Por que o gato fica com a boca aberta?
Ver fichas de Gatos
Como são animais semidomésticos, os gatos ainda são guiados por seus extintos, apresentando atitudes que parecem inadequadas para nós. E quando se fala da parte reprodutiva então, alguns sinais emitidos por eles parecem sem sentido, mas podem revelar situações bem típicas para eles.
No caso dos gatos que ficam de boca aberta quando sente algum cheiro diferente, fazendo caretas engraçadas e olhando fixamente para o lugar de onde acreditam que venha o odor chamativo, temos um comportamento reprodutivo bem característico dos mamíferos.
Ficar com a boca aberta, puxando o ar com maior intensidade serve para acionar o seu órgão vomeronasal, responsável por detectar os feromônios de outros felinos. Mas como isso tudo funciona? Esclarecemos tudo neste artigo do PeritoAnimal, para que você fique por dentro do porquê o gato fica com a boca aberta e entenda melhor o comportamento do seu bichano. Boa leitura!
Por que o gato fica com a boca aberta?
O gato fica com a boca aberta para forçar a entrada de ar para o interior do órgão vomeronasal. Dessa forma, ele consegue sentir melhor os odores do ambiente e detectar a presença de feromônios liberados por outros gatos. Isso é um tipo de comunicação entre indivíduos da mesma espécie, conhecida como comunicação química.
O bichano costuma ficar com a boca aberta, olhando fixamente para o local de onde vem o odor ou com os olhos semiabertos, eleva o lábio superior e abre as narinas, na tentativa de puxar todo o ar que possui o odor que lhe chamou a atenção.
O órgão vomeronasal comunica-se com o meio externo por meio de uma pequena abertura que fica atrás dos primeiros incisivos superiores, chamada de ducto incisivo superior. Quando o gato abre a boca, ele expõem a abertura desse ducto, permitindo que o ar seja captado. Além de abrir a boca, eles fazem umas caretinhas, forçando a entrada do ar. Essa é a explicação para eles ficarem com aquela carinha engraçada quando sentem um cheiro diferente no ambiente.
O que é o Reflexo de Flehmen?
O reflexo de Flehmen é o movimento que o gato faz, respirando com a boca aberta ou realizando mímicas faciais características, para permitir a entrada de ar “forçada” no interior do órgão vomeronasal. Dessa forma, é possível que os feromônios sejam detectados pelo bichano.
Mas o que são feromônios? A palavra vem do grego: pherein (transportar) e hormone (estimular), utilizada para denominar os compostos químicos naturais que têm um papel fundamental na comunicação intraespecífica. Podem ser definidos como substâncias químicas ou mesclas de substâncias que, emitidas por um animal, produzem determinados efeitos em um indivíduo receptor da mesma espécie. Essas substâncias desencadeiam uma resposta inconsciente, independente de qualquer aprendizagem prévia, pois os neurônios do órgão vomeronasal ligam-se principalmente ao sistema límbico, sem passar pelo córtex cerebral.
Como funciona o órgão vomeronasal
O órgão vomeronasal, ou órgão de Jacobson, está localizado na cavidade nasal dos mamíferos, em ambos os lados do septo nasal, com propriedades sensoriais. Sua presença também é relatada nos seguintes animais domésticos: gato, vaca, cão, ovelha, cavalo, porco, cabrito e em animais silvestres como tigre, camelo, búfalo e leão marinho.
Este órgão está envolvido em respostas quimiossensoriais mediadas por feromônios, na regulação endócrina e no comportamento sexual. Nos mamíferos, há evidências de que o órgão vomeronasal tem um papel importante no comportamento reprodutivo e sexual.
O epitélio do sistema olfatório principal e do órgão vomeronasal são sensíveis a odores comuns como feromônios, e originam um complexo integrado de percepção quimiossensorial. Trata-se de uma comunicação química nos mamíferos.
Outros motivos para o gato ficar com a boca aberta
Outros motivos podem levar o gato a ficar com a boca aberta. No entanto, esses não são fisiológicos, e sim sintomas de doenças:
- Problemas respiratórios: gatos com o nariz entupido podem ficar com a boca aberta para respirarem melhor. Isso também pode acontecer quando o gato está com dificuldades para puxar o ar, como nos casos de asma felina, pneumonias, bronquites e outras doenças que afetem o sistema respiratório. A dificuldade respiratória ou dispneia pode ser um indício de um problema de saúde muito grave no animal, que deve ser avaliado por um médico veterinário o mais breve possível.
- Problemas dentários e periodontais: cáries, inflamações na gengiva, doença periodontal, úlceras orais e outros problemas na cavidade oral podem fazer com que o gato fique com a boca aberta, além de salivar bastante. Geralmente eles sentem muita dor e não conseguem comer e nem ficar com a boca fechada, deixando sair a saliva produzida.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o gato fica com a boca aberta?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Grodona, K.E.B., Emerick, L.L., Mahecha, G.A.B. Órgão Vomeronasal e Comportamento Sexual. Portal dos Periódicos da UFMG. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/mariana-dutra,+Gerente+da+revista,+Vol21n2-06.pdf. Acesso em 22/08/2024.
- Henzel, M. O enriquecimento ambiental no bem-estar de cães e gatos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2014. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/104884/000940557.pdf. Acesso em 22/08/2024.