menu
Partilhar

Recuperação depois de castração de cachorro

Por Aline Nunes. 17 setembro 2018
Recuperação depois de castração de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Cada vez mais cuidadores estão cientes da importância e dos benefícios da castração que os incentiva a intervir pelos seus cães. Desse modo, surgem dúvidas sobre como a operação é realizada, em que consiste ou quanto demora um cão em se recuperar após a castração, que é o que explicaremos neste artigo do Perito Animal.

Além disso, veremos como curar a ferida deixada por este procedimento. Como primeiro ponto de importância, devemos sempre ir a um veterinário com experiência comprovada e seguir as suas indicações, não se esqueça disso.

Também lhe pode interessar: Cuidados para uma gata castrada

A castração em cães

Antes de falar sobre quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos saber em que consiste esta operação. Em primeiro lugar, recomenda-se realizá-la brevemente para que o cão se beneficie dos efeitos positivos sobre a sua saúde, como os relacionados à próstata ou aos tumores testiculares. Antes da intervenção, É importante fazer uma revisão no nosso cão que inclua um exame de sangue básico para detectar se existe algum problema de saúde a ser considerado, especialmente se o cão já estiver idoso.

No dia escolhido para a cirurgia, devemos ir para a clínica com o cão em jejum. A operação consiste em extrair os testículos nos cães machos ou o útero e os ovários nas fêmeas, através de uma pequena incisão, é claro, com o cão anestesiado. A área é raspada e desinfetada previamente. A incisão é fechada com alguns pontos que podem ser aparentes ou não, a região é desinfetada novamente e, em pouco tempo, o cão acorda completamente e pode continuar a se recuperar em casa.

Recuperação depois de castração de cachorro - A castração em cães

Cuidados após castração

Como vimos, podemos retornar rapidamente para casa com o nosso cachorro. Lá devemos considerar as seguintes recomendações, que asseguram um bom cuidado para cães recém castrados:

  • Manter o cão calmo, evitando movimentos repentinos ou saltos que possam abrir a ferida.
  • Impedir que ele lamba ou morda a incisão para evitar que os pontos sejam removidos. Além disso, a ferida pode ser infectada. Para isso, podemos usar um colar elizabetano, pelo menos durante o tempo em que não podemos monitorá-lo. Alguns cães se sentem sufocados com ele, contudo, você deve pensar que levará apenas alguns dias.
  • Dar-lhe a medicação prescrita pelo veterinário que servirá para mitigar qualquer dor e reduzir o risco de infecções.
  • Limpar a ferida, como veremos na próxima seção.
  • É provável que a cirurgia afete as necessidades nutricionais do cão, portanto, desde o primeiro momento, devemos ajustar a sua dieta para evitar o excesso de peso.
  • Ir à revisão quando aconselhar o veterinário. Em muitos casos os pontos são removidos em cerca de uma semana.
  • Naturalmente, se a ferida parece infectada, se abre ou o cão demonstra estar muito dolorido, devemos entrar em contato com o veterinário.

Assim, se nos perguntamos quanto tempo um cachorro leva para se recuperar após castrá-lo, veremos que ele terá uma vida normal, praticamente desde o seu retorno para casa, embora os cuidados devam continuar durante uma semana aproximadamente.

Curar a ferida da castração

Vimos quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração e, para essa recuperação, é importante mantermos a ferida sempre limpa. Por isso, já vimos que é essencial evitar que o nosso cão a lamba ou mastigue. Além disso, pelo menos uma vez por dia, devemos limpá-la com algum desinfetante, como a clorexidina, que pode ser encontrada em um spray conveniente que nos permite aplicá-la simplesmente pulverizando a área, causando o mínimo de desconforto.

Caso contrário, podemos molhar uma gaze ou algodão e passá-lo pela incisão, sempre sem esfregar. Em poucos dias, veremos que a pele estará completamente fechada, momento em que não será mais necessário desinfetar, senão controlar até receber a alta veterinária.

