Outros problemas de saúde

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 28 fevereiro 2024
Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Todo pet um dia passará por alguma cirurgia, a não ser que ele seja muito sortudo de nunca se machucar e que seu tutor decida por não o castrar. As cirurgias nos gatos são relativamente comuns em alguma fase da vida, sejam elas eletivas, corretivas ou mesmo emergenciais. Principalmente os gatos que perambulam pelas ruas tendem a se machucar com uma frequência maior, seja por acidentes, brigas e até mesmo maus tratos.

No caso de intervenções que exigem pontos, após a cicatrização da ferida, os pontos deverão ser retirados, pois não serão mais necessários. E quanto tempo o gato deve ficar com esses pontos? Como saber se já está cicatrizada ferida e os pontos podem ser retirados com segurança? Tem como saber se os pontos estão cicatrizando da forma correta? As respostas para essas e outras perguntas estão neste artigo, que o PeritoAnimal elaborou especialmente para os tutores que estão passando por um pós-operatório com seus bichanos e querem saber quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos, e para aqueles que gostam de se manter bem-informados sobre a saúde do seu pet! Aproveite as dicas e boa leitura!

Índice

  1. Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?
  2. Como saber se os pontos do gato estão cicatrizando?
  3. Como cuidar dos pontos do gato?
  4. Como tirar pontos de cirurgia em gatos

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?

A cicatrização dos pontos depende da capacidade do animal em regenerar o tecido lesionado. Geralmente, animais saudáveis cicatrizam suas feridas cirúrgicas em cerca de 7 a 10 dias, tempo necessário para que os pontos sejam retirados com segurança. No entanto, devemos sempre nos lembrar que a pele cicatrizada não terá a mesma resistência que a pele íntegra possuía. Cuidados adicionais para preservar a cicatriz devem ser tomados. Mas como funciona a cicatrização da pele nos gatos? Vamos detalhar esse assunto para que o leitor entenda a utilidade dos pontos de sutura e seus cuidados.

A pele é o maior e mais complexo órgão do corpo, sendo composto por diversos tecidos, tipos celulares e estruturas especializadas, compreendendo 24% do peso corporal do filhote e 12% do animal adulto. Esse órgão pode ser dividido em epiderme, derme e hipoderme, sendo a primeira a parte mais externa. Quando íntegra, a pele possui importantes funções como proteção contra a entrada de microrganismos, inibição da perda de água, regulação da temperatura do corpo, recepção sensorial e proteção contra toxinas. Quando rompida, há perda da integridade e descontinuidade anatômica, com comprometimento da função de proteção, permitindo a entrada de patógenos, resultando em inflamação e infecção sistêmica ou local.

A cicatrização nos pets pode ser dividida em três fases diferentes, mas que acontecem ao mesmo tempo: fase inflamatória, proliferativa ou reparação e de maturação. Existem diferenças entre a cicatrização nos gatos e nos cães. Geralmente, as feridas nos gatos são mais lentas para cicatrizar, devido às diferenças nas barreiras físico-químicas da pele, afetando a absorção e metabolização dos medicamentos utilizados.

Em toda cirurgia teremos o local onde serão feitos os pontos, o local da ferida cirúrgica, onde a pele será suturada com fios específicos. Os pontos servem para aproximar as bordas da ferida e produzir uma cicatrização mais rápida pelo corpo. Mas nem toda ferida pode ser suturada, pois existe um tempo após o ferimento para que seja possível dar os pontos sem muita contaminação bacteriana, tornando possível a cicatrização. Feridas infeccionadas tendem a ter deiscência de pontos, ou seja, os pontos se rompem e a ferida volta a abrir para drenar as secreções produzidas devido à ação do corpo contra as bactérias contaminantes.

Como saber se os pontos do gato estão cicatrizando?

Os pontos estão cicatrizando bem quando não há secreções e nem partes da ferida abertas, inflamadas, com pus. Geralmente, a cicatrização adequada fica mais seca, sem umidade na pele suturada. Com o passar dos dias, o gato sente menos dor ao toque, o que é um sinal de boa cicatrização. Caso os pontos estejam inflamados, os animal sentirá muito desconforto ao ser tocado.

Uma situação comum que mostra que os pontos não estão cicatrizando muito bem é quando o gato fica lambendo ou tentando lamber o tempo todo a ferida cirúrgica. Quando há inflamação, o animal sente dor, mas ele não entende que a ferida está doendo porque está inflamada, ele acha que algo está machucando e tenta arrancar os pontos e até mesmo a pele. Isso pode resultar em mutilação e mais infecção ainda. O ideal é deixar o bichano com o colar elizabetano até a retirada dos pontos, para evitar esse tipo de problema.

Neste artigo, trazemos algumas dicas para Evitar que o meu gato coce uma ferida.

Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos? - Como saber se os pontos do gato estão cicatrizando?

Como cuidar dos pontos do gato?

Os pontos devem ser lavados com solução fisiológica ou água filtrada morna, para retirar todos os resíduos de medicamentos, secreções, crostas e sujidades. A limpeza pode ser feita com o auxílio de uma gaze umedecida com a solução de limpeza. Após essa fase, secar bem a região com um pano limpo ou gaze e aplicar medicamentos antibióticos (spray ou pomada). Em alguns casos, será necessário fechar a ferida com gaze e atadura, mas esse procedimento não deve ser realizado por muito tempo, pois retarda a cicatrização dos pontos.

Esse curativo deverá ser realizado diariamente e, em alguns casos, até mais vezes por dia. A limpeza e desinfecção é muito importante para que a pele consiga se regenerar mais rapidamente. Não se deve usar medicamentos abrasivos que causem lesões ou queimaduras nas bordas da ferida, pois isso pode levar à deiscência dos pontos (os pontos se abrirem).

Como tirar pontos de cirurgia em gatos

O correto é que o veterinário retire os pontos da cirurgia do gato, pois ele poderá avaliar se a cicatrização está boa e se realmente convém retirar os pontos naquele momento. Caso os pontos sejam retirados antes da cicatrização, a ferida cirúrgica poderá se abrir novamente, aumentando o tempo para que a lesão se cure. Na maioria das vezes, caso os pontos se rompam e a ferida se abra, não será possível suturar novamente, devendo ser tratada como ferida aberta, levando um tempo de cicatrização muito maior e com maior desconforto para o gato.

Caso os pontos estejam cicatrizados, a retirada deverá ser realizada com o auxílio de uma tesoura pequena, limpa e esterilizada. Basta puxar uma ponta dos fios de cada ponto e cortar a alça do fio que penetra na pele. Após esse corte, o ponto deverá ser puxado para fora da pele. Feito isso em todos os pontos, basta limpar bem a ferida cicatrizada e cuidar para que o gatinho não fique lambendo o local e cause pequenos ferimentos na cicatriz.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Ramos, T.N.L. Manejo e tratamento de feridas: Revisão de Literatura. Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Medicina Veterinária, 2021. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/20531/1/TNLR28072021-MV447.pdf. Acesso em 20/02/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Quanto tempo demora para cicatrizar pontos em gatos?