Cuidados extra

Pode dar gelo para cachorro se refrescar?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 15 janeiro 2024
Pode dar gelo para cachorro se refrescar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Assim como nós, os cães também sofrem com o calor. Nos meses mais quentes, ou mesmo com as últimas ondas de calor que têm afetado nosso país, os peludos também se sentem desconfortáveis com a alta temperatura. Além disso, devemos sempre lembrar que o cachorro não possui um sistema de troca de calor com o ambiente igual ao nosso, pois eles não transpiram pela pele. Os cães amenizam o calor pela respiração, por isso ficam ofegantes quando estão em locais mais quentes.

Ficar em ambientes mais frescos, com o uso de ar-condicionado, é uma boa opção para os cães, mas nem todos podem contar essa possibilidade. Então, como ajudar o peludo a se refrescar? Existem várias opções que vamos abordar neste artigo como PeritoAnimal, como banhos de mangueira, piscina, nadar em algum riacho, procurar uma sombra debaixo de uma árvore e até mesmo oferecer umas pedrinhas de gelo. O importante é evitar que o animal sofra com o calor. Aproveite as dicas e curta o verão com seu melhor amigo!

Também lhe pode interessar: Como aliviar o calor do cachorro - 10 dicas!

Índice

  1. Pode dar gelo para o cachorro refrescar?
  2. Como posso usar o gelo para cachorro se refrescar?
  3. Que cuidados devo ter ao dar gelo para cachorro se refrescar?
  4. Outras maneiras de refrescar o cachorro no calor

Pode dar gelo para o cachorro refrescar?

Sim! O gelo é uma boa opção para manter o cachorro entretido e para ele se refrescar também! Algumas pessoas poder ter receio de que o cachorro possa danificar os dentes ao morder gelo, mas isso é pouco provável. No entanto, deve-se ter o cuidado de não dar pedaços muito grandes de gelo para ele, pois os mais afoitos podem correr o risco de se engasgarem.

Manter o cachorro em um ambiente fresco e arejado também é muito importante, pois isso pode evitar a insolação e a consequente hipertermia. Mas o que é a hipertermia? Também conhecida como intermação, a hipertermia é uma doença emergencial, em que o corpo do animal produz mais calor do que é capaz de eliminar. Quando diagnosticada, normalmente a temperatura do cachorro está acima de 41 graus e medidas rápidas devem ser tomadas para a reversão, caso contrário, há grande risco de morte.

Animais que estão em locais fechados e com pouca ventilação estão expostos a elevadas temperaturas, sendo os mais acometidos os de grande porte e os braquiocefálicos (raças como o bulldog, pug, shih tzu). Os indivíduos mais susceptíveis à doença são os de pelagem longa, escura, espessa e com escore corporal elevado (mais gordinhos). A enfermidade possui fatores predisponentes, podendo ser listados: ambientes úmidos, estresse, exercícios intensos, obstrução de vias aéreas superiores e privação de água. Por isso a importância de manter o cachorro sempre com acesso à água e a lugares com sombra.

Como posso usar o gelo para cachorro se refrescar?

O gelo pode ser oferecido em pedrinhas pequenas, para que o cachorro fique brincando e lambendo. Outra opção é colocar algumas pedrinhas de gelo na água dele, deixando-a mais gelada e atraente. Isso vai estimulá-lo a beber mais água, o que será ótimo para o seu corpo na época do calor.

Um jeito interessante para dar gelo para o cachorro se refrescar é fazer pedrinhas geladas com sabores. Por exemplo, você pode fazer gelo saborizado utilizando caldo de carne ou até mesmo suco, caso o cachorro goste de sabores mais adocicados. Chás também são válidos, desde que pouco concentrados e sabidamente seguros para os cães.

A água de coco também costuma ser levada em consideração quando o assunto é bebida refrescante. Neste artigo do PeritoAnimal explicamos se Pode dar água de coco para cachorro?.

Que cuidados devo ter ao dar gelo para cachorro se refrescar?

O principal cuidado é não dar uma pedra de gelo muito grande, para que ele não se engasgue, caso tente engolir tudo de uma só vez. Forneça pedras de gelo pequenas, apenas para ele ficar lambendo e dar algumas mordidas, que derretam rapidamente na boca.

Agora, sobre os pontos de atenção com o calor, alguns cuidados devem ser tomados quando nos deparamos com dias muito quentes. Vasilhas com água fresca devem estar sempre disponíveis para os cães, assim como opções de lugares com sombra e mais ventilados, pois nem todos os cães possuem um sistema de troca de calor eficiente. Nesse ponto, podemos citar os cães braquicefálicos, mais suscetíveis à hipertermia corporal, ou seja, o aumento da temperatura do corpo, causando vários problemas e podendo levar o animal à morte.

Pode dar gelo para cachorro se refrescar? - Que cuidados devo ter ao dar gelo para cachorro se refrescar?

Outras maneiras de refrescar o cachorro no calor

Uma boa maneira de ajudar o seu cachorro a se refrescar no calor é colocá-lo para nadar, seja em uma piscina, lagoa, cachoeira, ou qualquer outro lugar que não tenha correnteza. Alguns cães possuem facilidade para nadar, outros nem tanto. E como sempre, ficar atento caso ele precise de alguma ajuda durante a brincadeira. O melhor é deixá-lo onde ele possa apoiar os pés quando não estiver nadando. Após a brincadeira na água, alguns cuidados devem ser tomados, como por exemplo, secar totalmente a pelagem e os ouvidos. Isso evitará que ocorra a proliferação de fungos e bactérias.

Banhos de mangueira também são uma boa opção para refrescar o cachorro. Da mesma maneira que o banho de piscina, precisa de cuidados com a secagem dos pelos e dos ouvidos. Passeios ao ar livre, em locais com muita sombra e árvores, são uma boa alternativa para os dias quentes. Mas não exagere nos exercícios! Procure fazer caminhadas leves, na sombra e sempre oferecendo água fresca para o cachorro. Verifique se a temperatura do chão não está excessivamente quente, para que não ocorram lesões de queimaduras nos coxins do cachorro (almofadas dos pés). Apesar de resistentes, os pés dos cachorros também sofrem com as altas temperaturas do asfalto. Faça um teste com o seu próprio pé: se estiver muito quente para você, também estará para o seu amigo peludo.

Em todas as ocasiões citadas neste texto, use sempre o bom senso. Se o ambiente estiver desconfortável para você, provavelmente estará para o seu cachorro também. Então, evite lugares muito quentes e abafados, assim como mal ventilados. Além disso, evite aglomerações, pois a transmissão de doenças pode ser grande nessas situações. De resto, aproveite o calor com muita água fresca, gelos para brincar e carinhos!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar gelo para cachorro se refrescar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Sousa, L.O. et al. Hipertermia em cães. XII Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice. Disponível em https://fave.univertix.net/wp-content/uploads/2019/11/R62-HIPERTERMIA-EM-C%C3%83ES.pdf. Acesso em 22/12/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pode dar gelo para cachorro se refrescar?