Partilhar

Troca de dentes do cachorro

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 junho 2020
Troca de dentes do cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Ter um filhote de cachorro em casa é descobrir todo um mundo novo, tanto para ele como para nós, pois são várias as mudanças pelas quais um cachorro passa entre as quais a mudança dos seus dentes, um processo que pode surpreender se você nunca cuidou de um cachorro antes.

Este processo pode passar despercebido no caso de não ocorrerem complicações, mas se soubermos um pouco mais sobre a troca de dentes do cachorro poderemos acompanhar o nosso animal de estimação também durante esta mudança. Neste post do PeritoAnimal esclarecemos informações importantes sobre esse processo: com quantos meses o cachorro troca o dentes, os sintomas dessa troca e o que fazer para que o processo ocorra da maneira menos dolorida e mais saudável possível.

Cachorro troca dentes?

Sim, assim como criança cachorro perde dente. A dentição de um filhote de cachorro conta com 28 dentes de leite que à medida que vão caindo dão lugar a uma dentadura definitiva com 42 peças dentais. Então, quando nos perguntamos quantos dentes tem um cachorro devemos lembrar que essa resposta é diferente dependendo da idade dele: cachorros adultos têm 42 dentes na sua dentadura definitiva e filhotes com menos de 4 meses têm 28 dentes de leite.

Com quantos meses o cachorro troca os dentes?

Os dentes de lente começam a nascer em um cachorro recém-nascido a partir dos 15 dias de vida, quando começam a abrir os olhos e a explorar o ambiente. De qualquer forma, esse acompanhamento pode ser feito pelo próprio tutor, revisando a boca do filhote, e pelo veterinário ou veterinária durante as consultas para seguir o calendário de vacinas e desparasitações, indispensáveis nessa fase.

Depois, a troca definitiva inicia-se aproximadamente aos 4 meses e acaba entre os 6 e 9 meses, embora este período de tempo possa variar sempre dependendo do cachorro e da sua raça. Em alguns cachorros a dentição definitiva pode continuar se desenvolvendo até o primeiro ano de vida.

Troca de dentes do cachorro - Cachorro troca dentes?

Sintomas de dente nascendo em cachorro

Este processo passa muitas vezes despercebido, uma vez que o cachorro não mostra nenhum sinal de dor e, por vezes chega a engolir os dentes. É por isso que pode ser difícil perceber quando o dente do cachorro cai. Um dos principais sintomas da mudança de dentadura é o desejo de morder, este desejo vem acompanhando de incômodos nas gengivas e uma ligeira dor ou ficar com as gengivas levemente inflamadas.

O que fazer quando o cachorro troca os dentes?

A nossa intervenção deve ser mínima porque se trata de um processo fisiológico e completamente normal, mas você pode revisar ocasionalmente para ter certeza que a troca de dentes acontece naturalmente. O que também se pode fazer é aliviar a dor que a troca de dentes no cachorro causa com brinquedos molezinhos e frios.

Se o cachorro tiver brinquedos moles para morder terá mais recursos para administrar a dor e a gengivite. É importante que estes sejam suaves, tenha em conta que os brinquedos mais duros não são recomendáveis até aos 10 meses. Outra dica é esfriar os brinquedos para diminuir o inchaço caso haja.

Os ossos também não são uma boa opção porque são demasiado duros e consistentes, guarde-os para quando o cão crescer. Do mesmo modo, durante este período de tempo, também não será necessário que escove os dentes do seu cachorro, a acumulação de tártaro e placa apenas ocorre nestas primeiras etapas.

Para aliviar a dor e o inchaço, uma alternativa para os dias quentes é oferecer sorvete. No vídeo abaixo deixamos uma receita específica para eles:

Esteja atento a possíveis complicações

Por vezes pode ser que os dentes de leite não caiam apesar da força que o dente definitivo exerce. Neste casos podem ocorrer algumas complicações.

Se você perceber que no período de tempo previsto o seu cachorro não trocou todos os seus dentes, é importante que você consulte um veterinário. Pois isso pode comprometer a mordida do cachorro, ou seja, pode fazer com que o encaixe da sua mandíbula não seja o adequado. Além disso, perante estes casos a visita ao veterinário é bastante necessária porque o aumento da dor pode ser considerável, além do surgimento de feridas, inflamação nas gengivas e crescimento inadequado das peças dentais, deixando com uma aparência de cachorro com dente para fora. É por isso que a avaliação veterinária é indispensável já que, em alguns casos, uma pequena intervenção cirúrgica pode ser necessária para desprender essa peça temporária e permitir o desenvolvimento da dentição definitiva.

