Outros problemas de saúde

Quanto tempo vive um gato com câncer?

Anne Caroline Gonçalves
Por Anne Caroline Gonçalves, Jornalista. Atualizado: 31 julho 2018
Quanto tempo vive um gato com câncer?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O câncer é um mal que pode acometer não só os seres humanos, como os bichos também. Mesmo sendo mais comum em cães, os gatos também podem desenvolver a doença e, quando isso acontece, os tumores costumam ser mais agressivos.

Nós, como tutores, temos a responsabilidade de estar sempre de olho, levando os nossos companheiros ao veterinário regularmente para garantir que não há nada de errado.

É difícil saber quanto tempo vive um gato com câncer, pois isso varia de acordo com a idade do animal, com a rapidez do diagnóstico e, também, depende do tipo de tumor e do local em que se encontra. Entretanto, nesse artigo do PeritoAnimal, mostramos alguns sintomas e tipos mais comuns de tumores para que você fique ligado.

Índice

  1. Sintomas de tumores em gatos
  2. Câncer de pele em gatos
  3. Tumores em gatos idosos
  4. Caroço no dorso do gato
  5. Esperança de vida de um gato com câncer

Sintomas de tumores em gatos

Assim como outras espécies, os gatos são presas fáceis na natureza e, por isso, tem um instinto próprio de disfarçar doenças ou alguma dor que os incomode. Precisamos sempre estar atentos, levando nossos bichanos ao veterinário com certa frequência para exames de rotina, assim, as chances de um problema sério aparecer de repente se tornam menores.

Entretanto, existem alguns sinais que podem ser observados na maioria dos casos:

  • Caroços ou inchaços externos: normalmente, essa região fica dolorida e o animal não deixará você apalpar ou mexer. Se perceber que ele se sente incomodado com uma parte específica do corpo ou se você notar alguma elevação, leve-o ao médico.
  • Mudanças comportamentais: caso o seu animal esteja se recusando a comer, esteja perdendo peso muito rápido e mude seu comportamento, querendo ficar mais sozinho do que o normal ou tornando-se arisco, pode ser que algo não esteja bem em seu organismo. Em alguns casos, também é possível notar dificuldade para respirar.
  • Sinais na pele: se notar alguma área da pele do animal mais vermelha do que de costume, sangrando ou com algum tipo de pus e secreção, fique atento.
  • Mudanças na urina e nas fezes: cheiros fortes ou ácidos, além de mudança na frequência com que seu bichano vai ao banheiro, quase sempre indicam que algo não está bem.
  • Vômitos e diarreia: esses sintomas costumam aparecer em casos de linfoma gastrointestinais. Se você notar episódios frequentes de pelo menos um destes fatores, procure um médico veterinário para checar.

Câncer de pele em gatos

O câncer de pele em gatos aparece como o segundo tipo mais comum, ficando atrás apenas da leucemia. Esses tumores são mais comuns em felinos de pelagem branca e, no caso dos animais que tenham cores pigmentadas, costuma se desenvolver em áreas com pouco pelo ou com menos cor.

Gatos siameses e de pelagem preta são os menos propensos a desenvolver este tipo de câncer, entretanto, todo cuidado é pouco! Seja qual for o seu caso, não deixe de levar o seu bichano ao veterinário e esteja sempre atento a qualquer mudança na pelagem do animal, ainda mais se ocorrer fora de época.

Existem vários tipos de câncer de pele em gatos, sendo o carcinoma cutâneo o mais comum entre eles. No geral, os sintomas que o animal apresenta são os mesmos para todos os casos e incluem:

  • vermelhidão ou manchas rosadas pela pele
  • manchas escamosas ou secas, deixando a pele ressecada
  • coceira em áreas isoladas e específicas da pele
  • úlceras ou feridas que aparecem sem motivos aparentes (como batidas ou brigas)
  • lesões que não cicatrizam e permanecem abertas

Nos casos de carcinoma, os tumores costumam aparecer em áreas que tenham maior exposição ao sol, como a cabeça ou o dorso do animal. Não é comum que haja metástase, mas, se perceber alguma mancha diferente no seu animal, leve-o ao veterinário para que possa ser diagnosticado e tratado, assim, ganhando mais tempo de vida.

Em casos de melanoma, as manchas podem variar para tons mais escuros e amarronzados por toda a extensão do animal.

