Por que meu filhote de cachorro não quer comer?

Por que meu filhote de cachorro não quer comer?

Exercita seu cachorro, brinca com ele, ensina-o a ir procurar comida, oferece-lhe pratos saudáveis e deliciosos e já experimentou vários tipos de alimentos, mas ainda assim, ele continue não comendo?

Se o seu filhote de cachorro não está comendo, é normal que você se preocupe, pois o normal é que eles tenham um apetite voraz. Este comportamento pode ser um sinal de que o organismo físico ou emocional do seu cachorro não se está comportando da forma adequada. O seu filhote pode não estar comendo por vários motivos, entendê-los é essencial para a sua saúde e futuro.

Se se está perguntando o porquê seu filhote de cachorro não quer comer, convidamos você a ler o seguinte artigo do PeritoAnimal em que lhe vamos dar alguns conselhos para o seu cachorro voltar a ter o seu apetite normal.

As causas mais comuns

Um filhote de cachorro sem apetite, não quer dizer necessariamente que tem algum problema de saúde que precise de atenção médica. Alguns filhotes rejeitam a comida porque não gostam do sabor ou da textura, outros porque são mais exigentes ou porque podem estar sofrendo de ansiedade, por se habituar a novo membro da família ou casa. Nestes casos simples, varie o tipo de comida e tente manter as dinâmicas para o seu organismo estabilizar.

Para saber se o seu cachorro não gosta da comida ou é um pet complicado com seus gostos e, para fazer com que se interesse novamente pela comida experimente o seguinte: esqueça por um segundo a ração e tente dar-lhe um pouco de carne, como frango. Se ele correr para este tipo de comida e rejeitar a outra, é porque é um cachorro com um paladar exigente e, por isso terá que o tentar habituar à comida que lhe proporciona.

A anorexia canina

A anorexia em cachorros é muito diferente à doença que ocorre em humanos. A canina não é do tipo de transtorno alimentar no qual o cachorro se verá no espelho com excesso de sobrepeso e por isso irá se obrigar a não comer.

Nos cachorros a anorexia e a falta apetite total, deve-se a outros motivos. É importante consultar o veterinário para analisar todo o quadro porque também acontece o filhote não sofrer de anorexia, mas ter outro problema de saúde ou, simplesmente ser um cachorro exigente para comer. Preste atenção, pois o seu filhote de cachorro poderá não quer comer devido às seguintes causas:

  1. Ansiedade por separação ao se afastar da sua mãe.
  2. Mudanças no meio ambiente onde nasceu ou permaneceu por uns meses.
  3. O filhote pode estar passando pela troca de dentes.
  4. Efeitos secundários de vacinas recentes.

Se o seu filhote se recusar a comer por mais de dois dias, leve-o ao veterinário de imediato para descartar qualquer outra doença que lhe possa estar causando anorexia. A anorexia pode ser o sintoma de um problema de saúde maior como:

  • Infecções respiratórias
  • Insuficiência em algum órgão
  • Dor em alguma parte do corpo
  • Câncer

Doenças que limitam o seu apetite

Se o seu filhote não quer comer por nada deste mundo, pode ser que esteja sofrendo de alguma doença em que a falta de apetite faz parte do quadro de sintomas:

  1. Tratamentos veterinários nos quais lhe tenham sido prescrito medicamentos (efeitos colaterais) ou cirurgias que lhe causem muito mau-estar pós-operatório.
  2. Dor por alguma ferida ou golpe. O filhote pode deixar de comer com medo de se ferir mais na lesão. Lembre-se que é um bebê e, que relaciona uma coisa com a outra.
  3. Perda de apetite por parasitas. O seu filhote de cachorro pode ter uma infecção por parasitas ou os vermes de cachorro como a tênia, ancilostomíase, parasita do coração e tricuríase. A maioria dos filhotes nascem com lombrigas que podem causar diarreia, perda de peso e perda de apetite. Também pode sofrer de uma infestação de parasitas externa que o incomode. Eliminar as pulgas e carrapatos é fundamental.
  4. Problemas intestinais como a gastrite, o refluxo ou o desiquilíbrio hormonal, assim como a febre e as doenças orais, tiram a fome a qualquer filhote.
  5. Se o seu pet tem alguma doença renal, nas mucosas, nos olhos, no sistema digestivo ou na pele, o incômodo e o mau-estar vão fazê-lo deixar de comer.

Soluções para o ajudar a comer

  • Aqueça um pouco a ração seca no microondas, 15 segundos deverá ser suficiente. Isto pode liberar o cheiro e chamar sua atenção e, ao mesmo tempo, fazer com que a ração não esteja dura. Mantenha o seu nariz limpo para o cheiro da comida entrar melhor e possa estimular-lhe o apetite.
  • Adicione um pouco de água do caldo de vegetais, frango ou azeite de oliva à comida do seu cachorro. Isto irá suavizar os alimentos e tornar a mastigação mais fácil se se encontrar na fase de troca de dentes, pois pode ser que a ração seja dura demais para ele.
  • Dê-lhe algum suplemento vitamínico que contenham uma boa quantidade de ômega 3 para estimular seu apetite.
  • Foque-se na dieta ser da melhor qualidade possível. Varie nos tipos de alimentos: secos, úmidos, snacks e enlatados de diferentes sabores. Quando já comer melhor, mantenha com o tempo os mesmos grupos de alimentos.

Não se esqueça que os filhotes são animais muito sensíveis, pois encontram-se em período de desenvolvimento. A falta de água e alimento pode desidratá-los e enfraquecê-los com facilidade, conduzindo a doenças e inclusive a morte.

Se vir que está fraco, tente dar-lhe a comida com a mão para o ajudar e leve-o ao veterinário. Se nenhuma das opções anteriores funcionar e o seu filhote de cachorro continuar não querendo comer, é possível que tenha alguma doença, por isso leve-o ao veterinário o quanto antes.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu filhote de cachorro não quer comer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.