Outros problemas de saúde

Por que meu gato solta tanto pum?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 27 janeiro 2021
Por que meu gato solta tanto pum?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você sabia que a flatulência ou gases intestinais são muito comuns em todos os mamíferos? Por isso, podemos observar também este fenômeno nos nossos gatos, o que nem sempre indica que existe algum problema no sistema digestivo, já que em muitas ocasiões é um processo normal.

Muitas vezes, os tutores destes animais só se apercebem deste fenômeno quando os puns são mais fedorentos. Caso isso esteja acontecendo regularmente, é preciso prestar uma especial atenção para poder melhorar o funcionamento do organismo do gato. Se o seu pet já passou por esta situação, com certeza você já se questionou, porque o meu gato solta tanto pum? Esta é a dúvida que vamos esclarecer com este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Por que o pelo do Labrador cai tanto?

Índice

  1. Sintomas de gases em gatos
  2. Porque acontece a flatulência nos gatos?
  3. O que fazer se o gato tem muitos gases?

Sintomas de gases em gatos

Nos gatos, aproximadamente 99% dos gases intestinais não têm cheiro. Por essa razão, nem sempre é fácil você se dar conta que o seu felino está com problemas digestivos. Não obstante, com alguma atenção, você poderá observar que o excesso de gases costuma estar acompanhado de outros sintomas, principalmente os seguintes:

  • Falta de apetite
  • Abdômen inchado
  • Vômitos
  • Ruídos estomacais
  • Perda de peso
  • Problemas no trânsito intestinal

Obviamente, estes sintomas não são exclusivos de um excesso de gases. Por isso, se você observar qualquer um destes sinais, leve o seu gato ao médico veterinário o mais rápido possível. O veterinário irá determinar a causa exata dos sintomas e verificar porque o seu gato tem tantos gases.

Porque acontece a flatulência nos gatos?

Os gases são produzidos por bactérias que habitam de forma natural no trato intestinal do gato. A causa mais comum para um aumento destas bactérias costuma ser a alimentação. É muito importante que a alimentação do gato seja adequada. Existem diferentes produtos alimentares que podem prejudicar o sistema digestivo do gato. Por exemplo, muitos gatos são intolerantes à lactose e se você der ao seu felino leite ou produtos lácteos, não vai tardar muito até chegarem os gases.

Os gatos precisam de ser alimentados com uma dieta equilibrada e específica para os requerimentos nutricionais deles. Não podemos fazer alterações bruscas na dieta porque estas também originam gases e outros problemas digestivos no gato.

Um gato que coma estressado ou compita pela comida com outro gato, vai ingerir os alimentos muito depressa, o que também vai causar flatulência.

Outra causa habitual são as bolas de pelo, que podem ser formadas no estômago do gato e atrapalhar o correto funcionamento do sistema digestivo. Não nos podemos esquecer de outras possíveis causas como parasitas intestinais, a síndrome do intestino irritável ou problemas no funcionamento do pâncreas. Por esses motivo, é muito importante que o seu gato consulte o médico veterinário que possa descartar qualquer causa subjacente.

Por que meu gato solta tanto pum? - Porque acontece a flatulência nos gatos?

O que fazer se o gato tem muitos gases?

O principal tratamento para o excesso de gases nos gatos passa por melhorar a alimentação, embora o mais importante seja a prevenção. Para isso, é importante escovar o pelo do gato, minimizando o risco de formação de bolas de pelo, assim como promover um estilo de vida ativo.

Existem alguns medicamentos para aliviar os gases, alguns deles com componentes naturais, como o carvão ativado. Todos eles precisam de ser prescritos por um médico veterinário.

Você deve supervisionar aquilo que o seu gato come. É possível que ele vá roubar comida ao lixo? Não pode permitir! No lixo podem estar alimentos em mau estado e que vão provocar muitos gases e outros transtornos digestivos. A alimentação deles deve ser muito equilibrada. Se você e o seu médico veterinário considerarem que uma ração comercial não é o mais aconselhado para o seu gato, podem optar por dietas caseiras, desde que sempre devidamente acompanhadas por um profissional com conhecimentos de nutrição animal.

Se os gases no seu gato não diminuem, fale com o seu médico veterinário de confiança. Existem muitos problemas adjacentes que podem ser graves e só um especialista poderá diagnosticar corretamente.

Por que meu gato solta tanto pum? - O que fazer se o gato tem muitos gases?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato solta tanto pum?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
rosana
minha gata tem 9 anos qual racao e areia vcs poderia me indicar pq pretendo trocar a que ela esta comendo .
A sua avaliação:
Polaka
Minha gata tem 3 meses,e brincalhona esta sempre pulando e brincando,
E agora esta triste abatida só fica deitada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Polaka. Recomendamos a leitura deste artigo que explica o que pode ser quando um gato está muito quieto: https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-esta-muito-quieto-o-que-pode-ser-22747.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Katryne viera noronha
Meu gato chamado Fera ele solta muito pum e as vezes solta muito fedido e normal?
A sua avaliação:
Cimone silva lima
Pq meu gato solta tantas gases fedorentas. É continuo pouco tempo de um pum para oitro
A sua avaliação:
Beatriz Almeida Carneiro
gato abandonado com pneumonia e dispnéia.
Quero receita caseira.
Não tenho como levar ao veterinário.
A sua avaliação:
Chaieli
Acho que meu gato não solta pum,pelo menos nunca percebi...É normal não soltar?
Katryne viera noronha
As vezes sim mais eles podem soltar quando não esta perto de você.
FIAMA VALERIA DANTAS
Meu gato tem 4 meses e percebi que ele está com muitas gases intestinais, ele já come ração para gatos adultos, a whiskas sabor peixe e gostaria de saber se seria a ração a causadora desses gases. Aguardarei resposta e desde já agradeço!
Luísa Savala
Oi Fiama! Tal como referido no artigo: os gases são produzidos por bactérias que habitam de forma natural no trato intestinal do gato. A causa mais comum para um aumento destas bactérias costuma ser a alimentação. É muito importante que a alimentação do gato seja adequada.
De todas as formas, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
1 de 3
Por que meu gato solta tanto pum?