tudo bom.
Eu castrei minha gata já tem 21 dias e quando ela faz muito esforço está sentindo muita dor, tanto que ela fica muito zonza e chega a defecar, isso é normal?
Ela não tomou os antibióticos e nem passei remédio para ajudar a cicatriza, mas a veterinária disse que não precisava, porque no dia da castração ela deu antibióticos que valiam por 2 dias.
Mas por fora a cicatriz tá bem seca e quase desaparecendo já, e apareceu alguns caroços bem pequenos nela, mas a veterinária disse que era normal.
Seria normal essa dor que ela sente ao correr, fazendo esforço?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte a segunda opinião de outro profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Adriane
Eu voltaria imediatamente no veterinário, as minhas gatas foram castradas e foi receitado antibiótico por 7 dias e mais um remédio para o estômago também por 7 dias, além de limpeza no local 3x ao dia, e roupinha cirúrgica por 15 dias, e com 15 dias tenho que voltar no veterinário para retirar o ponto.
A sua avaliação:
Nádia
A minha gata Mia acabou de ser castrada, os pontos cá só, e me endicaram não ser necessário fazer penso.
Não me passaram nenhum tipo medicacao para a ela...
Isso e normal?
Kelly Azevedo
Não é normal, pos é necessário por um remedinho para ajudar a cicatrizar e evitar inflamações ou infecções. Minhas gatas foram castrada e foi receitado Rifocina para local da cirurgia 2x ao dia além dos outros 3 remédios orais. Mas entra em contato com o veterinário e peça sugestões.
Taís
Ela está bem? Aqui também aconteceu isso!
A sua avaliação:
Antônia Herisvalda Dias de Oliveira
Minha gata foi castrada e com nove dias estava aberta porque ela arrancou ponto e saindo um líquido ,levei ela as pressas , o veterinário limpou, deu novos pontos e colocou duas sondas . Mas estou preocupada, ele não falou nada sobre limpeza ou curativo , o que devo fazer?
A sua avaliação:
Angela
Há um ano castrei minha gata e agora apareceu umas feridinhas na barriga dela envolta da cirurgia de castração, levei no veterinário e ele receitou um remédio pra dar durante 21 dias as feridas começaram a secar depois de um mês voltaram pior, não sei o que fazer
A sua avaliação:
Mirian
Olá castrei minha gata ontem desde então ela não dorme esta agitada isso é normal ? Estou bem preocupada
A sua avaliação:
Maressa
Olha como ta
Luísa Savala
Oi Maressa! Apenas fazendo um exame clínico presencial é possível diagnosticar com precisão o que pode ser. Por essa razão, é muito importante que você busque ONGs ou Associações que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maressa
Eu to preocupada com ela estou com medo q seja tumor 😭
A sua avaliação:
Maressa
Olá boa noite minha gata foi castrada e desmamou tbm mas ela deu um caroço perto das maminhas Oq eu faço?n tenho condição de levar no veterinário agr. To com medo q seja grave por favor me responde !
Luísa Savala
OI Maressa! Sem ver a sua gata não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações que possam prestar atendimento veterinário sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maressa
Vou te mandar a foto dela com o caroço
1 de 5
Cuidados para uma gata castrada