Recuperação depois de castração de cachorro - Curar a ferida da castração

Desconfortos da castração

Uma vez explicado quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos considerar outros desconfortos que podem ser observados, além dos problemas na cicatrização que podem ser minimizados seguindo os cuidados acima mencionados.

Por exemplo, se o nosso cão chora após a castração, pode ser porque ele está incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia.

Também podemos notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o nosso cão não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cão retome a vida normal logo de voltar para casa. Caso contrário, devemos notificar o veterinário.

Recuperação depois de castração de cachorro - Desconfortos da castração

Se deseja ler mais artigos parecidos a Recuperação depois de castração de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Alessandra Tatiana de Souza Fernandes
Meu cachorrinho foi castrado hoje faz 10 dias, e ontem o irmãozinho dele faleceu, está numa tristeza assustadora ! Como fazer para ajudar a se animar ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Alessandra, agradecemos o seu comentário. Acreditamos que o nosso artigo O que fazer quando seu cachorro está triste possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-quando-seu-cachorro-esta-triste-3458.html. Esperamos que ele se anime! Um abraço da equipe editorial do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
joao Ricardo
minha cachorra foi castrada a 2 dias, não quer comer nada, ela nao ta vomitando, nem com nenhuma aparencia de dor, alguma dica do que dar pra ela comer???
A sua avaliação:
Pedro mazziero
Minha cadela foi castrada ontem hoje ela só dorme e não quer comer é normal
A sua avaliação:
Luciana Paixão
Oi,bom dia,estive lendo suas dicas sobre os cuidados da pós castração. E foi ótimo, muito obrigada.
Tenho uma dúvida apenas a respeito do banho.
Assim q minha cadelinha saiu da sala de cirurgia,ela urinou, passamos um pano limpo com sabão líquido pelo contorno do corpo dela,mas,fico preocupada,pq molhou a cirurgia...será q eu deveria dar lê um banho,pelo menos na parte inferior? Ela foi castrada ontem a tarde,dia 08/03/2021 as 14:00...
Agradeço se puder responder me.
A sua avaliação:
Marilia Figueiredo Accioly
Faz 5 dias que meu cachorro fez a castração, ñ usa o colar de jeito nenhum, a cicatrizaçao ta otima, mais começou a vomitar, sera que e por causa do remedio?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)