O câncer de pele pode levar meses ou até mesmo anos para apresentar seus primeiros sinais externos, por isso, é muito importante controlar a exposição do seu bichano a luz solar. Prefira o horário em que o sol nasce ou se põe, pois, os raios são mais fracos. Caso seu animalzinho seja daqueles que adoram tirar um cochilo na janela, o protetor solar pode ajudar.

Tumores em gatos idosos

Caso você tenha um gatinho de idade avançada em casa, redobre seus cuidados! Os tumores em gatos idosos acontecem com maior frequência, pois o corpo começa a ficar debilitado com o tempo, assim como as células e o funcionamento do organismo.

Mantenha consultas regulares com um veterinário de sua confiança, fazendo um check-up no seu felino para ter certeza de que tudo está bem. Se o câncer é descoberto logo no início, mesmo com a idade avançada do seu companheiro, existem possibilidades eficazes de tratamento que podem lhe garantir a cura e uma vida prolongada e feliz.

No caso dos gatos idosos, os tipos de câncer mais comum são o linfoma, o câncer de pele e o de mama. Por isso, se você tiver uma fêmea em casa, é sempre bom castra-la ainda quando jovem, diminuindo os riscos de desenvolver tumores mais para frente.

Se você desconfia que o seu gato possa ter câncer, leia o nosso artigo completo sobre câncer em gatos - tipos, sintomas e tratamento.

Caroço no dorso do gato

Se você notou uma protuberância estranha, como um caroço no dorso do seu gato, mantenha a calma. Nem sempre esse tipo de íngua é caracterizada como tumor e, por isso, é importante levar o bichano ao médico para a realização de exames, assim você terá um diagnóstico e saberá o que fazer para ajudar o seu companheiro.

Caso o caroço no dorso do gato realmente seja um câncer, o médico irá fazer exames para descobrir qual o seu tipo e, assim, encontrar o melhor tratamento. Entre os tipos mais comuns de tumores no dorso está o lipoma. Esse tipo de caroço aparece quando o animal tem muita gordura e essas células crescem rapidamente, gerando tumores.

É muito difícil caracterizar um câncer no dorso do gato a partir de outros sintomas, pois eles variam de acordo com o tipo e a localização do nódulo. Tumores na coluna, por exemplo, são caracterizados pelo desconforto do animal e pelo alto nível de dor.

Já em casos de tumores na medula espinhal ou na lombar, sintomas como a elevação da região e a atrofia muscular são mais comuns. Por isso, é muito importante levar o seu gato ao médico para saber exatamente o que está acontecendo no corpo dele.

A partir disso, o veterinário irá escolher o melhor tratamento, o que incluí quimioterapia, radioterapia, remédios via oral para a dor ou cirurgias. Você também pode levar o seu gatinho para sessões de acupuntura, ajudando a diminuir a dor. Nessas horas, o importante é que o animal tenha todo o cuidado que podemos fornecer e sinta-se amado.

Aqui no PeritoAnimal nós não temos como realizar diagnósticos. Este artigo é apenas informativo e, caso você tenha notado algum desses sinais no seu gato, leve-o imediatamente ao médico veterinário para que tenha um tratamento adequado.

