Cuidados extra

Recuperação depois de castração de cachorro

Recuperação depois de castração de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cada vez mais cuidadores estão cientes da importância e dos benefícios da castração que os incentiva a intervir pelos seus cães. Desse modo, surgem dúvidas sobre como a operação é realizada, em que consiste ou quanto demora um cão em se recuperar após a castração, que é o que explicaremos neste artigo do Perito Animal.

Além disso, veremos como curar a ferida deixada por este procedimento. Como primeiro ponto de importância, devemos sempre ir a um veterinário com experiência comprovada e seguir as suas indicações, não se esqueça disso.

Índice

  1. A castração em cães
  2. Cuidados após castração
  3. Curar a ferida da castração
  4. Desconfortos da castração

A castração em cães

Antes de falar sobre quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos saber em que consiste esta operação. Em primeiro lugar, recomenda-se realizá-la brevemente para que o cão se beneficie dos efeitos positivos sobre a sua saúde, como os relacionados à próstata ou aos tumores testiculares. Antes da intervenção, É importante fazer uma revisão no nosso cão que inclua um exame de sangue básico para detectar se existe algum problema de saúde a ser considerado, especialmente se o cão já estiver idoso.

No dia escolhido para a cirurgia, devemos ir para a clínica com o cão em jejum. A operação consiste em extrair os testículos nos cães machos ou o útero e os ovários nas fêmeas, através de uma pequena incisão, é claro, com o cão anestesiado. A área é raspada e desinfetada previamente. A incisão é fechada com alguns pontos que podem ser aparentes ou não, a região é desinfetada novamente e, em pouco tempo, o cão acorda completamente e pode continuar a se recuperar em casa.

Recuperação depois de castração de cachorro - A castração em cães

Cuidados após castração

Como vimos, podemos retornar rapidamente para casa com o nosso cachorro. Lá devemos considerar as seguintes recomendações, que asseguram um bom cuidado para cães recém castrados:

  • Manter o cão calmo, evitando movimentos repentinos ou saltos que possam abrir a ferida.
  • Impedir que ele lamba ou morda a incisão para evitar que os pontos sejam removidos. Além disso, a ferida pode ser infectada. Para isso, podemos usar um colar elizabetano, pelo menos durante o tempo em que não podemos monitorá-lo. Alguns cães se sentem sufocados com ele, contudo, você deve pensar que levará apenas alguns dias.
  • Dar-lhe a medicação prescrita pelo veterinário que servirá para mitigar qualquer dor e reduzir o risco de infecções.
  • Limpar a ferida, como veremos na próxima seção.
  • É provável que a cirurgia afete as necessidades nutricionais do cão, portanto, desde o primeiro momento, devemos ajustar a sua dieta para evitar o excesso de peso.
  • Ir à revisão quando aconselhar o veterinário. Em muitos casos os pontos são removidos em cerca de uma semana.
  • Naturalmente, se a ferida parece infectada, se abre ou o cão demonstra estar muito dolorido, devemos entrar em contato com o veterinário.

Assim, se nos perguntamos quanto tempo um cachorro leva para se recuperar após castrá-lo, veremos que ele terá uma vida normal, praticamente desde o seu retorno para casa, embora os cuidados devam continuar durante uma semana aproximadamente.

Curar a ferida da castração

Vimos quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração e, para essa recuperação, é importante mantermos a ferida sempre limpa. Por isso, já vimos que é essencial evitar que o nosso cão a lamba ou mastigue. Além disso, pelo menos uma vez por dia, devemos limpá-la com algum desinfetante, como a clorexidina, que pode ser encontrada em um spray conveniente que nos permite aplicá-la simplesmente pulverizando a área, causando o mínimo de desconforto.

Caso contrário, podemos molhar uma gaze ou algodão e passá-lo pela incisão, sempre sem esfregar. Em poucos dias, veremos que a pele estará completamente fechada, momento em que não será mais necessário desinfetar, senão controlar até receber a alta veterinária.

Recuperação depois de castração de cachorro - Curar a ferida da castração

Desconfortos da castração

Uma vez explicado quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos considerar outros desconfortos que podem ser observados, além dos problemas na cicatrização que podem ser minimizados seguindo os cuidados acima mencionados.

