Pode dar melatonina para cachorro?
Ver fichas de Cachorros
Todos sabemos que uma boa noite de sono é muito importante para acordar disposto no dia seguinte. E essa regra também serve para os animais, exceto aqueles de hábitos noturnos. Uma noite de sono adequada deixa o cachorro mais feliz e ativo no dia seguinte, disposto a brincar por mais tempo.
Um produto muito utilizado pelos tutores para melhorar as noites de sono dos cães é a melatonina, que ajuda os peludinhos em casos de insônia e ansiedade. Mas não é só nisso que a melatonina age, sendo responsável também pela modulação do sistema imune e até mesmo pela eliminação de radicais livres. Essa substância tão importante é um hormônio produzido pelo corpo, podendo ser suplementada em casos de necessidade, tanto em pessoas como em cachorros.
Se você se interessou pelo assunto e quer ficar bem informado e saber se pode dar melatonina para cachorro, aproveite este artigo do PeritoAnimal.
Pode dar melatonina para cachorro?
Sim! Os cachorros podem tomar melatonina, mas sempre com a orientação do médico veterinário. A dose pode variar de acordo com a necessidade do animal, podendo ainda ser associada com outras substâncias. Nunca se esqueça: medicar seu pet sem a orientação do profissional pode ser muito perigoso para ele!
A melatonina vem ganhando espaço no tratamento e controle da ansiedade de separação em cães, que acontece quando o tutor precisa sair de casa e não pode levar seu pet junto. Alguns cães já começam a ficar ansiosos no momento em que percebem que o tutor está se arrumando para sair. Choros, gritos e latidos começam a ficar muito intensos, tornando-se um problema principalmente para os animais que moram em apartamentos. E é nessa hora que a melatonina pode ser uma aliada!
Para que serve a melatonina para cachorro?
A melatonina é utilizada para várias doenças e distúrbios nos cachorros, não só para regular o sono. Falaremos sobre alguns usos desse hormônio em animais:
- Oftalmologia: a melatonina também pode atuar no tratamento da catarata em cães, enfermidade capaz de causar cegueira, e pode surgir nos animais de acordo com a idade, raça e como doença secundária, por exemplo, em cães que já possuem diabetes mellitus. O uso da melatonina pode reduzir as complicações após a cirurgia de catarata nos cachorros, mas seu mecanismo de ação ainda não está elucidado.
- Anestesias: o uso da melatonina pode reduzir a dose de alguns anestésicos, tornando a anestesia mais segura e deixando o procedimento de intubação endotraqueal com maiores chances de sucesso.
- Oncologia: está sendo estudado um possível efeito benéfico da melatonina no tratamento de tumores mamários em cadelas, com efeitos antiproliferativos, auxiliando na retirada de radicais livres e realizando ações mieleoprotetoras.
- Neurologia: a melatonina pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de epilepsias, pois atua em receptores GABA, elevando o limiar para convulsões e aumentando a eficácia de medicamentos utilizados nessa doença.
- Dermatologia: alguns animais podem se beneficiar do uso da melatonina para diminuir a queda de pelos e ter um aumento na velocidade do crescimento capilar.
Contra indicações da melatonina para cachorro
Assim como nas pessoas, a melatonina pode causar sonolência nos cachorros. Neste caso, deixe o animal mais quieto para que ele aproveite essa calmaria e dê uma cochilada. Outros efeitos adversos que podem surgir com o uso desse hormônio são vômitos e diarreia. Esses sintomas tendem a diminuir com a adaptação do animal à medicação. Mas lembre-se de sempre procurar a orientação de um profissional quando for administrar qualquer medicamento no seu amigo peludo.
Outros remédios naturais para cachorro com disturbio do sono
Duas famosas ervas podem ser utilizadas para acalmar o cachorro, como a valeriana e a camomila, que podem ser encontradas em forma de chá ou em comprimidos, ajudando o pet a ter uma noite de sono mais tranquila. Alguns cães se sentem mais calmos com o uso de florais, podendo ser utilizadas essas opções:
- Aspen: utilizada para cães com sono inquieto, agitado, animais com temperamento medroso.
- RockRose: utilizado para animais que sentem muito medo, ajudando a tranquilizar o sono.
- Mimulus: usado para diminuir a ansiedade e medos de causas desconhecidas. Ajudam o cachorro que sente medo de escuro, de barulhos e de ficar sozinho em casa.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar melatonina para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.
- Mondes, P.H.L, Tamura, E.K. Melatonina em Animais de Companhia: uma Revisão de Literatura. Ensaios e Ciência, v.25, n5-esp, 2021, p.671-681. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/20+-+Melatonina+em+Animais+-.pdf. Acesso em 09/09/2024.
- Ferreira, R.F.D. Efeitos da reposição terapêutica central de melatonina em animais pinealectomizados – implicações no comportamento alimentar e peso corporal. Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-02062015-151552/publico/RosanaFatimaDantasFerreira_Doutorado_P.pdf. Acesso em 09/09/2024.