Por que meu gato solta tanto pum?

Por que meu gato solta tanto pum?

Você sabia que a flatulência ou gases intestinais são muito comuns em todos os mamíferos? Por isso, podemos observar também este fenômeno nos nossos gatos, o que nem sempre indica que existe algum problema no sistema digestivo, já que em muitas ocasiões é um processo normal.

Muitas vezes, os tutores destes animais só se apercebem deste fenômeno quando os puns são mais fedorentos. Caso isso esteja acontecendo regularmente, é preciso prestar uma especial atenção para poder melhorar o funcionamento do organismo do gato. Se o seu pet já passou por esta situação, com certeza você já se questionou, porque o meu gato solta tanto pum? Esta é a dúvida que vamos esclarecer com este artigo do PeritoAnimal.

Sintomas de gases em gatos

Nos gatos, aproximadamente 99% dos gases intestinais não têm cheiro. Por essa razão, nem sempre é fácil você se dar conta que o seu felino está com problemas digestivos. Não obstante, com alguma atenção, você poderá observar que o excesso de gases costuma estar acompanhado de outros sintomas, principalmente os seguintes:

  • Falta de apetite
  • Abdômen inchado
  • Vômitos
  • Ruídos estomacais
  • Perda de peso
  • Problemas no trânsito intestinal

Obviamente, estes sintomas não são exclusivos de um excesso de gases. Por isso, se você observar qualquer um destes sinais, leve o seu gato ao médico veterinário o mais rápido possível. O veterinário irá determinar a causa exata dos sintomas e verificar porque o seu gato tem tantos gases.

Porque acontece a flatulência nos gatos?

Os gases são produzidos por bactérias que habitam de forma natural no trato intestinal do gato. A causa mais comum para um aumento destas bactérias costuma ser a alimentação. É muito importante que a alimentação do gato seja adequada. Existem diferentes produtos alimentares que podem prejudicar o sistema digestivo do gato. Por exemplo, muitos gatos são intolerantes à lactose e se você der ao seu felino leite ou produtos lácteos, não vai tardar muito até chegarem os gases.

Os gatos precisam de ser alimentados com uma dieta equilibrada e específica para os requerimentos nutricionais deles. Não podemos fazer alterações bruscas na dieta porque estas também originam gases e outros problemas digestivos no gato.

Um gato que coma estressado ou compita pela comida com outro gato, vai ingerir os alimentos muito depressa, o que também vai causar flatulência.

Outra causa habitual são as bolas de pelo, que podem ser formadas no estômago do gato e atrapalhar o correto funcionamento do sistema digestivo. Não nos podemos esquecer de outras possíveis causas como parasitas intestinais, a síndrome do intestino irritável ou problemas no funcionamento do pâncreas. Por esses motivo, é muito importante que o seu gato consulte o médico veterinário que possa descartar qualquer causa subjacente.

O que fazer se o gato tem muitos gases?

O principal tratamento para o excesso de gases nos gatos passa por melhorar a alimentação, embora o mais importante seja a prevenção. Para isso, é importante escovar o pelo do gato, minimizando o risco de formação de bolas de pelo, assim como promover um estilo de vida ativo.

Existem alguns medicamentos para aliviar os gases, alguns deles com componentes naturais, como o carvão ativado. Todos eles precisam de ser prescritos por um médico veterinário.

Você deve supervisionar aquilo que o seu gato come. É possível que ele vá roubar comida ao lixo? Não pode permitir! No lixo podem estar alimentos em mau estado e que vão provocar muitos gases e outros transtornos digestivos. A alimentação deles deve ser muito equilibrada. Se você e o seu médico veterinário considerarem que uma ração comercial não é o mais aconselhado para o seu gato, podem optar por dietas caseiras, desde que sempre devidamente acompanhadas por um profissional com conhecimentos de nutrição animal.

Se os gases no seu gato não diminuem, fale com o seu médico veterinário de confiança. Existem muitos problemas adjacentes que podem ser graves e só um especialista poderá diagnosticar corretamente.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato solta tanto pum?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.