Partilhar

Recuperação depois de castração de cachorro

Recuperação depois de castração de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Cada vez mais cuidadores estão cientes da importância e dos benefícios da castração que os incentiva a intervir pelos seus cães. Desse modo, surgem dúvidas sobre como a operação é realizada, em que consiste ou quanto demora um cão em se recuperar após a castração, que é o que explicaremos neste artigo do Perito Animal.

Além disso, veremos como curar a ferida deixada por este procedimento. Como primeiro ponto de importância, devemos sempre ir a um veterinário com experiência comprovada e seguir as suas indicações, não se esqueça disso.

Também lhe pode interessar: Cuidados para cachorros recém-nascidos

A castração em cães

Antes de falar sobre quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos saber em que consiste esta operação. Em primeiro lugar, recomenda-se realizá-la brevemente para que o cão se beneficie dos efeitos positivos sobre a sua saúde, como os relacionados à próstata ou aos tumores testiculares. Antes da intervenção, É importante fazer uma revisão no nosso cão que inclua um exame de sangue básico para detectar se existe algum problema de saúde a ser considerado, especialmente se o cão já estiver idoso.

No dia escolhido para a cirurgia, devemos ir para a clínica com o cão em jejum. A operação consiste em extrair os testículos nos cães machos ou o útero e os ovários nas fêmeas, através de uma pequena incisão, é claro, com o cão anestesiado. A área é raspada e desinfetada previamente. A incisão é fechada com alguns pontos que podem ser aparentes ou não, a região é desinfetada novamente e, em pouco tempo, o cão acorda completamente e pode continuar a se recuperar em casa.

Recuperação depois de castração de cachorro - A castração em cães

Cuidados após castração

Como vimos, podemos retornar rapidamente para casa com o nosso cachorro. Lá devemos considerar as seguintes recomendações, que asseguram um bom cuidado para cães recém castrados:

  • Manter o cão calmo, evitando movimentos repentinos ou saltos que possam abrir a ferida.
  • Impedir que ele lamba ou morda a incisão para evitar que os pontos sejam removidos. Além disso, a ferida pode ser infectada. Para isso, podemos usar um colar elizabetano, pelo menos durante o tempo em que não podemos monitorá-lo. Alguns cães se sentem sufocados com ele, contudo, você deve pensar que levará apenas alguns dias.
  • Dar-lhe a medicação prescrita pelo veterinário que servirá para mitigar qualquer dor e reduzir o risco de infecções.
  • Limpar a ferida, como veremos na próxima seção.
  • É provável que a cirurgia afete as necessidades nutricionais do cão, portanto, desde o primeiro momento, devemos ajustar a sua dieta para evitar o excesso de peso.
  • Ir à revisão quando aconselhar o veterinário. Em muitos casos os pontos são removidos em cerca de uma semana.
  • Naturalmente, se a ferida parece infectada, se abre ou o cão demonstra estar muito dolorido, devemos entrar em contato com o veterinário.

Assim, se nos perguntamos quanto tempo um cachorro leva para se recuperar após castrá-lo, veremos que ele terá uma vida normal, praticamente desde o seu retorno para casa, embora os cuidados devam continuar durante uma semana aproximadamente.

Curar a ferida da castração

Vimos quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração e, para essa recuperação, é importante mantermos a ferida sempre limpa. Por isso, já vimos que é essencial evitar que o nosso cão a lamba ou mastigue. Além disso, pelo menos uma vez por dia, devemos limpá-la com algum desinfetante, como a clorexidina, que pode ser encontrada em um spray conveniente que nos permite aplicá-la simplesmente pulverizando a área, causando o mínimo de desconforto.

Caso contrário, podemos molhar uma gaze ou algodão e passá-lo pela incisão, sempre sem esfregar. Em poucos dias, veremos que a pele estará completamente fechada, momento em que não será mais necessário desinfetar, senão controlar até receber a alta veterinária.

Recuperação depois de castração de cachorro - Curar a ferida da castração

Desconfortos da castração

Uma vez explicado quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos considerar outros desconfortos que podem ser observados, além dos problemas na cicatrização que podem ser minimizados seguindo os cuidados acima mencionados.

Por exemplo, se o nosso cão chora após a castração, pode ser porque ele está incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia.

Também podemos notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o nosso cão não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cão retome a vida normal logo de voltar para casa. Caso contrário, devemos notificar o veterinário.

Recuperação depois de castração de cachorro - Desconfortos da castração

Se deseja ler mais artigos parecidos a Recuperação depois de castração de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário sobre Recuperação depois de castração de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Amanda
Boa noite, meu cachorrinho de 9 meses castrou há 2 dias E ainda não está caminhando. É normal? Está com bastante dificuldade pra fazer xixi e coco acho que devido a roupa cirúrgica. Estou muito preocupada com ele
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Amanda! Como mencionamos no artigo: Por exemplo, se o cachorro chorar após a castração, pode ser porque ele está incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia.
Também é possível notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o seu cachorro não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cão retome a vida normal logo de voltar para casa.
Sendo assim, o mais indicado é que você volte ao veterinário e explique a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Mayara
Olá ..hj dia 3 de julho minha cachorrinha foi castrada ocorreu tudo bem , está em casa quetinha e quentinha , mais ela chora muuiiito oque pode ser o médico disse que não posso dar medicação porque pode causar danos , mais estou preocupada pois ela não cessa o choro ele disse que pode ser alucinação , será que é verdade ou ela pode estar com dor ??
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mayara! Tal como mencionamos no artigo: Você deve ter em conta que alguns desconfortos podem ser observados, além dos problemas na cicatrização que podem ser minimizados seguindo os cuidados mencionados nesse artigo.
Por exemplo, se o seu cão chora após a castração, pode ser porque ele esteja incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia. Você também pode notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o seu cachorro não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cachorro volte a vida normal depois de voltar à casa. Caso contrário, você notificar o veterinário e seguir as orientações do mesmo.
Se algum sintoma persistir, vale a pena voltar ao veterinário outra vez e explicar a situação.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
DOUGLAS REZENDE DE CASTRO BATISTA
Meu cachorro castrou aí já retiramos os pontos ele esta 100% só que o saco escrotal dele deu está casquinha estamos tratando com pomada cicatrizante mais j achamos em lugar algum oqur pode. Ser e normal ?
Aline Miranda
Meu cachorro foi castrado na segunda feira,hj faz 3 dias. Oque qro saber e depois de qnts dias posso dar banho nele? Desde já agradeço
Fabiana
Meu cachorro foi castrado, ele já é velhinho, poodle de porte médio , já faz uns 4 meses , adotei ele em um canil municipal , foi castrado e até hoje não sicatrizou , ele retirou os pontos e abriu , estou tentando curar agora com unguento , mas ele sente muita dor . O que me indicaria ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabiana! Seu cachorro precisa ser visto por um veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nina
Obrigada pelos esclarecimentos, e aproveitando a oportunidade gostaria de saber se posso dar banho na minha cachorrinha depois de uma semana de castração Antecipadamente muito obrigada.
Natasha Oliveira
Minha cachorrinha foi castrada hj e só chora e anda pela casa , não para em lugar algum , já dei remédio, e msm assim não para.

Recuperação depois de castração de cachorro
1 de 4
Recuperação depois de castração de cachorro

Voltar ao topo da página