Porque o meu cachorro não engorda

Porque o meu cachorro não engorda

Quando um cachorro não come o suficiente, ou come mas não engorda, você está lidando com um problema sério que deve solucionar. A alimentação providenciada pode não ser a mais correta ou o cachorro pode ter algum problema de saúde.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos quais são as principais causas que podem fazer com que o seu cachorro não ganhe peso. Continue lendo e descubra porque o seu cachorro não engorda, assim como possíveis soluções.

O meu cachorro está muito magro

Antes de determinar se o seu cachorro está demasiado magro, é importante conhecer as características da sua raça. Nem todos os cachorros são iguais e, dessa forma, cada raça possui um tipo de corpo e um peso diferente.

Se acabou de adotar o seu cachorro e ele vem da rua ou teve problemas, é normal que não coma com regularidade no início. É importante dosear o seu alimento em pequenas quantidades até que ele recupere o seu peso. Não é recomendável que sobrealimente o animal. Em pouco tempo será capaz de notar melhorias.

Se o seu cachorro começou a perder peso sem motivo aparente, está cansado e é possível ver as suas costelas a olho nu é provável que ele tenha um problema. Para saber se esse é o caso, deve conhecer o peso ideal do seu cachorro.

O peso ideal

A obesidade é um problema que afeta muitos cachorros atualmente. Por esse motivo, foram apurados os valores de índice de massa corporal em cachorros. Estes valores indicam o peso ideal de um cachorro de determinada raça ou tamanho. É muito útil conhecer estes dados: não só para determinar se o seu cachorro está demasiado magro, como também para controlar que não excede o seu peso.

Dependendo do tamanho do seu cachorro, o peso ideal deve ser encontrado entre os seguintes valores:

  • Raças nano: 1-6 kg
  • Raças pequenas: 5-25 Kg
  • Raças médias: 14-27 Kg
  • Raças grandes: 21-39 Kg
  • Raças gigantes: 32-82 Kg

Estes valores conferem uma ideia aproximada do que deve pesar o seu cachorro. Pode se informar sobre o peso específico para a raça do seu cachorro. Alguns exemplos são os seguintes:

  • Beagle: 8-14 kg
  • Pastor alemão: 34-43 Kg
  • Boxer: 22-34 Kg
  • Labrador retriever: 29-36 Kg

Se o seu cachorro está debaixo desses valores, necessita de ganhar peso.

Porque meu cachorro não engorda?

As principais causas por que um cachorro não engorda ou está mais magro do que deveria são as seguintes:

  • Má alimentação

Uma má alimentação que não fornece a energia necessária para o seu cachorro pode provocar insuficiências graves. Rações inadequadas, de baixa qualidade ou uma quantidade escassa vão fazer com que o cachorro emagreça rapidamente.

Podem surgir problemas como a DII (Doença inflamatória do Intestino) que impede uma correta absorção dos nutrientes.

  • Doenças ou transtornos

Os parasitas intestinais podem prejudicar muito a saúde dos cachorros. É importante desparasitar o animal interna e externamente a cada três meses.

Existem algumas doenças que fazem o cachorro emagrecer rapidamente. Afetam a absorção de nutrientes e, por isso, é importante consultar o veterinário caso veja o seu cachorro perder peso de forma drástica. Algumas doenças que provocam magreza incluem:

  1. Diabetes: as mudanças de peso são muito drásticas. A falta de insulina provoca graves deficiências na absorção de nutrientes.
  2. Doença de Addison: perdas de peso acompanhadas de vômitos.
  3. Cancro
  4. Doenças relacionadas com a tiroide
  • Excesso de exercício

O excesso de exercício, quando não é acompanhado de uma dieta adequada, pode provocar desequilíbrios. Cachorros em fase de crescimento ou cachorras lactantes não devem fazer consumos excessivos de energia. Se o nosso cachorro é muito ativo, devemos aumentar a quantidade de comida, sempre adaptando ao nível de exercício realizado.

Que posso fazer para que engorde?

Para aumentar o peso do seu cachorro, deve escolher uma ração de qualidade. Tenha em conta o seu tamanho, idade e nível de atividade física na hora de selecionar o alimento certo para ele. Quando tiver a ração, providencie a quantidade recomendada e compare com a quantidade oferecida anteriormente. Se a diferença for muito grande, aumente a quantidade de forma gradativa. Assim, evitará diarreias e problemas digestivos.

O fígado, rico em ferro e vitaminas, pode ajudar o seu cachorro. Pode ser de vaca ou de galinha cozida e pode ser oferecido várias vezes por semana durante o ganho de peso. Tenha em conta que os alimentos enlatados contêm uma grande quantidade de água e, geralmente, contêm menos calorias.

Enquanto ganha peso, não submeta o cachorro a exercício excessivo. Os passeios diários serão suficientes, assim ele poderá dedicar toda a sua energia à recuperação e armazenamento de gordura. Por outro lado, e como mencionado anteriormente, a desparasitação é fundamental para a saúde do nosso cachorro.

Se, depois de aplicar estes conselhos, o seu cachorro não ganhou peso, consulte o seu veterinário para que possa determinar que ele tem alguma doença que esteja afetando seu metabolismo. caso contrário, uma dieta de engorda e suplementos vitamínicos deveriam ser suficientes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque o meu cachorro não engorda, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas para engordar.