Dietas equilibradas

Quantidade de comida para um chihuahua

Miscota
Por Miscota . Atualizado: 9 maio 2023
Quantidade de comida para um chihuahua
Chihuahua

Ficha do animal: Chihuahua

O Chihuahua além de ser um companheiro fiel, inquieto e simpático é um animal de estimação muito fácil de manter e cuidar graças ao seu tamanho reduzido. Não podemos comparar, por exemplo, a quantidade de ração necessária para um Dogue Alemão com a quantidade necessária para um Chihuahua.

Trata-se de um cachorro com uma necessidade média de exercício, o que quer dizer que não precisa de receber uma grande quantidade de calorias. Se está decidido a adotar um ou se tem dúvidas sobre a sua alimentação, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber quanto come um Chihuahua.

Também lhe pode interessar: Quantidade de comida para um beagle

Índice

  1. Do que dependerá a quantidade de alimento?
  2. Quanto come um Chihuahua bebê?
  3. Quando come um Chihuahua adulto?
  4. E um cão chihuahua idoso?

Do que dependerá a quantidade de alimento?

Como sabemos existem dois tipos de cachorros Chihuahua: o cabeça de maçã e o cabeça de veado (ou cervo), que se diferenciam pelo tamanho de cada um, sendo o cabeça de veado um pouco maior. Para saber as suas necessidades nutricionais é imprescindível saber o peso do nosso Chihuahua, uma vez que isso influenciará a quantidade de alimento.

A vantagem desta raça é o seu reduzido tamanho, que nos permite uma menor quantidade de ração, o que faz com que os seus custos de alimentação diários sejam muito reduzidos ao contrário de outras raças de cachorro de porta maior.

Existem diferentes tipos de alimentação para o Chihuahua, o que recomendamos de antemão é que procure uma de qualidade que o mantenha saudável e forte, algo que se repercute diariamente na sua qualidade de vida e no seu aspeto.

Quantidade de comida para um chihuahua - Do que dependerá a quantidade de alimento?

Quanto come um Chihuahua bebê?

Quando o cachorro Chihuahua se encontra em plena etapa de crescimento tem uns cuidados e umas necessidades nutricionais específicas uma vez que requer uma série de suplementos como o cálcio, entre outros. A maioria das rações de gama Junior adaptam-se perfeitamente a estas necessidades mas deve ter em conta alguns fatores:

  • Até ao 5º mês de vida do cachorro as necessidades aumentando consoante o seu desenvolvimento físico.
  • Passado esse período, o cachorro reduzirá pouco a pouco as quantidades, tudo isso para prevenir a obesidade, algo muito comum nos cachorros Chihuahua.
  • A ração Junior tem um elevado conteúdo calórico, por isso e à medida que se aproxime dos 9 meses de vida devemos reduzir as doses.
  • Nesta etapa também se destaca o desenvolvimento da dentição. Procure brinquedos para ele, específicos para a sua etapa de bebê.

Em seguida mostramos-lhe uma tabela específica de alimentação para cachorros Junior, evidentemente a quantidade poderá variar dependendo da marca do produto escolhido, por esse motivo recomendamos que consulte a tabela da embalagem ou consulte o seu veterinário.

Quantidade de comida para um chihuahua - Quanto come um Chihuahua bebê?

Quando come um Chihuahua adulto?

Passados os primeiros 9 meses de vida o seu chihuahua deve mudar o tipo de ração, sendo escolhida uma específica para a sua recém entrada na vida adulta.

Lembramos que é importante que pratique exercício com o seu pet, sempre adaptado ao seu ritmo e resistência. Deste modo poderá ter um cachorro chihuahua saudável e super feliz. É essencial prevenir a obesidade desta raça.

Na planilha que lhe mostramos em seguida pode ver a quantidade de alimentos indicada para o cachorro adulto, dependendo da atividade física que realizar. Consulte o verso da embalagem de ração escolhida para ver as quantidade recomendadas e em caso de dúvida consulte o seu veterinário de confiança.

Quantidade de comida para um chihuahua - Quando come um Chihuahua adulto?

E um cão chihuahua idoso?

Passados os 7 anos de vida o seu cão vai começar a reduzir a atividade física e entrará na velhice. Para esta etapa também existem rações específicas, com uma quantidade de calorias menor mas com suplementos vitamínicos e cálcio, muito importantes para a manutenção do seu organismo.

As quantidades costumam ser as mesma da etapa adulta, apenas varia a composição do alimento. Lembre-se sempre de consultar a tabela do produto escolhido ou o seu veterinário. Caso verifique algum desânimo ou falta de atividade do seu cão, pode consultar a administração de vitaminas, um extra para melhorar a sua vitalidade.

Para manter o seu chihuahua é vital que pratique exercício específico para cães de idade avançada como ele, não deixe de passar bons momentos ao seu lado!

Quantidade de comida para um chihuahua - E um cão chihuahua idoso?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade de comida para um chihuahua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Leticia dos santos
Meu chihuahua comeu por acidente uma grande contidade de racao oq faco?ja consegui faze la vomitar um pouco mais continuo preocupada ela esta mt quietinha oq mais posso fazer?
Jocimara francetto
Estou dando a ração hiils para filhote Chiuhahua. Penso que estou dando muito. Será que cresce muito? Ou a quantidade não vai interferir na quantidade......m
1 de 5
Quantidade de comida para um chihuahua