Oi, Marilia. Tudo bem? Poxa, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Danielle
Gostaria de saber se é normal a cachorra ao 3 dia de castrada ainda sentir dor e reclamar?
Ela é bem delicada até quando toma vacina.Comendo bem , bebendo água,xixi e coco normal.
Passa o dia tranquila mas as vezes quando muda de posição da uns gritos.
Pode ser muscular devido ao corte.
Não grita direto só as vezes principalmente a noite quando muda de posição.
Tenho tentado mantê-la mais quietinha possível.
A sua avaliação:
Jessy
Gente me ajuda . Meu cachorro tem menos de dois dias que foi castrado. E no primeiro dia chorava demais mas agora ele nao consegue mais relaxar fica correndo de um lado para o outro a gemer , a arranhar o chao. Tento acalma lo mas de tudo em vao. Tenho medo que isto prejudique a cirurgia dele . Ele tambem urinou sangue e ainda nao defecou . Sera isso normal.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ramoni
Minha cadelinha foi castrada a três dias e tem tido reações semelhantes ao seu, está muito assustada, corre, grita, mas consigo acalma lá, porém tenho medo que prejudique a recuperação. Como está seu cachorrinho e como foi a recuperação dele ?
A sua avaliação:
Jéssica da Silva uza
Minha cachorrinha fez castração a 2 dias só que esta desanimadinha, nem abana mais o rabinho quando nos vê. Devo me preocupar ou é por que ela está incomodada mesmo?
Carla
Oi Jessica, esta acontecendo a mesma coisa com a minha, estou bem preocupada...quanto tempo demorou para a sua cachorrinha voltar ao normal? Ate para comer esta dificil....esta muito, mas muito caidinha...ela fez a castração dia 09/10, tem 05 dias
A sua avaliação:
nicolas
BANHO EM CACHORRO APÓS 10 DIAS DE CASTRADO. não pode dar banho depois da cirurgia gente.
A sua avaliação:
Claudete
Gostaria muito de saber se posso dar banho em minha cachorrinha logo após a cirurgia de castração? posso dar um banho em seguida
, logo após ela voltar da anestesia? é correto esse procedimento?
A sua avaliação:
Driely
Oi! Meu pastor alemão de 1 ano castrou a mais ou menos 4 meses. Ele tinha o saquinho avantajado antes da castração. Depois que as bolinhas foram retiradas notei que de uns meses pra ca a pele vem diminuindo e assim gerando casquinhas, é normal? Vai encolher?
A sua avaliação:
Karina
Oi minha cachorrinha foi castrada ontem queria saber se posso dar banho nela ou não
Desde já grata.
A sua avaliação:
Vera lucia de almeida
Boa tarde minha cachorra foi castrada no dia 3/01/2020
Ela esta bem mas sua filhote de 2 meses chora muito a noite tenho receio de deixa la com a mâe ela esta com roupa cirurgica qual o tempo de recuperaçāo dela?
Amanda
Boa noite, meu cachorrinho de 9 meses castrou há 2 dias E ainda não está caminhando. É normal? Está com bastante dificuldade pra fazer xixi e coco acho que devido a roupa cirúrgica. Estou muito preocupada com ele
Luísa Savala
Oi Amanda! Como mencionamos no artigo: Por exemplo, se o cachorro chorar após a castração, pode ser porque ele está incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia.
Também é possível notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o seu cachorro não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cão retome a vida normal logo de voltar para casa.
Sendo assim, o mais indicado é que você volte ao veterinário e explique a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Mayara
Olá ..hj dia 3 de julho minha cachorrinha foi castrada ocorreu tudo bem , está em casa quetinha e quentinha , mais ela chora muuiiito oque pode ser o médico disse que não posso dar medicação porque pode causar danos , mais estou preocupada pois ela não cessa o choro ele disse que pode ser alucinação , será que é verdade ou ela pode estar com dor ??
Luísa Savala
Oi Mayara! Tal como mencionamos no artigo: Você deve ter em conta que alguns desconfortos podem ser observados, além dos problemas na cicatrização que podem ser minimizados seguindo os cuidados mencionados nesse artigo.
Por exemplo, se o seu cão chora após a castração, pode ser porque ele esteja incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia. Você também pode notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o seu cachorro não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cachorro volte a vida normal depois de voltar à casa. Caso contrário, você notificar o veterinário e seguir as orientações do mesmo.
Se algum sintoma persistir, vale a pena voltar ao veterinário outra vez e explicar a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
DOUGLAS REZENDE DE CASTRO BATISTA
Meu cachorro castrou aí já retiramos os pontos ele esta 100% só que o saco escrotal dele deu está casquinha estamos tratando com pomada cicatrizante mais j achamos em lugar algum oqur pode. Ser e normal ?
Aline Miranda
Meu cachorro foi castrado na segunda feira,hj faz 3 dias. Oque qro saber e depois de qnts dias posso dar banho nele? Desde já agradeço
Fabiana
Meu cachorro foi castrado, ele já é velhinho, poodle de porte médio , já faz uns 4 meses , adotei ele em um canil municipal , foi castrado e até hoje não sicatrizou , ele retirou os pontos e abriu , estou tentando curar agora com unguento , mas ele sente muita dor . O que me indicaria ?
Luísa Savala
Oi Fabiana! Seu cachorro precisa ser visto por um veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nina
Obrigada pelos esclarecimentos, e aproveitando a oportunidade gostaria de saber se posso dar banho na minha cachorrinha depois de uma semana de castração Antecipadamente muito obrigada.
Natasha Oliveira
Minha cachorrinha foi castrada hj e só chora e anda pela casa , não para em lugar algum , já dei remédio, e msm assim não para.
Jessy
Como ficou sua cachorrinha o meu dois castrado faz dois dias e esta do mesmo jeito. Ele nao para . Estou em panico.
Recuperação depois de castração de cachorro
1 de 4
Recuperação depois de castração de cachorro

Voltar ao topo da página