Dietas equilibradas

Quantidade diária de comida para coelhos

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 24 fevereiro 2022
Quantidade diária de comida para coelhos
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Quanto de ração um coelho come por dia? Os coelhos adoram comida, se dependesse deles ficariam comendo o dia inteiro, principalmente se a comida tiver cor verde ou for de fonte natural. A boa alimentação dos coelhos é a pedra angular da boa saúde; muitos coelhos têm problemas no trato intestinal, dentes e molares devido à uma alimentação incorreta.

Para alimentar bem um coelho, não só é importante saber quais são os melhores alimentos, mas também é importante saber como são seus ritmos e intervalos diários de alimentação. Não queremos alimentá-los em quantidade insuficiente, mas também não queremos chegar ao extremo da superalimentação.

Se você quiser saber qual é a quantidade certa de alimento diário para coelhos, fique conosco no PeritoAnimal pois abaixo daremos a você todos os conselhos nutricionais necessários para manter seu animal de estimação forte e saudável.

Também lhe pode interessar: Quantidade de comida diária para gatos

Índice

  1. Informações gerais para a alimentação dos coelhos
  2. O que o filhote de coelho deve comer e quantidade
  3. Podemos dar frutas, mas em pequenas doses para os coelhos
  4. Coelhos de 8 meses de vida a adultos de até 5 anos
  5. Quantidade de alimentos para coelhos mais velhos, a partir dos 6 anos de idade

Informações gerais para a alimentação dos coelhos

Lembre-se que a dieta dos coelhos é baseada em pellets (podem ser de celulose ou alfafa e não devem ser o alimento principal, mas um suplemento), verduras constantes, feno e aveia frescos, e muita água fresca. Os pellets devem ser de boa qualidade e ricos em fibras, no mínimo 18%.

Recomendamos não comprar muito alimento com antecedência, pois não será fresco, não conterá a mesma quantidade de vitaminas ou já estará em mau estado no momento em que você for oferecer ao seu coelho. O feno deve estar disponível para seu coelho 24 horas por dia. As verduras devem ter folhas verdes escuras e todas as hortaliças de raiz, tais como as cenouras. Quanto mais variedade de cores nas frutas você puder conseguir, melhor. Ah, eles também gostam muito de maçãs ou galhos de macieiras.

Os coelhos comem de acordo com seu desenvolvimento e idade. Aqui estão as quantidades apropriadas de alimentos de acordo com as diferentes categorias cronológicas.

Quantidade diária de comida para coelhos - Informações gerais para a alimentação dos coelhos

O que o filhote de coelho deve comer e quantidade

Nas primeiras semanas de vida de um coelho, sua dieta completa será o leite materno. A partir da quarta semana você pode começar a introduzir pellets e um pouco de alfafa. Entre um mês e meio e três meses, você pode fornecer quantidades ilimitadas de feno e 2 ou 3 colheres de sopa de pellets diariamente. A partir do quarto mês, comece a introduzir pequenas quantidades de verdura por dia (um tipo de verdura de cada vez), tais como folhas de cenoura ou chicória.

Aos 6 meses de idade, a ingestão diária de verduras deve ser de 10% do peso, dividida em duas porções iguais, uma pela manhã e outra pela tarde. As verduras que são altamente recomendadas para serem dadas diariamente aos coelhos, e que não causam nenhum problema, podem ser rúcula, alfaces, agrião, trevo e os mencionados acima.

Neste outro artigo listamos os melhores petiscos para coelhos.

Quantidade diária de comida para coelhos - O que o filhote de coelho deve comer e quantidade

Podemos dar frutas, mas em pequenas doses para os coelhos

As frutas são boas para os coelhos, mas na medida certa. Este é um alimento que é introduzido a partir do terceiro mês de vida, e que deve ser oferecido no máximo três vezes por semana devido ao seu alto teor de açúcar, que em grandes quantidades pode ser prejudicial ao animal.

Embora a fruta seja muito rica em vitaminas, devemos ter muito cuidado com ela e controlar a quantidade de alimentos que damos ao nosso coelho. O tamanho de cada porção de fruta não deve ser maior do que um gomo de laranja. Por outro lado, evite deixar as sementes.

Acesse estes outros artigos:

Quantidade diária de comida para coelhos - Podemos dar frutas, mas em pequenas doses para os coelhos

Coelhos de 8 meses de vida a adultos de até 5 anos

Os coelhos jovens devem receber apenas alguns punhados de pellets por dia. As verduras aumentarão, enquanto a ração diminuirá. Podemos dar entre 2% e 4% de seu peso corporal, ou 25 g de pellets para cada quilo que o coelho pesa. Verduras, cada vez mais verdes, como folhas de rabanete, endívia e chicória. Você pode dar ao seu coelho, para que ele prove, um pouco de grama fresca e reduzir a alfafa.

A partir de um ano de vida, seu coelho se alimentará em maiores quantidades. Você pode oferecer de 50 a 80 g de pellets por dia, mas continue dando todas as suas verduras diárias 5% a 6% do seu peso corporal. A fruta será mantida três vezes por semana para o resto de sua vida.

Quantidade diária de comida para coelhos - Coelhos de 8 meses de vida a adultos de até 5 anos

Quantidade de alimentos para coelhos mais velhos, a partir dos 6 anos de idade

Os coelhos mais velhos, dependendo se conservam seu peso e condição física, podem receber as mesmas quantidades e o mesmo tipo de dieta. Lembre-se de que o feno sempre deve ser abundante e sempre fresco. Para te dar uma ideia, se seu coelho pesa 2kg, cerca de 170g de feno por dia é o mais adequado. No caso das verduras, cerca de 110g por quilo de peso corporal é o ideal. Se seu coelho está perdendo peso (como é frequentemente o caso), permita que ele coma pellets como quiser. Se você notar que seu coelho não está comendo feno, não hesite e vá ao veterinário.

Agora que você já sabe quanto de ração um coelho come por dia, não perca o vídeo a seguir sobre como cuidar de um coelho:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade diária de comida para coelhos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Quantidade diária de comida para coelhos