Quanto tempo vive um gato com câncer? - Caroço no dorso do gato

Esperança de vida de um gato com câncer

Como já referimos no artigo, o tempo que um gato vive com câncer é muito variável. Se for um câncer muito maligno e não for detectado a tempo, o gato pode viver apenas algumas semanas. Por outro lado, existem alguns tipos de câncer que se forem detectador a tempo têm uma boa taxa de sucesso com tratamento e o seu gato pode se curar e viver durante muitos anos saudável e feliz.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato com câncer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Maria
Com quase 4 anos de câncer e perto de 1 ano depois da foto abaixo, aumentou bastante mas já desisti 2vezes da eutanásia, naaaaaaaaaao consigo.... Enquanto ela reagir e comer vou tendo ela comigo pedindo a Deus que a leve sem sofrimento e sem precisar de ser eu a determinar o dia da sua partida, amo-a como jamais imaginei amar um animal ❤️
A sua avaliação:
Maria
A minha gatinha tem 13 anos , o câncer chegou devagarinho a cerca de 3 anos mas desenvolvendo mais nos últimos tempos,estamos alertas aos sinais , comportamentos e até agora continua tudo igual, isso é um indício que o sofrimento dela está a ficar pior,a pergunta é, quando tomar a decisão de adormecer? é horrível pensar nesse dia, dói muito no coração e dilacera também a alma saber que esse dia chegará,mas tê-la com dor também não é justo, é egoísmo, TODOS aqui em casa já sofrem por antecipação, é muito Amor e muita dor também saber que vai partir
Ivette de Souza Gomes
Meu gato também está com câncer no nariz. A veterinária disse que não compensa fazer a cirurgia. Ele já tem 22 anos, mas é muito saudável só esse maldito câncer que está prejudicando. Não consigo nem pensar em perdê-lo.
Tátia
Maria vc fez algum tratamento? Fez quimioterapia ou só está acompanhando a evolução? A minha gata está com câncer de mama. e não sei o que faço, se faço quimioterapia ou se deixou a bichinha viver até onde der.
Maria
Tátia, eu vivo numa ilha nos Açores e aqui não tem como fazer o tratamento,teria de enviá-la ou ir junto com ela para Portugal continental, são custos altíssimos que eu não tenho como suportar,de qualquer modo apenas no início da doença quando as feridas são bem pequenininhas é que o sucesso da cirurgia tem mais hipóteses de dar certo, esta foto tem 1 ano, eu ainda tenho ela porque até hoje não consegui fazer o que a veterinária me aconselhou, ....adormecer ... Mas... presentemente ela está num estado que assusta qualquer um ... só mesmo nos aqui em casa vemos ela de outra forma, mas eu tenho de decidir rápido, enfrentar a minha negação e aceitar que deixar partir também é um acto de amor enorme, eu não deixo foto porque já está muito feio, todos os dias peço que Deus a leve , ser eu a decidir o dia e a hora da sua partida vai mexer comigo para SEMPRE!
A sua avaliação:
Valéria Gonçalves de Freitas
Durante a pandemia descobri que minha gata tinha câncer de mama não tem recurso para cuidar já fez um ano e não sei o que fazer para ajudá-la ouvir falar que existe quimioterapia e que é melhor tratamento mas não tenho condições e arrasada por isso
A sua avaliação:
albina vicente
boa tarde,
o meu gatinho tem 16 anos , ha dois anos extraiu um nodulo no peito, aparentemente ficou bem, passado esse tempo o nodulo apareceu novamente, cresceu rapido, é muito escuro e tem um cheiro desagardavel, o veterinario dele diz que não ha nada a fazer, fui a um veterinarioo homeopata, agora estou a dar-lhe medicação homeopatica ha tres dias
aguardo resultado
Daniela
bom dia, tenho uma gata tambem com 16 anos, que removeu tumores mamarios malignos, estamos a lutar contra metastases no pulmão e o tratamento convencional do veterinario não aparenta estar a ajudar. se puder partilhar como esta a correr o tratamento homeopatico... é algo que considero, mas tenho receio... desejo as melhoras para o seu gatinho e muita força para si
A sua avaliação:
Giselle Domingos
Olá,queria tirar uma dúvida minha gata é muito branca,tem algumas manchas na orelha dela todos os veterinários disseram que é câncer,mais esses tempos para cá ela Parou de coçar não está coçando muito E está nascendo pelo e a ferida está Sumindo, não sei se é câncer ou não
Maria
No câncer as feridas nunca saram, por vezes tomam uma crista que fica escura mas essa crista volta a cair e sempre que isso acontece a área afetada fica maior. Não tinha conhecimento que no câncer na orelha poderia voltar a nascer pêlo.
A sua avaliação:
Lucia santos
Minha gata está com câncer de mama e estourou tá muito feio o que devo fazer? Ela tem uns 15 anos
Roberto
Aí está a foto
Roberto