Troca de dentes do cachorro - Esteja atento a possíveis complicações

Se deseja ler mais artigos parecidos a Troca de dentes do cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Escrever comentário sobre Troca de dentes do cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Carlos
Olá, tenho um yorkshire em fase de troca de dentição ( 5 meses ), é aconselhável dar Pedigree Dentastix ?
A sua avaliação:
thalya
meu cachorro é um lhasa esta com 7 mês e esta caindo os dentinho dele percebi pelo comportamento dele e pelas bolinha de brinquedo q ele morde que estava com sangue .
hj ele vomitou e esta meio estranho mas na dele e deitadinho sera que é algoo em relação os dentes o vomito e os comportamento estranhos?
A sua avaliação:
bruna Chagas
Olá, meu pet tem 4 meses e meio, estava mordendo o pano e acabou arrancando um dentinho dele, na parte dos molares. ele esta na fase de troca de dentes, sera q esses dente dele já estava molinho para cair? dai forçou e saiu, sera q devo me preocupar?aparentemente ele nao sente dor e esta bem ativo.
Luísa Savala
OI Bruna! Tal como mencionamos no artigo: a mudança inicia-se aproximadamente aos 4 meses e acaba entre os 6 e 9 meses, embora este período de tempo possa variar sempre dependendo do cachorro e da sua raça. Este processo passa muitas vezes despercebido, uma vez que o cachorro não mostra nenhum sinal de dor e, por vezes chega a engolir as peças dentais, pelo que pode ser difícil perceber que o seu animal de estimação se encontra neste momento. Um dos principais sintomas da mudança de dentadura é o desejo de morder, este desejo vem acompanhando de incômodos nas gengivas e uma ligeira dor.
De qualquer forma, se ele apresentar algum comportamento diferente dos mencionados acima, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Anny
Meu cãozinho Shitzu d 4 meses, quebrou o segundo dente depois da presa, na parte debaixo. Ele estava puxando o pano d chão e minha mãe tbm. O dente dele parece q arrancou ou quebrou, se caiu no chão, mas olhei a boca dele e parece q tem um pedaço de dente ainda no lugar.
Nasce outro?? Vai dar problema? Evsi doer?? O q eu faço estou desesperada! Me ajudem por favor
Luísa Savala
Oi Anny! Você deve levar o seu cachorrinho no veterinário o quanto antes, apenas ele poderá fazer um diagnóstico e passar os cuidados ideais.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Pâmela Bianca
Tenho um labrador de 4 meses e a umas duas semanas ele começou a ficar mais quietinho e hoje notei que ele está trocando os dentinhos e agora de noite quase não comeu pode esta relacionado? Ele so dorme agora e so que saber de colinho e carinho. Quanto tempo dura essa loucura?
Luísa Savala
Oi Pâmela! Está relacionado sim, nesse período o filhote um dos principais sintomas é o desejo de morder, este desejo vem acompanhando de incômodos nas gengivas e uma ligeira dor. A mudança dá início aproximadamente aos 4 meses e acaba entre os 6 e 9 meses, embora este período de tempo possa variar sempre dependendo do cachorro e da sua raça.
Uma boa dica é colocar um pouquinho de água na ração para amolecer e ser mais fácil do seu cachorrinho comer.
De qualquer maneira, recomendamos que você visite um médico veterinário de confiança para eliminar a possibilidade de qualquer outro problema que possa estar afetando o seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maria da Conceição Mesquita
olá, meu cachorro tem 4 meses e está na troca de dentes, ele não está comendo quase nada, come uma carninha e faz um barulho como se tivesse quebrando osso no dente , é normal?
Luísa Savala
Oi Maria! Como referimos no artigo: este processo passa muitas vezes despercebido, uma vez que o cachorro não mostra nenhum sinal de dor e, por vezes chega a engolir as peças dentais, pelo que pode ser difícil perceber que o nosso animal de estimação se encontra neste momento. Um dos principais sintomas da mudança de dentadura é o desejo de morder, este desejo vem acompanhando de incômodos nas gengivas e uma ligeira dor.
Por isso, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Natali
Tenho uma filhote de yorkshire e ela está trocando os dentes e não está comendo quase nada quais alimentos recomendados que ela possa sentir vontade de comer ?
Luísa Savala
Oi Natali! Uma boa dica é misturar um pouco de água quente na ração para que fique mais mole e a sua cachorra consiga comer com mais facilidade.
No entanto, se esse comportamento continuar, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Jussara de a. Marins
Meu cao esta com 4 meses e ta na troca de dente ;por isso nao com racao e com isso caca mole e normal ?
Luísa Savala
Oi Jussara! O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Isabelly
Eles trocam a presa? Quando elas cai?
Ana Cordeiro
Eu tenho uma cadela Pit Bull-de 6 meses e ela esta trocando os dentes mas vejo que ela fica quietinha o tempo todo estou molhando a ração com agua pra ficar molinha as vezes percebi que ela esta com o focinho quentinho ela deu ate uma emagrecida...As vezes ela da ' má brincadinha mas logo vai dormir novamente. Eu queria saber quanto tempo demora essas troca?

Troca de dentes do cachorro
1 de 3
Troca de dentes do cachorro

Voltar ao topo da página