Curiosidades do mundo animal

Por que meu gato fica olhando para o nada?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 23 março 2023
Por que meu gato fica olhando para o nada?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Você já se deparou com o gato olhando para a parede ou para o além? Todos nós que temos a oportunidade de viver com gatos sabemos que estes felinos incríveis podem nos surpreender constantemente com seus hábitos e comportamentos. De fato, estes animais eram adorados por várias culturas graças a suas inúmeras habilidades e instintos poderosos.

E embora muitas atitudes felinas possam nos parecer um pouco "estranhas", a verdade é que vale a pena descobrir mais sobre seu comportamento a fim de compreendê-los e admirá-los ainda mais. Neste novo artigo do PeritoAnimal, convidamos você a descobrir por que os gatos ficam olhando para o nada.

A visão dos gatos: mitos e verdades

Os sentidos e instintos dos felinos nos deixam tão curiosos que construímos uma série de fantasias sobre eles. Para entendê-los um pouco melhor, vamos resumir algumas verdades e mitos sobre a visão dos gatos, assim você entenderá por que um gato fica olhando para o nada:

1. "Os gatos têm um campo de visão maior do que os humanos" - VERDADE.

Pesquisadores especialistas em visão felina descobriram que os gatos têm um campo de visão mais amplo do que os humanos. Enquanto nosso campo de visão é de 180 graus, o dos felinos é de 200 graus.[1]

2. "Os gatos enxergam melhor na penumbra do que na claridade" - VERDADE

É verdade que os felinos têm uma visão noturna privilegiada, pois evoluíram para poder caçar na escuridão intensa. A estrutura dos olhos deles difere da nossa e está configurada para enxergar melhor sob luzes mais fracas. Os gatos herdaram esta característica de seus antepassados felinos e podem ver até 8 vezes melhor do que os humanos na penumbra. [2]

Outro fato interessante sobre a visão felina é que sua estrutura ocular dificulta sua visão diurna. As células dos olhos, quando submetidas a uma luz intensa, são incapazes de transmitir informações detalhadas ao cérebro. Portanto, para um gato, as imagens são mais embaçadas durante o dia.

3. "Gatos enxergam em preto e branco" - FALSO

Os olhos humanos têm 3 tipos de células receptoras de cor: células cone azul, células cone vermelho e células cone verde. Isto explica porque conseguimos distinguir um enorme número de cores e tonalidades.

Gatos e cães não têm o cone vermelho, então eles se tornam incapazes de perceber tonalidades de rosa e vermelho. Eles também têm dificuldade em reconhecer a intensidade e a saturação das cores. Mas é falso que os gatos vejam em preto e branco, pois eles distinguem os tons de azul, verde e amarelo. [3]

Por que meu gato fica olhando para o nada?

Você já encontrou seu gato olhando para o nada durante muito tempo? É inevitável se perguntar o que capta tanto sua atenção, não é? Este comportamento felino gera tanta curiosidade que alguns dizem que gatos e até mesmo cães podem ver espíritos. Como o sobrenatural não pode ser alcançado por nosso conhecimento, tentaremos explicar por que os gatos ficam olhando para o nada por outras razões:

A primeira coisa a entender é que onde vemos "nada", os felinos podem ver muita coisa. Nossa visão é limitada em certos aspectos e podemos perder vários estímulos sutis que os instintos apurados dos gatos são rápidos de detectar.

Mas a extrema concentração dos felinos não se explica apenas por sua capacidade visual. Ela está relacionada à harmonia entre seus sentidos, seu cérebro e seu corpo, proporcionando equilíbrio ao seu organismo. Para o gato, o simples reflexo de um pequeno inseto ou de uma partícula de poeira na parede pode captar sua atenção durante vários minutos.

Somos bombardeados diariamente com milhares de dados, imagens e sons. Como resultado, temos cada vez mais dificuldade para nos concentrar em qualquer coisa. Além disso, a fim de acompanhar o ritmo de nosso tempo, acostumamo-nos a ignorar muitos detalhes a fim de nos concentrarmos no que consideramos mais importante. Se o gato fica olhando para o nada, não devemos entrar em pânico ou nos preocupar.

Entretanto, nos casos em que o felino apresenta sintomas de um gato entediado, devemos considerar se este comportamento pode ser devido a uma falta de estímulo ambiental. Neste caso, o mais aconselhável é encher o ambiente de brinquedos, prateleiras, casinha para gato e outros itens para fornecer a ele um enriquecimento ambiental ideal.

Por que meu gato fica olhando para o nada? - Por que meu gato fica olhando para o nada?

Agora que você já sabe por que o gato fica olhando para o nada, não perca o vídeo a seguir no qual explicamos por que os gatos nos encaram fixamente nos olhos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato fica olhando para o nada?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Bloom M., Berkley M.A Visual acuity and the near point of accommodation in cats Vision Research, Volume 17, Issue 6, 1977, Pages 723-730
  2. Pasternak T., Merigan W.H., The luminance dependence of spatial vision in the cat Vision Research Volume 21, Issue 9, 1981, Pages 1333-1339
  3. Miller PE., Lights F., Vision in animals-What do dogs and cats see Waltham/OSU Symposium Small Animal Ophtalmology 2001
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que meu gato fica olhando para o nada?