Tenho uma gata depois do seu primeiro sio ela começou a incha os peitos pensei que erra leite mais estou desconfiando que não pois não vejo filhote e os peitos estão mais enchados tô achando que é chance e não sei o que fazer pois na minha Cidade não tem veterinário só na capital que fica a 2 horas de viaje e não tenho como pagar e levar já tô pensando no pior
Luísa Savala
Oi Roberto! Sem ver a sua gatinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, é muito importante que ela seja vista por um médico veterinário de confiança o quanto antes, um a boa dica é buscar ONGs ou Associações próximos da sua região que possam prestar atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Margareth Martani Rodrigues
Pode aparecer mais de um tumor de uma só vez em gatos?
Luísa Savala
Oi Margareth! Pode aparecer mais de um tumor sim. Se você quiser saber mais informações sobre tumores em gatos, veja nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/tumores-em-gatos-idosos-22738.html
De qualquer maneira, é muito importante que você leve o seu gato em um médico veterinário de confiança para fazer o acompanhamento ideal.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gregory Goulart
Boa noite, tenho um gato com 10 anos, por 3 meses ele vinha fazendo as fezes pastosa com sangue no final, até então eu não sabia se era por causa da ração ou algo parecido, ele tinha 5,1kg e hoje está pesando 3kg, a magreza dele me assustou bastante, pois resolvi fazer o exame de sangue e o ultrassom com imagem para saber oque ele tem realmente, ele tem um tumor dentro e fora da parede do intestino dele.. já me falaram que as chances são de 90% Ruin e 10% bom, outros veterinários dizem que tem 70%ruin e 30%bom....
Gostaria de saber mais sobre a neoplasia.
Luísa Savala
Oi Gregory! Temos esse artigo sobre tumores em gatos idosos que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/tumores-em-gatos-idosos-22738.html
A equipe do PeirtoAnimal deseja muita força!
Cássia
Gregory, meu gato apresenta os mesmos sintomas que o seu gato. Um vet já disse que há 90% de chances do tumor voltar, ele opta pelo sacrifício. Outro vet, disse que pode operar. Gostaria de saber como está o seu gato?
Marcia
Tenho uma gatinha que completa hoje 15 anos. Em 2017, ela operou de um lado das maminhas e , em 2018, do outro lado. Achei que, pela idade e, por serem tipos diferentes de cancer de um lado para outro, nao valeria fazer quimio, pelo sofrimento e desgaste do animal. Eu mesma fiz 28 quimios e 29 radios e sei o que eh. Agora, comecou a formar um tumor novamente e vaza sai sangue e estou usando fralda nela na parte do tumor. Ela continua comendo, parece nao ter dor, bebe liquidos e faz xixi e o n. 2 normalmente. O cheiro eh insuportavel e nao posso trocar a fralda sozinha e dependo da minha filha. Ambas ficamos tristes e com o estomago embrulhado e meio que sem saber o que fazer. Estive no veterinario e ele queria fazer nova cirurgia e, para isso, teria que tirar pele das costas, o que acho muito sofrido para a minha querida Susanhah. Nao sei mais o que fazer e queria ficar com ela o maximo possivel, mas enquanto ela ainda nao estive em sofrimento, digo dor, o que acho que ela nao tem ainda. O que me aconselham, por favor. Muito obrigada.
Luísa Savala
Oi Marcia! Vemos que a situação da sua gatinha é grave, no entanto, não podemos dar nenhum diagnóstico sem ver a sua gata. Se você não esta confortável com a sugestão do médico veterinário, sugerimos que busque uma segunda opinião. A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vivi
Oi, a minha tb está com câncer. Vc ainda não fez a retirada de toda a cadeia mamária? Tire as 2 cadeias mamárias inteiras. Caso ainda não esteja com metástase.

A minha já tirei a cadeia após a biópsia. E tirei sem orientação do Vet mesmo, eles enrolam demais, graças ao fato de ter tirado o câncer seu um sossego de 3 anos.

Pois agora o tumor é no olho melanoma.
Que vou remover tb . Se vc aguarda o Vet , nosso bichinho morre antes. Cuidado com os mercenários e mal instruídos.

Espero que consiga ou já tenha retirado as duas cadeias mamárias.
Melhoras
Eide
estou no mesmo problema, minha Jou tem 13 anos, ela apresentou um tumor no dorso lateral e com muita fe ela foi operada em outubro do ano passado, e agora os carocos retornaram mais agressivos. Estou interiormente desolada, mas nao vou desistir da minha companheira. Preciso ir de novo a um novo veterinario e saberei o que esta nova profissional ira dizer. Sei que nesta idade ê muito ruim fazer novas cirurgias, mas farei tudo que me for possivel, embora eu tenha muitas dificuldades, nao desistirei da minha menina de 4 patas :-( Nao desistam tambem....
1 de 2
Quanto tempo vive um gato com câncer?