Partilhar

Recuperação depois de castração de cachorro

Por Aline Nunes. 17 setembro 2018
Recuperação depois de castração de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Cada vez mais cuidadores estão cientes da importância e dos benefícios da castração que os incentiva a intervir pelos seus cães. Desse modo, surgem dúvidas sobre como a operação é realizada, em que consiste ou quanto demora um cão em se recuperar após a castração, que é o que explicaremos neste artigo do Perito Animal.

Além disso, veremos como curar a ferida deixada por este procedimento. Como primeiro ponto de importância, devemos sempre ir a um veterinário com experiência comprovada e seguir as suas indicações, não se esqueça disso.

Também lhe pode interessar: Benefícios da castração canina

A castração em cães

Antes de falar sobre quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos saber em que consiste esta operação. Em primeiro lugar, recomenda-se realizá-la brevemente para que o cão se beneficie dos efeitos positivos sobre a sua saúde, como os relacionados à próstata ou aos tumores testiculares. Antes da intervenção, É importante fazer uma revisão no nosso cão que inclua um exame de sangue básico para detectar se existe algum problema de saúde a ser considerado, especialmente se o cão já estiver idoso.

No dia escolhido para a cirurgia, devemos ir para a clínica com o cão em jejum. A operação consiste em extrair os testículos nos cães machos ou o útero e os ovários nas fêmeas, através de uma pequena incisão, é claro, com o cão anestesiado. A área é raspada e desinfetada previamente. A incisão é fechada com alguns pontos que podem ser aparentes ou não, a região é desinfetada novamente e, em pouco tempo, o cão acorda completamente e pode continuar a se recuperar em casa.

Recuperação depois de castração de cachorro - A castração em cães

Cuidados após castração

Como vimos, podemos retornar rapidamente para casa com o nosso cachorro. Lá devemos considerar as seguintes recomendações, que asseguram um bom cuidado para cães recém castrados:

  • Manter o cão calmo, evitando movimentos repentinos ou saltos que possam abrir a ferida.
  • Impedir que ele lamba ou morda a incisão para evitar que os pontos sejam removidos. Além disso, a ferida pode ser infectada. Para isso, podemos usar um colar elizabetano, pelo menos durante o tempo em que não podemos monitorá-lo. Alguns cães se sentem sufocados com ele, contudo, você deve pensar que levará apenas alguns dias.
  • Dar-lhe a medicação prescrita pelo veterinário que servirá para mitigar qualquer dor e reduzir o risco de infecções.
  • Limpar a ferida, como veremos na próxima seção.
  • É provável que a cirurgia afete as necessidades nutricionais do cão, portanto, desde o primeiro momento, devemos ajustar a sua dieta para evitar o excesso de peso.
  • Ir à revisão quando aconselhar o veterinário. Em muitos casos os pontos são removidos em cerca de uma semana.
  • Naturalmente, se a ferida parece infectada, se abre ou o cão demonstra estar muito dolorido, devemos entrar em contato com o veterinário.

Assim, se nos perguntamos quanto tempo um cachorro leva para se recuperar após castrá-lo, veremos que ele terá uma vida normal, praticamente desde o seu retorno para casa, embora os cuidados devam continuar durante uma semana aproximadamente.

Curar a ferida da castração

Vimos quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração e, para essa recuperação, é importante mantermos a ferida sempre limpa. Por isso, já vimos que é essencial evitar que o nosso cão a lamba ou mastigue. Além disso, pelo menos uma vez por dia, devemos limpá-la com algum desinfetante, como a clorexidina, que pode ser encontrada em um spray conveniente que nos permite aplicá-la simplesmente pulverizando a área, causando o mínimo de desconforto.

Caso contrário, podemos molhar uma gaze ou algodão e passá-lo pela incisão, sempre sem esfregar. Em poucos dias, veremos que a pele estará completamente fechada, momento em que não será mais necessário desinfetar, senão controlar até receber a alta veterinária.

Recuperação depois de castração de cachorro - Curar a ferida da castração

Desconfortos da castração

Uma vez explicado quanto tempo um cão leva para se recuperar após a castração, devemos considerar outros desconfortos que podem ser observados, além dos problemas na cicatrização que podem ser minimizados seguindo os cuidados acima mencionados.

Por exemplo, se o nosso cão chora após a castração, pode ser porque ele está incomodado pela visita ao veterinário, pela medicação e pelo desconforto que pode sentir na área afetada, daí a importância da analgesia.

Também podemos notar que ele come menos, dorme mais ou está desanimado. Tudo isso não deve durar mais de um dia. Ademais, é possível que o nosso cão não urine depois de castrá-lo, também por causa do desconforto na zona durante as primeiras horas, ainda que estas situações que descrevemos não sejam frequentes e se resolvam por si mesmas, já que o habitual é que o cão retome a vida normal logo de voltar para casa. Caso contrário, devemos notificar o veterinário.

Recuperação depois de castração de cachorro - Desconfortos da castração

Se deseja ler mais artigos parecidos a Recuperação depois de castração de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário sobre Recuperação depois de castração de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Natasha Oliveira
Minha cachorrinha foi castrada hj e só chora e anda pela casa , não para em lugar algum , já dei remédio, e msm assim não para.

Recuperação depois de castração de cachorro
1 de 4
Recuperação depois de castração de cachorro

Voltar ao topo da página