Por exemplo, se o nosso cão chora após a castração, pode ser porque ele está incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia.

Também podemos notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o nosso cão não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cão retome a vida normal logo de voltar para casa. Caso contrário, devemos notificar o veterinário.

Recuperação depois de castração de cachorro - Desconfortos da castração

Se deseja ler mais artigos parecidos a Recuperação depois de castração de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
A sua avaliação:
Lala
Minha cadela está no quinto dia de recuperação após ser castrada. Será que parece normal? Ela parece mais sonolenta e mais quente, principalmente na barriga porém sem febre (38,5), Come bem, toma água e faz suas necessidades direitinho. Tenho receio de haver algo por dentro. Ela se lambeu várias vezes qdo estava sem a roupa cirurgica e tenho limpado com álcool 70 e passado Neomicina. Essas lambidas podem fazer infeccionar por dentro?
A sua avaliação:
Marcela
Meu cachorro está com 10 horas de castrado, e não para de chorar, não consegue dormir, só fica sentado, não consegue dormir de lado! foi medicado ainda no veterinário, desseram somente para eu dar dipirona hoje e amanhã começar com os remédios... Me ajudem, isso é normal????
A sua avaliação:
Alessandra Tatiana de Souza Fernandes
Meu cachorrinho foi castrado hoje faz 10 dias, e ontem o irmãozinho dele faleceu, está numa tristeza assustadora ! Como fazer para ajudar a se animar ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Alessandra, agradecemos o seu comentário. Acreditamos que o nosso artigo O que fazer quando seu cachorro está triste possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/o-que-fazer-quando-seu-cachorro-esta-triste-3458.html. Esperamos que ele se anime! Um abraço da equipe editorial do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
joao Ricardo
minha cachorra foi castrada a 2 dias, não quer comer nada, ela nao ta vomitando, nem com nenhuma aparencia de dor, alguma dica do que dar pra ela comer???
Adriana marques
Qual alimentacao exata pós-castração do cachorro?
A sua avaliação:
Pedro mazziero
Minha cadela foi castrada ontem hoje ela só dorme e não quer comer é normal
A sua avaliação:
Luciana Paixão
Oi,bom dia,estive lendo suas dicas sobre os cuidados da pós castração. E foi ótimo, muito obrigada.
Tenho uma dúvida apenas a respeito do banho.
Assim q minha cadelinha saiu da sala de cirurgia,ela urinou, passamos um pano limpo com sabão líquido pelo contorno do corpo dela,mas,fico preocupada,pq molhou a cirurgia...será q eu deveria dar lê um banho,pelo menos na parte inferior? Ela foi castrada ontem a tarde,dia 08/03/2021 as 14:00...
Agradeço se puder responder me.
A sua avaliação:
Marilia Figueiredo Accioly
Faz 5 dias que meu cachorro fez a castração, ñ usa o colar de jeito nenhum, a cicatrizaçao ta otima, mais começou a vomitar, sera que e por causa do remedio?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)

