Partilhar

Quantidade de comida para um chihuahua

Por Miscota . Atualizado: 14 março 2017
Quantidade de comida para um chihuahua

Ficha do animal: Chihuahua

O Chihuahua além de ser um companheiro fiel, inquieto e simpático é um animal de estimação muito fácil de manter e cuidar graças ao seu tamanho reduzido. Não podemos comparar, por exemplo, a quantidade de ração necessária para um Dogue Alemão com a quantidade necessária para um Chihuahua.

Trata-se de um cachorro com uma necessidade média de exercício, o que quer dizer que não precisa de receber uma grande quantidade de calorias. Se está decidido a adotar um ou se tem dúvidas sobre a sua alimentação, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber quanto come um Chihuahua.

Também lhe pode interessar: Nomes para cachorros chihuahua

Do que dependerá a quantidade de alimento?

Como sabemos existem dois tipos de cachorros Chihuahua: o cabeça de maçã e o cabeça de veado (ou cervo), que se diferenciam pelo tamanho de cada um, sendo o cabeça de veado um pouco maior. Para saber as suas necessidades nutricionais é imprescindível saber o peso do nosso Chihuahua, uma vez que isso influenciará a quantidade de alimento.

A vantagem desta raça é o seu reduzido tamanho, que nos permite uma menor quantidade de ração, o que faz com que os seus custos de alimentação diários sejam muito reduzidos ao contrário de outras raças de cachorro de porta maior.

Existem diferentes tipos de alimentação para o Chihuahua, o que recomendamos de antemão é que procure uma de qualidade que o mantenha saudável e forte, algo que se repercute diariamente na sua qualidade de vida e no seu aspeto.

Quantidade de comida para um chihuahua - Do que dependerá a quantidade de alimento?

Quanto come um Chihuahua bebê?

Quando o cachorro Chihuahua se encontra em plena etapa de crescimento tem uns cuidados e umas necessidades nutricionais específicas uma vez que requer uma série de suplementos como o cálcio, entre outros. A maioria das rações de gama Junior adaptam-se perfeitamente a estas necessidades mas deve ter em conta alguns fatores:

  • Até ao 5º mês de vida do cachorro as necessidades aumentando consoante o seu desenvolvimento físico.
  • Passado esse período, o cachorro reduzirá pouco a pouco as quantidades, tudo isso para prevenir a obesidade, algo muito comum nos cachorros Chihuahua.
  • A ração Junior tem um elevado conteúdo calórico, por isso e à medida que se aproxime dos 9 meses de vida devemos reduzir as doses.
  • Nesta etapa também se destaca o desenvolvimento da dentição. Procure brinquedos para ele, específicos para a sua etapa de bebê.

Em seguida mostramos-lhe uma tabela específica de alimentação para cachorros Junior, evidentemente a quantidade poderá variar dependendo da marca do produto escolhido, por esse motivo recomendamos que consulte a tabela da embalagem ou consulte o seu veterinário.

Quantidade de comida para um chihuahua - Quanto come um Chihuahua bebê?

Quando come um Chihuahua adulto?

Passados os primeiros 9 meses de vida o seu chihuahua deve mudar o tipo de ração, sendo escolhida uma específica para a sua recém entrada na vida adulta.

Lembramos que é importante que pratique exercício com o seu pet, sempre adaptado ao seu ritmo e resistência. Deste modo poderá ter um cachorro chihuahua saudável e super feliz. É essencial prevenir a obesidade desta raça.

Na planilha que lhe mostramos em seguida pode ver a quantidade de alimentos indicada para o cachorro adulto, dependendo da atividade física que realizar. Consulte o verso da embalagem de ração escolhida para ver as quantidade recomendadas e em caso de dúvida consulte o seu veterinário de confiança.

Quantidade de comida para um chihuahua - Quando come um Chihuahua adulto?

E um cão chihuahua idoso?

Passados os 7 anos de vida o seu cão vai começar a reduzir a atividade física e entrará na velhice. Para esta etapa também existem rações específicas, com uma quantidade de calorias menor mas com suplementos vitamínicos e cálcio, muito importantes para a manutenção do seu organismo.

As quantidades costumam ser as mesma da etapa adulta, apenas varia a composição do alimento. Lembre-se sempre de consultar a tabela do produto escolhido ou o seu veterinário. Caso verifique algum desânimo ou falta de atividade do seu cão, pode consultar a administração de vitaminas, um extra para melhorar a sua vitalidade.

Para manter o seu chihuahua é vital que pratique exercício específico para cães de idade avançada como ele, não deixe de passar bons momentos ao seu lado!

Quantidade de comida para um chihuahua - E um cão chihuahua idoso?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida para um chihuahua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Quantidade de comida para um chihuahua

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Jocimara francetto
Estou dando a ração hiils para filhote Chiuhahua. Penso que estou dando muito. Será que cresce muito? Ou a quantidade não vai interferir na quantidade......m

Quantidade de comida para um chihuahua
1 de 5
Quantidade de comida para um chihuahua

Voltar ao topo da página