Oi, Marilia. Tudo bem? Poxa, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Danielle
Gostaria de saber se é normal a cachorra ao 3 dia de castrada ainda sentir dor e reclamar?
Ela é bem delicada até quando toma vacina.Comendo bem , bebendo água,xixi e coco normal.
Passa o dia tranquila mas as vezes quando muda de posição da uns gritos.
Pode ser muscular devido ao corte.
Não grita direto só as vezes principalmente a noite quando muda de posição.
Tenho tentado mantê-la mais quietinha possível.
A sua avaliação:
Jessy
Gente me ajuda . Meu cachorro tem menos de dois dias que foi castrado. E no primeiro dia chorava demais mas agora ele nao consegue mais relaxar fica correndo de um lado para o outro a gemer , a arranhar o chao. Tento acalma lo mas de tudo em vao. Tenho medo que isto prejudique a cirurgia dele . Ele tambem urinou sangue e ainda nao defecou . Sera isso normal.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ramoni
Minha cadelinha foi castrada a três dias e tem tido reações semelhantes ao seu, está muito assustada, corre, grita, mas consigo acalma lá, porém tenho medo que prejudique a recuperação. Como está seu cachorrinho e como foi a recuperação dele ?
A sua avaliação:
Jéssica da Silva uza
Minha cachorrinha fez castração a 2 dias só que esta desanimadinha, nem abana mais o rabinho quando nos vê. Devo me preocupar ou é por que ela está incomodada mesmo?
Carla
Oi Jessica, esta acontecendo a mesma coisa com a minha, estou bem preocupada...quanto tempo demorou para a sua cachorrinha voltar ao normal? Ate para comer esta dificil....esta muito, mas muito caidinha...ela fez a castração dia 09/10, tem 05 dias
A sua avaliação:
nicolas
BANHO EM CACHORRO APÓS 10 DIAS DE CASTRADO. não pode dar banho depois da cirurgia gente.
A sua avaliação:
Claudete
Gostaria muito de saber se posso dar banho em minha cachorrinha logo após a cirurgia de castração? posso dar um banho em seguida
, logo após ela voltar da anestesia? é correto esse procedimento?
A sua avaliação:
Driely
Oi! Meu pastor alemão de 1 ano castrou a mais ou menos 4 meses. Ele tinha o saquinho avantajado antes da castração. Depois que as bolinhas foram retiradas notei que de uns meses pra ca a pele vem diminuindo e assim gerando casquinhas, é normal? Vai encolher?
A sua avaliação:
Karina
Oi minha cachorrinha foi castrada ontem queria saber se posso dar banho nela ou não
Desde já grata.
A sua avaliação:
Vera lucia de almeida
Boa tarde minha cachorra foi castrada no dia 3/01/2020
Ela esta bem mas sua filhote de 2 meses chora muito a noite tenho receio de deixa la com a mâe ela esta com roupa cirurgica qual o tempo de recuperaçāo dela?
Amanda
Boa noite, meu cachorrinho de 9 meses castrou há 2 dias E ainda não está caminhando. É normal? Está com bastante dificuldade pra fazer xixi e coco acho que devido a roupa cirúrgica. Estou muito preocupada com ele
Luísa Savala
Oi Amanda! Como mencionamos no artigo: Por exemplo, se o cachorro chorar após a castração, pode ser porque ele está incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia.
Também é possível notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o seu cachorro não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cão retome a vida normal logo de voltar para casa.
Sendo assim, o mais indicado é que você volte ao veterinário e explique a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Mayara
Olá ..hj dia 3 de julho minha cachorrinha foi castrada ocorreu tudo bem , está em casa quetinha e quentinha , mais ela chora muuiiito oque pode ser o médico disse que não posso dar medicação porque pode causar danos , mais estou preocupada pois ela não cessa o choro ele disse que pode ser alucinação , será que é verdade ou ela pode estar com dor ??
Luísa Savala
Oi Mayara! Tal como mencionamos no artigo: Você deve ter em conta que alguns desconfortos podem ser observados, além dos problemas na cicatrização que podem ser minimizados seguindo os cuidados mencionados nesse artigo.
Por exemplo, se o seu cão chora após a castração, pode ser porque ele esteja incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia. Você também pode notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o seu cachorro não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cachorro volte a vida normal depois de voltar à casa. Caso contrário, você notificar o veterinário e seguir as orientações do mesmo.
Se algum sintoma persistir, vale a pena voltar ao veterinário outra vez e explicar a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
DOUGLAS REZENDE DE CASTRO BATISTA
Meu cachorro castrou aí já retiramos os pontos ele esta 100% só que o saco escrotal dele deu está casquinha estamos tratando com pomada cicatrizante mais j achamos em lugar algum oqur pode. Ser e normal ?
Aline Miranda
Meu cachorro foi castrado na segunda feira,hj faz 3 dias. Oque qro saber e depois de qnts dias posso dar banho nele? Desde já agradeço
Fabiana
Meu cachorro foi castrado, ele já é velhinho, poodle de porte médio , já faz uns 4 meses , adotei ele em um canil municipal , foi castrado e até hoje não sicatrizou , ele retirou os pontos e abriu , estou tentando curar agora com unguento , mas ele sente muita dor . O que me indicaria ?
Luísa Savala
Oi Fabiana! Seu cachorro precisa ser visto por um veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 4
Recuperação depois de castração de cachorro